Com crise ou sem crise, com vírus ou sem vírus, o desejo de se tornar um profissional de alta performance já acompanha você há um longo tempo, mas você nunca conseguiu priorizá-lo, estou certa?

E agora, como você deve estar sentindo na própria pele, os tempos mudaram do dia para a noite. Você não estava preparado, muitas vezes se sente impotente em relação a tudo isso, mas sabe que não é hora de abandonar o navio.

Nas empresas que assessoro, costumo ver pessoas que pulam do navio com uma frequência inacreditável, pessoas que se desesperam e espalham desespero por onde passam, e, felizmente, consigo identificar com clareza aquelas pessoas que chamam a responsabilidade para si e desafiam os problemas com soluções rápidas e certeiras. Qual destas pessoas você escolhe ser? Pense nisso.

Cada um tem o seu próprio jeito de lidar com as dificuldades e desafios, e esse jeito faz toda a diferença quando falamos de um profissional de alta performance. Esta pessoa se diferencia das demais em muitos pontos, principalmente, na forma com que ela lida com os desafios. É sobre estas atitudes que falarei neste artigo. Vem comigo!

Essas são as 7 que mantém sua alta performance profissional mesmo na crise!

Atitude 1 – Vida pessoal e profissional andam juntas

Pense na sua vida em todas as esferas, em todos os papéis que você desempenha. Não separe a vida pessoal da profissional, mas tome atitudes que gerem equilíbrio e leveza para ambas. 

Livre-se dos fardos físicos e emocionais e construa uma rotina em que a vida profissional não deva nada para a pessoal e vice-versa. Você merece ser completo nas duas esferas, não acha? 

Isso não significa que você deva se sobrecarregar com tarefas e funções e executar todas elas com perfeição. Significa que você pode encontrar um equilíbrio possível dentro dos seus limites e prioridades.

Atitude 2 – Repense a sua rotina

Repense a sua rotina, não somente para a situação atual, mas também para o futuro próximo. Como nada voltará ao normal, é hora de repensar tudo:

  • Pense em quantas coisas você pode fazer de casa – reuniões, cursos, palestras – sem tantos custos e sem levar tanto tempo como costumava ser.
  • Trabalhe nos horários em que você está mais disposto. Faça combinados com a sua família. Converse com seus filhos sobre a nova realidade. Crie blocos de trabalho, se for conveniente para você. Mas nunca desista dos seus sonhos ou coloque em segundo plano suas metas profissionais.
  • Exclua atividades que não agreguem à pessoa que você quer ser e às suas metas. Tenha sempre claro quem você quer ser, porque é isso que vai gerar certezas em tempos incertos.
  • Insira atividades que façam bem ao seu corpo e à sua mente, como exercícios físicos, meditação, oração, leitura, entre outras. Você já deve ter reparado que ter tempo é uma questão de prioridade.
  • A sua rotina precisa ter espaço para o autoconhecimento, que é a base de tudo, e para o seu aprimoramento constante (cursos, leituras, canais de informação facilitada).

Clique aqui para entrar para o meu Canal no Telegram para receber conteúdos de alta performance direto ao ponto.

 Lembre-se sempre destes dois pontos porque são eles que levarão você a atingir a alta performance que você tanto busca.

Atitude 3 – Você é a sua equipe

Não importa se você lidera uma equipe de duas pessoas ou de quinhentas, o que determina a alta performance dela é o seu exemplo e as suas atitudes diante dos desafios diários. Sempre digo que a palavra inspira, mas o exemplo arrasta. 

Se você busca a alta performance da sua equipe, antes de tudo, seja você uma pessoa de alta performance. Seja aquela pessoa que você faz questão de ter por perto, positiva, determinada, resiliente, focada e humana. Sim, humana, porque as pessoas querem PESSOAS para liderá-las, e não máquinas sem empatia. 

Busque ser um líder que você gostaria de ter tido na vida, aquele mentor que guia e inspira, não aquele que manda só por mandar. 

Hoje, mais do que nunca, a sua equipe precisa da sua melhor versão, aquela flexível, empática, solidária, amiga e presente, mesmo à distância. Busque aquela força que você ativou em outros momentos desafiadores da sua vida e lidere através dela. Você consegue!

Faça uma Mentoria de Carreira comigo para despertar o melhor que você pode ser.

Atitude 4 – Não espere para agir

As coisas mais escassas atualmente são as certezas, não é mesmo? Mas não é por isso que você vai paralisar agora. Existem decisões que não podem esperar, principalmente, as que envolvem outras pessoas e empresas. 

Por isso, peça ajuda a profissionais especializados nas áreas que você precisa resolver, e tenha coragem para agir com a rapidez que o momento exige. 

Se a procrastinação fazia parte da sua vida antes, você já deve ter percebido que não existe mais espaço para ela. Tudo o que se pode fazer hoje deve ser feito hoje, até porque não temos controle sobre muitas coisas da vida e isso é um fato. Portanto, mãos à obra!

Não guarde ideias, projetos e esperanças. Peça ajuda, teste e coloque em prática. O mundo precisa, mais do que nunca, de novas ideias e soluções. 

Conheça o Método Carreira 5.0 – Profissional de Alta Performance aliado ao propósito de vida!

Leia também: Profissional do Futuro: Competências que todo profissional precisa desenvolver para o futuro do mercado do trabalho.

Atitude 5 – Repense o seu negócio

O mundo mudou e o seu negócio pode mudar junto com ele, por que não? Gostamos de certezas, mas, como já mencionei, elas estão escassas no momento. É hora de ajustar a rota, pensar estrategicamente o seu negócio, quais produtos ou serviços podem ser preservados e quais devem ser excluídos. 

Você pode ter um serviço que não é necessidade hoje, mas dentro das suas competências, você pode ter a oportunidade de oferecer outras coisas de que as pessoas precisam no momento. Só pise no freio em relação a investimentos e custos, pelo menos, por enquanto.

Conheça o Método Carreira 5.0 – Reinventando seu negócio para ter mais resultados sem perder a qualidade de vida.

Atitude 6 – Foque somente no que você pode controlar

Você não pode controlar as consequências de um vírus e de uma crise, mas você pode controlar a sua saúde física e mental. Portanto, desapegue das notícias e das pessoas que disseminam o medo e o pânico. Você não precisa disso agora. 

O que você precisa é cuidar de si mesmo, da sua família e da sua equipe. Fique a par de dicas úteis para enfrentar tudo isso da melhor maneira possível. Muitas pessoas estão disponíveis para ajudar, para inspirar e para continuar prosperando. Cole nelas e, melhor ainda, seja uma delas.

Cuide da sua performance física e emocional – Assista à masterclass

Atitude 7 – Não esqueça da sua imagem pessoal e da sua marca

A sua imagem pessoal e a sua marca não tiram férias e nem esperam a crise passar para serem percebidas e interpretadas. As pessoas estão constantemente julgando o que veem, sejam atitudes, opiniões ou posicionamentos. 

Mesmo que você não tenha uma marca, você tem uma imagem pessoal e ela comunica o tempo todo. Ela influencia diretamente no seu negócio ou na sua marca, independentemente da sua vontade. Entende a importância disso?

Sendo assim, continue comunicando seus valores e seu posicionamento através da sua verdade. Nem todos vão gostar ou se conectar com você, mas quem o fizer vai ser de verdade, se conectando com a sua essência e é isso que importa. 

Tenha sempre bem claro quem é o seu público (a sua persona) para que a sua comunicação seja a mais rica e assertiva possível. Consistência também é importante, uma comunicação que acontece somente de vez em quando não é suficiente para estar presente ao seu público. 

Por fim, pense com carinho no seu conteúdo, no que você quer e tem a dizer para as pessoas. Isso deve estar alinhado com o seu propósito, com as suas competências e com o seu público. Dessa forma, a comunicação flui naturalmente e a troca de conteúdo acontece.

Acredito que é possível superar esta crise através de atitudes de alta performance que você pode adotar para sempre na sua vida. 

Estou aqui para ajudar você a ser o melhor que você pode ser.

Preencha esse formulário para me contar os desafios que vive na sua carreira. Todos os meses selecionamos algumas pessoas para receber uma ligação minha. Clique aqui e complete o formulário em 3 minutos!

Continue contando comigo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here