como-conciliar-empreendedorismo-e-maternidade

 

 

Toda mulher, seja ela empresária ou do lar, é empreendedora por natureza. Afinal de contas, saber conciliar empreendedorismo e maternidade não é fácil. Mas é possível sim!

 

Infelizmente ainda vemos muitas pessoas torcendo o nariz quando as palavras empreendedora e mãe são colocadas na mesma frase. Há um preconceito ainda em nossa sociedade de que mulheres que se tornaram mães terão dificuldade em conciliar os dois papéis. Por isso, a escolha por parar de trabalhar é grande. 

 

Mas é aí que está o grande erro: há inúmeros exemplos de empreendedoras de sucesso, que ao longo de sua jornada geraram uma vida, e isso em momento algum ofuscou sua trajetória.

 

Ao contrário, para algumas é justamente a busca pelo melhor dos seus filhos que as tornam ainda mais determinadas. 

 

Empreendedorismo x maternidade

Uma pesquisa do Sebrae aponta que há no Brasil 24 milhões de empreendimentos liderados por mulheres. E a mesma pesquisa aponta que a grande maioria delas tornou-se empreendedora justamente para estar mais próximas da família.

 

Outra pesquisa, da Rede Mulher Empreendedora (RME), aponta que 68% das mulheres donas de negócios começaram a empreender depois de terem filhos.

 

Ou seja, de cada 10 mulheres, praticamente 7 se tornaram empreendedoras quando já eram mães.

 

Só esses dados acima já deixam claro que é possível sim conciliar empreendedorismo e maternidade. 

 

Mas isso não é nada fácil!

 

Há inúmeros desafios que precisam ser superados nesse processo. É preciso dividir a atenção entre o sucesso do negócio com a criação dos filhos.

 

Às vezes adiar uma reunião importante com um cliente porque nossos filhos estão doentes.

 

É preciso recuar de uma expansão do negócio, senão não terá tempo para acompanhar a filha no balé.

 

Mas mesmo assim, é possível empreender!

 

Comigo foi assim

Eu mesmo, quando me tornei mãe da minha Tochettinha, tive que conciliar a maternidade com minha carreira. E minha Antônia hoje é umas das minhas maiores conquistas, e que me tornou ainda mais forte em minha jornada.

 

Inclusive, vocês já a conhecem muito bem. Gosta muito de aparecer nas minhas lives!

 

Aliás, após sua chegada me sinto ainda mais preparada a empreender, a ousar mais e buscar conquistas cada vez maiores. Antes seguia minha carreira para atingir meus objetivos pessoais.

 

Hoje ela faz parte da minha vida, e como tal, é por ela também que procuro dar sempre o melhor.

 

Leia também::: 7 hábitos de pessoas bem-sucedidas para adotar hoje mesmo

 

Você também pode

Assim como foi comigo, com você não é diferente. Não é porque você é mãe que precisa abandonar seus sonhos. Claro que as coisas no início podem ser um pouco mais difíceis, talvez precisamos adiar alguns planos, mas jamais devemos desistir.

 

Mas para isso, é necessário muito foco e determinação. Para te auxiliar, seguem algumas dicas para também melhorar sua produtividade:

 

Planeje

Como tudo na vida, sem planejamento não vamos a lugar algum. Então, para você que é mãe e empreendedora, planejar seu dia, sua semana, seu mês, é essencial.

 

Assim você consegue otimizar seu tempo entre as atividades maternas com o desenvolvimento do seu projeto profissional. 

 

Inove

Para se destacar no mercado, a inovação tem que ser a palavra de ordem. Cada vez mais as pessoas buscam por projetos inovadores, que lhe diferencie da concorrência.

 

Use toda sua criatividade para colocar seu talento no seu negócio. Dessa forma, você se tornará imbatível.

 

Estude

“Aí Fer, aí você já está pedindo demais!” 

 

Não, é isso mesmo e sei que é difícil, mas é necessário que você siga estudando, obtendo conhecimento. Dessa forma, você será uma mãe e uma empresária de sucesso.

 

Busque seus objetivos

Por último, determine quais seus objetivos. Isso é essencial para que você consiga cumprir as dicas que dei acima. 

 

Ao determinamos onde queremos chegar, os motivamos diariamente em busca desses objetivos. Isso nos torna ainda mais fortes e determinadas.

 

Leia também::: Crise da meia-idade: você é realizado?

 

Agora é com você!

Falei de números, falei do meu exemplo, e apresentei dicas. E como conclusão, você viu que é possível sim conciliar empreendedorismo e maternidade.

 

Mas para isso, você precisa dar o primeiro passo. Se você já é mãe, tire seu sonho do papel e abra sua empresa, seu negócio. Faça aquilo que sempre sonhou.

 

Se você ainda não é mãe, mas tem medo que isso possa prejudicar sua carreira, repense. Um filho é uma das melhores bençãos que podemos ter em nossas vidas. E para você também assim será.

 

Talvez seja necessário adiar um pouco o sonho de ser mãe, seja pelo momento atual que passa na sua vida e na sua carreira, mas jamais o abandone. No momento certo, tenha a dádiva da maternidade e saiba que será possível conciliar com sua vida profissional.

 

Espero que tenha gostado do artigo sobre empreendedorismo e maternidade. E para lhe ajudar nesse processo, compartilho uma planilha de autogestão de vida e carreira que elaborei para lhe ajudar na sua organização. É só clicar no botão abaixo!

QUERO MINHA PLANILHA DE AUTOGESTÃO AGORA!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here