gratidão

Há algum tempo, a gratidão entrou para a lista de palavras da moda e está na boca de muitas pessoas que enxergam os benefícios que ela pode trazer. Saber ser grato por todas as coisas que estão acontecendo com você é o ponto chave para concretizar sua jornada rumo a uma riqueza integral e verdadeira.

Muitas vezes, focamos tanto nos sonhos maiores e no que ainda não realizamos, que esquecemos de agradecer por tudo aquilo que já conquistamos, que já temos e que faz parte das nossas vidas neste momento. 

Quanto aos benefícios, eles só se concretizam se, além de estar na boca, a gratidão for praticada no dia a dia.

Caso contrário, é como se estivéssemos presenciando aquela cena dos pais dizendo para o filho depois que ganhou um presente: “como se fala?”

A gratidão não é uma obrigação, é antes de tudo um sentimento. Ele deve ser genuíno e natural, mas, para isso, é preciso encará-lo como um exercício, principalmente se você não está acostumado a praticá-lo.

Assista meu vídeo A GRATIDÃO que transforma

O meu objetivo com este artigo é mostrar para você a gratidão possível, com exercícios simples de inserir no dia a dia. Confira!

Benefícios da gratidão:

Segundo Pedro Calabrez — pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e professor na área de neurociências —, a gratidão virou uma palavra banalizada, assim como “felicidade”— que se “vende” como produto — e “tudo bem?” — que perguntamos de forma automática muitas vezes sem a real vontade de saber a resposta. 

Calabrez, no vídeo Gratidão e o Cérebro publicado no seu canal do Youtube NeuroVox, diz que gratidão é ao mesmo tempo uma emoção, um sentimento, uma consciência racional, um comportamento, ou seja, uma maneira de agir. Envolve um reconhecimento de valor das coisas da nossa vida. 

Para quem pratica, a gratidão pode trazer uma série de benefícios:

  • Sentimento de empatia, olhar para o próximo e se colocar no lugar dele;
  • Sensação de tranquilidade e relaxamento, o que melhora a qualidade do sono e o sistema imunológico; 
  • Menos estresse;
  • Maior controle das emoções, tanto positivas quanto negativas;
  • Aumento da motivação e do prazer; 
  • Maior disposição para atividades físicas; 
  • Sensação de bem-estar e satisfação com a vida. 

Ao praticar a gratidão, você envia ao universo um comando extraordinário que firmará sua condição e continuidade do resultado das suas ações. Quanto mais abundância você desejar e agradecer, mais ela chegará até você. 

Leia também: O poder da reciprocidade em sua vida

Exercícios de gratidão:

  • Reconheça suas evoluções e retornos positivos. Seja grato pelas pequenas coisas, por aquilo que você possui e pelo que ainda vai conquistar. Tenha sempre pequenas recompensas para si mesmo, para comemorar;
  • Sorria mais. Sorrisos atraem outros sorrisos, além de sentimentos positivos;
  • Enxergue o lado bom de todas as situações, mesmo das mais desafiadoras;
  • Esteja perto de pessoas positivas, que são gratas pela vida, antes de tudo;
  • Diariamente, faça o seguinte exercício:
Pelo que sou grato hoje?

Agradeço por tudo o que ainda vou conquistar:

 

Assista também A verdadeira GRATIDÃO

Agradeça sempre! Brinde para celebrar suas conquistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here