É natural que produtividade seja um dos temas mais buscados pelos profissionais que desejam ter sucesso. Por meio dela, conseguimos otimizar a nossa capacidade de trabalho, entregar mais no tempo que temos e fazer tudo o que precisamos para ter uma vida equilibrada. Porém, quando falamos em rotina para produtividade, rotina de trabalho e rotina da manhã, encontramos milhares de pessoas e conteúdos relacionados ao assunto, não é verdade? Uma série de fórmulas, gurus, milagres, métodos, tudo o que na teoria pode ajudar, mas que na prática pode deixar você ainda mais confuso e distante da tão sonhada produtividade. 

Isso porque essa teoria toda nem sempre se encaixa no seu caso, em como funciona na sua casa, no seu trabalho, enfim, não é sobre você, é sobre os milhares de outros. Aí, obviamente, não funciona. Portanto, quando ao estudar meios de ter uma rotina produtiva, você precisa filtrar bem o conteúdo e buscar aspectos que possam ser colocados em prática na sua vida, que agreguem na sua rotina. Mas que agreguem mesmo! Caso contrário, nem perca seu tempo. Aliás, tempo é o recurso mais caro que você possui na vida, e a sua gestão é a chave para a produtividade.

Por isso, quero provocar você a enxergar as dicas que trago hoje de uma forma totalmente egoísta, focando no que serve e funciona para você e não para os outros. Preparado? Então, vamos começar.

1. Seja feliz 

É bem mais difícil ter uma rotina produtiva se você não gosta do que você precisa fazer, concorda comigo? Eu sei que existem muitas realidades em que a felicidade não se faz presente e lamento muito por isso. De verdade. Se esse é o seu caso, procure atividades prazerosas dentro das suas obrigações diárias e vá trabalhando no seu plano, nem que seja um pouquinho por dia. 

Construa momentos felizes, sozinho, com sua equipe, com sua família, amigos. Não economize sorrisos, risadas, conversas, piadas, boas lembranças. Isso tudo pode sim fazer parte da sua rotina produtiva, até porque a felicidade contribui diretamente para a produtividade. Afinal, o que você acha que dá mais resultados, trabalhar infeliz ou trabalhar feliz? Viver feliz ou viver infeliz?

2. Tenha uma agenda realista

Não adianta baixar o modelo de agenda ou planner daquele famoso se ele não combina com a vida que você leva. Cada aba, linha ou coluna deve ser customizada para que a sua agenda seja funcional e prática e que ajude você na sua rotina, a se lembrar dos compromissos, das suas metas e dos seus sonhos. 

Outra coisa importante, não assuma compromissos que não são seus. A sua produtividade depende do que você faz por ela, ou seja, das suas atitudes rotineiras, mas depende principalmente dos seus objetivos, de onde você quer chegar. Então, por mais que você admire alguém e siga essa pessoa na internet, não tente imitar a rotina dessa pessoa porque são realidades e momentos diferentes. E cada momento exige atitudes, comportamentos e mindset específicos. Portanto, foque nos seus objetivos e na sua agenda realista. Produza conforme suas condições no momento, se comprometa com o que você pode entregar hoje e nunca perca de vista seus sonhos maiores. 

Você pode gostar de ler também: A importância da rotina para a sua produtividade.

3. Não esqueça que antes de tudo você é um corpo

Somos, antes de tudo, um corpo que precisa ser bem nutrido e bem cuidado para que possamos ser profissionais acima da média. Se você fizer como muita gente faz e cuidar de si mesmo somente quando der tempo, lamento, mas você dificilmente vai conseguir ter e manter a sua produtividade e o seu sucesso. 

Por exemplo, eu e meu marido não temos todo o tempo do mundo, mas sempre priorizamos uma parte do nosso tempo para fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada. É uma questão de decisão e depois de prioridade. Priorize a sua saúde sempre.

4. Crie o seu próprio manual de rotina produtiva

A essa altura da sua vida, você provavelmente deve ter lido e ouvido muitas dicas sobre como ter uma rotina produtiva, não é verdade? E aí, o que você já fez que deu certo? O que combinou com a sua rotina, com o seu jeito de ser e de viver?

Portanto, pegue tudo o que já deu certo para você e crie o seu próprio manual da rotina produtiva. Com os seus desafios e soluções, com as suas observações, com todas essas coisas particulares que você não vai encontrar em nenhum curso ou planilha. 

Leia também: Como fazer a gestão do tempo e ter real produtividade.

5. Renda-se às ferramentas

Até quando você vai ser o teimoso ou a teimosa que não quer saber de ferramentas e de tecnologia? Sei que no início pode parecer difícil de aprender, mas, se você tiver a coragem e a humildade de se abrir para o aprendizado, você vai se surpreender com a praticidade e com o aumento da produtividade na sua vida. 

Existem inúmeras ferramentas de produtividade que podem ajudar você na sua rotina. Pesquise conforme a sua área de atuação e suas necessidades e renda-se a elas o quanto antes. 

E aí, o que achou das 5 dicas para ter uma rotina produtiva? 

Fez sentido para você? Conta comigo se precisar de ajuda, combinado?

No meu canal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here