Mensagem escrita em um caderno sobre a mesa:

Se você é assim como eu, uma pessoa de atitude que busca resultados para ontem, sabe que não pode perder tempo com modismos e gurus que prometem o mundo em troca do seu dinheiro. Ao invés disso, concentre-se em coisas SIMPLES e realistas que podem nos levar à realização dos nossos sonhos e objetivos. Então, continue lendo para descobrir mais sobre o que é e como o Mapa dos Sonhos vai ajudar você a alcançar aquilo que deseja!

Uma dessas coisas simples é a técnica de visualização, que consiste em visualizar o que você deseja realizar. Essa técnica se popularizou com o livro “O segredo”, escrito por Rhonda Byrne em 2006, que é também um filme documentário. Resumindo, a obra fala da lei da atração e afirma que o pensamento positivo pode levar a pessoa a criar a realidade que ela almeja.

Antes que você perca a paciência e diga que não adianta nada só visualizar sem agir, só tenho uma coisa para te dizer: VOCÊ ESTÁ CERTO! É isso mesmo, só pensar positivo e criar a realidade ideal na sua cabeça não gera os resultados esperados, mas já é melhor do que continuar não fazendo nada e pensando negativo, não acha?

Só pensar positivo não funciona, é preciso agir!

Vamos pegar o exemplo de um atleta. Se ele não treina, ele não ganha, mas se ele soma uma intenção forte aos treinos, as chances de ele ganhar aumentam. Dessa forma, ele comunica a informação do consciente para o subconsciente, o seu desejo, o que ele quer alcançar. Quem realiza a genialidade das coisas é o subconsciente, é ele que tem acesso a diferentes informações, algumas até inconscientes, portanto, ele facilitará o impulsionamento para o resultado que ele deseja.

Nunca me esqueço do caso de um patinador brasileiro que, na entrevista logo após fazer história ganhando o ouro nos Jogos Mundiais de 2013, afirmou que imprimiu a medalha e olhava para aquele papel todos os dias até levar a original para casa. Com certeza, ele não parou de treinar, mas foi além e adicionou uma chance extra para chegar lá.

Leia também O Poder do Mindset

letreiro sobre a grama: "DREAM". Sonhe grande e persiga seus sonhos

O Mapa dos Sonhos: uma ferramentar para alcançar o que você deseja

Na mesma linha da lei da atração, o mapa dos sonhos existe como uma ferramenta para visualizar os seus objetivos. Venho utilizando muito para mim e para meus mentorandos e posso dizer que faz toda a diferença na motivação diária.

Como Criar um Mapa dos Sonhos

Seguem algumas dicas para criar o seu próprio mapa dos sonhos.

Dica 1. Escolha suas ferramentas

O mapa dos sonhos pode ser feito com o que você tem em casa ou no escritório: cartolina, canetinhas, recortes de revistas ou jornais, fotos impressas.

Além disso, ele pode ser criado no computador com o programa que for mais familiar pra você. Eu, por exemplo, fiz o meu mapa em papel e também no computador com a ajuda do Canva que me permite inserir fotos, textos e outros detalhes bem lindos, do jeito que eu gosto.

O mais importante é que ele seja feito por você e acessado sempre que possível.

escolha fotografias para criar o mapa dos sonhos

Dica 2. Deixe seu mapa em um lugar visível

Nem que seja no computador, o importante é que seja fácil de enxergá-lo e editá-lo. Por outro lado, não adianta criar o seu mapa dos sonhos e escondê-lo de você mesmo. Combinado? Use e abuse dele, são seus sonhos que estão ali. Quer coisa mais linda de se ver todos os dias?

mulher pintando seu mapa dos sonhos em casa

Dica 3. Visualize e sinta o seu mapa dos sonhos

Pelo menos uma vez por dia, pare para observar o seu mapa. Imagine as coisas acontecendo e tente sentir o máximo que conseguir durante o processo. Use essas perguntas para facilitar a visualização:

  1. Qual seria a sensação de realizar aquele sonho?
  2. Como você estaria vestido?
  3. Com quem estaria ao lado?

Quanto mais detalhes você imaginar, melhor!

No livro “As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evitá-las”, os autores Dr. Arthur Freeman e Rose DeWolf abordam essa questão e explicam como esse processo pensamento – emoção – ação acontece na prática:

“As situações podem ser as mais variadas possíveis, mas a questão é a mesma: cada pensamento produz uma emoção diferente. Não importa se aquilo que você tem diante de si é algo que afeta o seu trabalho, suas relações pessoais, sua sensação de segurança, seu amor-próprio ou sua aparência: é o que você pensa acerca daquela situação que determina, em grande parte, se você vai sentir algo a respeito e o que você fará. E não faz diferença se o acontecimento ou conversa que deflagra as suas ideias de raiva, vergonha, desilusão ou tristeza passou-se um minuto ou uma vida inteira atrás – são seus pensamentos imediatos que determinam como você se sente, e os sentimentos, por sua vez, vão moldar o seu comportamento.”

mensagem no caderno: "everyday is a fresh start"

Dica 4. Dê prazo para cada sonho

Sonhos e objetivos sem prazo dificilmente entram no plano da realidade. Você não quer isso, quer? Então, em cada sonho do seu mapa, insira uma data para ser o seu norte e guiar as suas ações em torno dele. Dessa forma, o compromisso fica mais forte e o sonho deixa de ser somente sonho.

Importante: encare esses prazos com uma certa flexibilidade, caso contrário, a frustração pode te pegar desprevenido. Se necessário, ajuste a rota sem culpas.

Dica 5. Não deixe que ninguém julgue o seu mapa dos sonhos

Isso é bem importante: não dê liberdade a ninguém para julgar e opinar sobre o seu mapa dos sonhos, certo? Primeiro porque se a pessoa disser que aquele sonho é impossível ou que aquele prazo é uma ilusão, você pode acreditar nela, mesmo que só no seu inconsciente.

Em segundo lugar, só você pode saber o que você quer realizar, quais são seus sonhos mais especiais e o que vai te fazer feliz se você realizá-los. Por isso mesmo que o mapa dos sonhos é pessoal e intransferível, apesar de que nada impede de você fazer outro junto com a sua família ou amigos. Mas o seu é só seu. Estamos combinados?

Faça seu Mapa dos Sonhos agora mesmo.

Para finalizar, peço que, após ter lido este artigo, você não pare aqui. Faça seu mapa dos sonhos e, se tiver alguma dúvida, me chama que eu te ajudo. É quase um pecado desperdiçar essa chance de realizar seus sonhos, não acha? Vai por mim, visualizar o que você deseja dá certo!

Boa sorte e conta comigo!

Fonte: Livro “As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evitá-las” – Dr. Arthur Freeman e Rose DeWolf – Editora Guarda-chuva – 1992.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here