Quero começar este artigo deixando claro que não espero que você apenas sobreviva e saiba superar a crise. Acredito que você consegue, inclusive, se diferenciar no meio deste furacão de desafios que surgiu sem aviso na sua e nas nossas vidas.

‘Mas Fernanda, como você ousa falar em diferenciação sabendo que negócios estão falindo, pessoas estão doentes ou desempregadas e o mundo está de cabeça para baixo?’

Se eu sempre incentivei a coragem e a audácia nas minhas palestras aos meus mentorados e clientes, não poderia ser diferente agora, quando mais precisamos dela, não é verdade?

Para que você consiga superar a crise através da diferenciação, elaborei algumas dicas, baseadas em experiências profissionais e pessoais. Confira, anote e compartilhe.

 

Dica 1. Dispa-se da vergonha de se reinventar

Não é porque você se formou em um determinado curso e que toda a sua experiência profissional tenha ido por um único caminho, que você não possa enxergar novas possibilidades neste cenário. Então abra seu campo de visão para as oportunidades que estão surgindo. 

Enxergue as novas demandas do mercado, as novas necessidades das pessoas, quais os produtos e serviços elas não podem mais viver sem. Coloque este olhar para o seu negócio e adapte se for o caso. 

No momento em que você tiver outros olhos para esta questão, sem preconceitos, você conseguirá enxergar soluções diferentes e ter ideias criativas e eficazes para viver este período de uma forma mais tranquila e equilibrada.

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Dica 2. Faça parcerias

Olhe com carinho e atenção para cada pessoa que faz parte da sua vida, do seu círculo de amizades, conhecidos e familiares. Você pode gerar oportunidades para você e para estas pessoas se você pensar estrategicamente no seu negócio e no que cada uma delas oferece.

Marque um café virtual e troque ideias e possibilidades. Você ficará surpreso com o que pode acontecer a partir daí.

Dica 3. Transforme seu conhecimento em dinheiro

Muita gente vive buscando e investindo seu tempo e dinheiro em cursos e palestras, mas não consegue transformar este conhecimento todo em mais valor para seus produtos e serviços. 

Faça uma lista de todos os cursos e palestras mais importantes que você já fez e crie uma pasta com todos os ensinamentos e insights que eles geraram para você. Junte tudo isso ao que você já oferece ou crie um produto ou serviço relacionado a este conteúdo. 

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Dica 4. Invista no seu equilíbrio emocional

Não é de hoje que venho falando de inteligência emocional e da importância de formar uma base sólida de autoconhecimento para qualquer coisa que você fizer na vida, incluindo superar a crise. 

Mas agora, neste cenário transformado e em transformação, este é um item de extrema importância, tanto quanto o álcool gel e a máscara.

Você não precisa ser forte o tempo todo, até porque seria uma missão quase impossível. Mas você pode aprender a cair, assim como os goleiros, sem se machucar ou ficar no chão por muito tempo. 

Portanto, seja flexível, desaprenda, aprenda, adapte-se e RESOLVA. Se cair, levante-se e continue.

Dica 5. Escolha um foco para sua atenção e aprendizados

Com essa quantidade gigante de cursos gratuitos ou com valores atrativos, fica fácil perder o foco e consumir uma série de conteúdos que não agregam para você.

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Novamente, peço para que você liste alguns cursos e pessoas para seguir neste período, que tenham a ver com o seu momento e com o seu negócio, e foque neles.

Caso contrário, o seu cérebro trata todas essas possibilidades de conhecimento como pendências e não é disso que você precisa agora, concorda?

Dica 6. Evolua

Evolua como profissional e como ser humano. Estude e se aprimore, no seu tempo e com constância, mas não esqueça que você é um ser humano que está passando por transformações internas importantes.

Respeite o seu tempo, assim como o tempo das outras pessoas. Nem todo mundo interpreta e reage aos acontecimentos como você. Entender isso já faz parte da evolução.

 

Dica 7. Posicione-se

Não somente sobre as questões que você acredita, posicione-se em relação ao seu negócio e à sua marca. A maior parte das pessoas está perdida ou paralisada neste momento, repensando os seus negócios e até mesmo o seu propósito. 

Então se você for capaz de continuar a se comunicar com o seu público agora, já conseguirá subir alguns degraus da diferenciação. 

Lembre-se que a comunicação precisa ser leve e humana, aproximando pessoas de pessoas antes das marcas.

Posicionamento é um dos pontos chaves que eu ensino no Método Careira 5.0

Dica 8. Inove

Não pense que inovar depende de grandes investimentos. Nem sempre é necessário. As ideias mais geniais são as mais simples. Elas despertam aquele famoso questionamento: “como ninguém pensou nisso antes?”

  • Reflita sobre as novas demandas e sobre o que você já oferece ou o que você gostaria de oferecer;
  • Pesquise sobre novos negócios fora da sua área de atuação;
  • Faça testes antes de lançar ou divulgar novas ideias;
  • Inove dentro do que você já faz através de novas práticas;
  • Inove na sua forma de vender as suas ideias e serviços. Sempre existem jeitos diferentes e impactantes para isso. Basta treinar o olhar e a intuição e pesquisar.
  • Não se contente com mais do mesmo, ou seja, quando você achar que chegou a uma solução, pense mais, force o seu cérebro a ir além do que a maioria vai. É surpreendente como os resultados mudam quando damos um pouco mais de nós mesmos.

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Viu só como é possível superar a crise através da diferenciação? E tudo isso você pode fazer a partir de agora e de casa. Lembre-se que estas dicas são atemporais, ou seja, você pode praticar independentemente da situação (sua, do país e do mundo). 

Acredito na sua capacidade de ir além.

Conte comigo para se superar e se diferenciar.

 

 

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