Young man at home

Até aqui, você fez escolhas, tomou decisões e agiu conforme a bagagem que você tinha em mãos, nem mais nem menos. Essa bagagem inclui muita coisa: suas crenças adquiridas desde a infância, suas conquistas, suas quedas, seus hábitos, seus aprendizados que muitas vezes você já chamou de erros suas relações, atitudes e como elas impactam seu futuro e na forma com que você vê a vida e a si mesmo. 

É por tudo isso que você fez o que fez até agora. Eu poderia escolher uma frase de impacto como “Mas o que importa é o seu presente e o seu futuro”, ou “O que vale é daqui para frente”, mas não posso simplificar as coisas dessa forma. Seria irresponsabilidade da minha parte. 

Sabe por quê? Pelo fato de que o seu passado guarda informações importantíssimas para o seu futuro. Em outras palavras, você precisa ter consciência da sua trajetória, das suas escolhas e atitudes para mudar as coisas daqui para frente, se for isso o que você deseja.

Não estou dizendo para você viver do passado, remoer mágoas ou coisas do tipo. Mas não é esquecendo o que já viveu que você vai mudar o futuro, pelo contrário, é tomando consciência que você vai virar a chave. Se você não souber o porquê de as coisas estarem como estão, você continuará seguindo no piloto automático da sua vida.

Vamos virar essa chave? Então, continua comigo.

DE QUE FORMA AS ATITUDES DO PASSADO IMPACTAM O SEU FUTURO

Mesmo que você diga que já superou o seu passado, seja ele qual for, ele te segue a todo momento. As atitudes já tomadas impactam sim no seu presente e no seu futuro porque elas moldam os seus pensamentos e comportamentos. Vou dar alguns exemplos de como isso acontece.

  • A maneira com que você reage aos acontecimentos

Tem a ver com as atitudes que você teve no passado e com a forma com a qual você reagiu ao que te aconteceu. Portanto, reflita sobre essas reações, como você reage e sempre reagiu aos principais acontecimentos da sua vida, sejam bons ou ruins. Como você fica quando alguém te critica ou te elogia? O que você faz diante dos desafios e problemas? E diante de conquistas? Pense sobre isso e também sobre como você gostaria de ter reagido ou reagir daqui para frente. 

  • A imagem que você tem de si mesmo

Também está relacionada às suas atitudes até aqui. Qual sempre foi a sua postura diante das coisas que falam sobre você? E sobre suas quedas e conquistas? Não costumamos pensar sobre isso, mas é importante sabermos os principais acontecimentos que ajudaram a definir a imagem que temos de nós mesmos. Se essa imagem é negativa, você convive com problemas sérios, principalmente em relação a sua autoestima e confiança. Preste atenção nesse ponto de hoje em diante, combinado?

  • A forma com a qual você encara a vida

Você já deve ter escutado que todo mundo precisa estar de bem com a vida, olhar as coisas com positividade e alegria. Porém, nem sempre isso é possível, sobretudo se as atitudes do passado são uma sombra para você. 

Se você se julga e se culpa o tempo todo, se você guarda mágoas e arrependimentos, se você sempre encarou a vida de uma forma negativa, como um peso a carregar. Isso tudo define boa parte da sua vida hoje. E, para mudar, você precisa antes de tudo tomar consciência disso e depois decidir ver as coisas por um outro ângulo. Depende de você.

  • Os seus sonhos e planos

Se você sempre olhou para os sonhos e planos como se fossem algo impossível de realizar ou se as pessoas a sua volta te convenceram a desistir deles, você hoje provavelmente nem mesmo tem um para chamar de seu. Acertei? Isso acontece muito, infelizmente. 

Mas você pode olhar bem aí dentro, para o que faz brilhar o olho e a alma, e se reencontrar com seus sonhos. Sempre é tempo, mas requer autoconhecimento e esse olhar mais profundo para os seus sentimentos e sua trajetória. Vamos lá?

O QUE FAZER PARA VIRAR A CHAVE E DESTRAVAR

No meu livro (LINK), falo bastante sobre como retomar as rédeas da sua vida, independentemente de como foi o seu passado, e criar uma realidade com tudo o que você sempre quis. Qualidade de vida, saúde, amor, carreira, dinheiro e sonhos realizados. Tudo isso é possível de se viver, mas exige foco, disciplina e planejamento. Se eu consegui, você também consegue. Seguem algumas dicas para virar a chave e destravar a sua vida:

  • Roadmap

O roadmap é uma linha do tempo da sua vida. O objetivo é olhar para seu passado e enxergar o quanto de todas as suas experiências mais marcantes estão contribuindo para você construir o futuro que deseja. 

Em uma folha grande ou no computador, coloque os principais acontecimentos da sua jornada e o ano correspondente. Comece com o seu nascimento e vá preenchendo conforme for lembrando.

Em relação aos principais acontecimentos, me refiro não somente aos grandes eventos, como casamento, formatura, viagens e grandes conquistas. Insira os desafios, os problemas, as mudanças, os erros, os cursos que fez, as perdas, as decepções, os passos profissionais, enfim, tudo o que marcou a sua trajetória de alguma forma.

Na etapa seguinte, reflita sobre os pensamentos e sentimentos que vêm à sua cabeça em cada um desses acontecimentos e de forma geral em todo o quadro. 

Comecei a propor este exercício para as minhas turmas de mentoria e presenciei grandes insights. Isso porque, quando você visualiza a sua vida dessa forma, você tem a oportunidade de descobrir como você enxerga a sua caminhada, os passos que deu até aqui. 

  • Transformar aprendizados em manual, não em culpas

Os aprendizados que veem das nossas experiências servem para criamos um manual, mesmo sabendo que cada situação é diferente da outra e exige atitudes também diferentes. Entretanto, muita gente usa esses aprendizados como ferramenta para sentir culpa e se punir de alguma forma, porque essas pessoas não os enxergam como ensinamentos, mas sim, como erros.

E como eu já disse algumas vezes, os outros podem até sentir pena de você no início, mas depois é cada um por si, ou seja, você vai ter que encarar e agir em prol de si mesmo. 

Então, pegue todos esses aprendizados de vida e use-os a seu favor, transforme em uma espécie de manual para se sentir mais seguro e forte para os próximos passos. O que já deu certo, o que não deu, as atitudes com as quais você se sente bem e que te elevam, as atitudes que minam a sua vida, as situações que baixam o seu autocontrole, enfim, investigue e crie o seu próprio manual.   

  • Mudar os hábitos que você não quer mais ter

Olha, não vou mentir que deixar de lado hábitos nocivos e criar outros saudáveis e positivos seja uma tarefa fácil, mas é o único jeito de mudar, seja de atitudes, de peso, de resultados no trabalho ou qualquer outra coisa que se deseja. Raramente existem resultados rápidos, o que existe e o que faz toda a diferença em qualquer processo de mudança são as atitudes. Essas sim determinam tudo! 

Portanto, se você não gosta de algum aspecto da sua vida hoje, se proponha a mudar de hábitos. E lembre-se que pensamentos também são hábitos. Cuidado com eles. 

Leia também: HÁBITOS QUE ATRAPALHAM

  • Mapa dos sonhos

Por fim, trago novamente o mapa dos sonhos como uma ferramenta para visualizar os seus objetivos. Ele torna mais palpável os seus sonhos e planos e traz mais motivação para seguir cada um deles diariamente.

Faça do seu jeito, o importante é ter a sua cara e os seus sonhos. Use recortes, colagens, desenhos, palavras, texturas e tudo o que sua imaginação quiser para criar a imagem dos seus sonhos. Tenha ele sempre por perto para não se esquecer de realizar tim-tim por tim-tim. 

Agora que você se deu conta de como as atitudes do passado impactam o seu futuro, é a agir para construir o presente e o futuro que você quer e merece. Vamos juntos?

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here