Comodismo, a meu ver, é não sair do lugar ou se acostumar com a vida como ela é. Mas, ao contrário do que se pode pensar ou julgar, estar acomodado não significa que a pessoa é preguiçosa ou avessa a mudanças. Como sempre digo, primeiro baixe o julgamento e se abra para a realidade. Então se você deseja crescer profissionalmente, terá que fugir do comodismo.

Os motivos da acomodação podem ser dos mais variados, como compromissos financeiros que fazem com que a pessoa vá ficando no emprego atual mesmo sem gostar; falta de confiança de que é possível ir além, o que geralmente é consequência da ausência de autoconhecimento; desmotivação com o cargo ou a função atual, e aqui as causas podem ser inúmeras; entre tantos outros que dependem de cada um.  

Agora que quebramos alguns paradigmas em relação ao comodismo, vamos nos aprofundar mais sobre o assunto e descobrir os estragos que ele pode fazer na sua vida e como fugir dele para crescer na sua carreira. 

O que o comodismo pode fazer com a sua carreira:

Ele causa apatia, falta de ânimo e vontade de dar o seu melhor todos os dias. Quando ele se instala na sua vida, você vai levando como se não tivesse outras escolhas ou outros caminhos a seguir. A sensação é de cansaço físico e mental, esgotamento e o perigoso “tanto faz”. Você já não se importa com os feedbacks, com os obstáculos e com as conquistas. 

E não pense que o comodismo na carreira não respinga na vida pessoal. Sempre acreditei que se você não está bem no trabalho que desempenha, é quase automático que você leve esse sentimento para a sua casa, família e amigos. Dessa forma, você vai construindo uma vida limitada e desgastada, muitas vezes sem ter consciência disso.

Como tenho certeza de que você não quer continuar no comodismo e deseja crescer na sua carreira, siga estes passos simples que estou compartilhando com você agora para fugir do comodismo e crescer profissionalmente.

Leia também: Mente alienada x mente focada – como mudar seu mindset

Como fugir do comodismo e crescer profissionalmente.

Tome consciência – O primeiro passo é tomar consciência da sua situação, ou seja, identificar que você está acomodado de alguma forma. Somente dessa forma você pode começar a agir no sentido contrário. 

 

Autoconhecimento para ontem – Para tomar consciência do comodismo instalado, é fundamental iniciar o processo de autoconhecimento. Se enxergar profundamente, avaliar seu descontentamento, suas atitudes diante da sua vida e preparar a sua mente para partir para a ação.

 

Invista no seu desenvolvimento constante – Não é de hoje que insisto que a melhor maneira de evoluirmos na carreira é investir em novos conhecimentos, expandir a mente e nos propormos a melhorarmos constantemente. Para isso, coloque o estudo na sua rotina de trabalho, não apenas quando der tempo. É o conceito de Life long learning, que significa aprendizado sem fim. 

 

Tenha um plano de carreira e siga-o – Ter um plano que baseie suas decisões é fundamental para crescer na carreira, em qualquer área de atuação, seja você um empresário, empreendedor ou colaborador em uma empresa. Tenha um plano de 1 ano e de 5 anos e acompanhe-os constantemente. Atualize-os sempre que necessário. A ideia é ser flexível sem perder o norte e o foco nos seus sonhos a realizar.

 

Leia também: Plano de carreira: alinhando metas às oportunidades

 

Além de aceitar, crie desafios – Para fugir do comodismo, aceitar novos desafios é um ótimo exercício. No início, pode doer, mas depois você se acostuma, afinal, os ganhos são muito maiores do que os “riscos”. Não estou dizendo que você deva aceitar qualquer coisa que o faça mudar. Avalie sempre os prós e contras, reflita e aceite os desafios que você enxergar como impulsionadores, com os quais você poderá aprender, se aprimorar e dar um ou vários passos à frente na sua carreira. 

Muitas pessoas ficam esperando as oportunidades caírem no céu. Uma promoção maravilhosa, um aumento no salário ou no pró-labore, um investimento digno dos sonhos mais altos. Enfim, tudo isso é maravilhoso, mas geralmente não são surpresas que surgem do nada. Vá atrás das oportunidades e desafios que você almeja, plante, nem que seja, uma sementinha por dia, e construa o caminho que você sonha trilhar. 

 

Nutra seu networking – Se faça presente na vida das pessoas que você considera importantes para a sua carreira. Não tenha medo das suas inspirações, faça contato com os profissionais que você admira, esteja perto, crie vínculos. Portanto, vá a eventos do seu setor, fique ligado no que está acontecendo à sua volta. Ajude antes de pedir ajuda. Isso é muito importante. Dessa forma, você nutre seu networking de uma forma verdadeira e saudável, no qual todos sempre ganham de alguma maneira.

 

Então, preparado para fugir do comodismo e crescer na sua carreira?

Você merece essa atitude e ninguém pode fazer isso por você. Dê o primeiro passo e conta comigo para os próximos!

Está precisando DESTRAVAR sua mente? Então INSCREVA-SE JÁ na imersão DIA D que ocorrerá no dia 23 de outubro, das 9h ÀS 15h | Um evento transformador AO VIVO E ONLINE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here