Para alavancar o seu negócio com produtividade, essa palavra poderosa deve ser praticada em todas as esferas. Você deve ser produtivo, ter uma rotina produtiva, sua equipe precisa ser produtiva, sua empresa deve trabalhar com produtividade, ou seja, tudo em sintonia e no mesmo ritmo. Caso contrário, ocorrem atritos, cobranças, diferenças, o que automaticamente compromete os resultados do seu negócio.

Por isso, não adianta você, como líder, fazer vários cursos ou assistir a palestras sobre produtividade, gestão do tempo e aprender a administrar a sua rotina da melhor forma possível, se você não passar esses aprendizados para a sua equipe e até para a sua família. 

Para você entender o que precisa para alavancar o seu negócio com produtividade, elaborei algumas dicas imperdíveis. Confira! 

1. Invista em treinamentos sobre produtividade para sua equipe

Este é o primeiro passo para que todos sigam na mesma sintonia e com o mesmo objetivo em mente. No papel de líder, não espere que cada um vá buscar meios de ser mais produtivo. Tome você a atitude e colabore para a melhor gestão do tempo de sua equipe. 

Ofereça treinamentos constantes, compartilhe conteúdo sobre o tema, propicie ferramentas que tornem a rotina de todos mais produtiva. Dê o primeiro passo e todos os outros que forem necessários. Como dizem os italianos, “tocca a te”.

Leia também: Por que sua equipe não entrega os resultados que você deseja. 

2. Não fique só na teoria

A produtividade acontece na prática, antes de tudo, nas suas atitudes do dia a dia. Sendo assim, faça reuniões objetivas, foque nas atividades que geram maior retorno e resultados, não perca tempo com distrações como WhatsApp, redes sociais e outras. Além disso, pratique exercícios, cuide da sua saúde e bem estar. Ou você acha que isso não colabora para a produtividade? 

Coloque em prática tudo o que você aprendeu até aqui sobre gerenciamento de tempo e produtividade. Tenho certeza de que você já sabe muita coisa sobre o tema, acertei? Não se esqueça que você arrasta pelo exemplo e não somente pelo que você diz. Inspire as pessoas a serem produtivas.

3. Reconheça e ataque seus gaps

Você precisa saber urgentemente onde você e sua equipe estão perdendo produtividade. Onde o tempo está sendo mal aproveitado? Navegando na Internet, lendo e-mails, conferindo o Instagram, enviando mensagens de WhatsApp, em ligações intermináveis, fazendo tarefas domésticas (se você trabalha em home office)? 

Esse passo de saber quais são os gaps de produtividade possibilita que você ataque cada um deles e os solucione de uma vez por todas.

4. Antes de querer impressionar, faça bem o básico

Este item tem a ver principalmente com seus clientes. Antes de querer impressioná-los com uma superprodutividade, por exemplo, com  entregas muito antes do prazo, faça o básico. Seja pontual, cumpra com sua palavra, com o que você prometeu lá naquele anúncio ou naquele atendimento, preste um ótimo atendimento, enfim, essas coisas básicas que nem todo mundo faz. 

Em um segundo momento, quando esse básico já estiver sob controle, impressione com o extraordinário. Proporcione aos seus clientes as melhores experiências possíveis em cada ponto de contato com ele. E lembre-se, antes dos seus clientes, dê isso à sua equipe.

5. Fale com quem já chegou lá

Lá aonde, você pode estar se perguntando. Lá aonde você quer chegar, com uma rotina e um trabalho produtivo. Converse com as pessoas, afinal, muita gente está ou já esteve no mesmo barco que você. Tire dúvidas, pergunte, troque ideias, é sempre enriquecedor. 

As próximas dicas são mais focadas na rotina produtiva. Continue comigo!

6. Comece o dia com as tarefas mais importantes

É comum chegarmos no trabalho e abrirmos os e-mails e mensagens, não é? Aí, ficamos um tempão nessa tarefa que não resolve muita coisa porque os e-mails são infinitos, pelo menos essa é a sensação muitas vezes. Abrir as redes sociais também é tentador nesse momento. 

Tudo isso faz com que percamos o melhor período do dia, em que geralmente estamos mais descansados, dispostos e focados, para trabalhar nas tarefas mais complexas e importantes ao nosso negócio. 

Portanto, a minha dica é: comece o dia sempre com as pendências mais importantes, seja um relatório, uma pesquisa ou uma apresentação. Essa atitude gera uma sensação de missão cumprida e um alívio que segue durante o restante do dia. 

Você também pode gostar de ler: Como fazer a gestão do tempo e ter real produtividade. 

7. Dê pausas divertidas

Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, não é verdade? Portanto, separe alguns minutos por dia para se divertir, para rir de um vídeo engraçado, de uma piada de um colega ou apenas para relaxar um pouco. 

Assim, você alivia a tensão de tanto compromisso com a produtividade e se recompensa de alguma forma. Essa regra também vale para as pessoas da sua equipe, certo?

8. Divida as tarefas em blocos de tempo 

Segundo especialistas no assunto, é mais produtivo realizar tarefas parecidas de uma só vez do que misturá-las com outras tarefas durante o dia. Por exemplo, dependendo do seu negócio e atribuições, reserve um tempo para escrever todos os relatórios ou para dar os feedbacks à sua equipe. Agrupe as tarefas em blocos e execute-as ou delegue-as conforme o tipo. Não custa testar, não é?

Gostou do artigo? Conseguiu entender o que você precisa para alavancar o seu negócio com produtividade?

Conta comigo se quiser saber mais sobre o assunto.

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here