Quem me conhece sabe que costumo ir direto ao ponto nas minhas mentorias e palestras. E hoje, para falar de propósito, preciso ser direta desde o início. Sabe por quê? Para você parar de dar voltas na vida e definir o seu rumo de uma vez por todas! Se você está se perguntando “como descobrir meu propósito de vida?” está no caminho certo.

Se você não tem claro o seu propósito, você vai levando, vai indo para qualquer lugar, como uma folha no rio. Assim, você perde tempo, dinheiro, energia, acorda todos os dias sem saber o porquê, não sabe no que se especializar, como se posicionar e perde, inclusive, a alegria de viver.

Tenho certeza de que você não quer isso na sua vida. Portanto, a partir de agora, vou munir você com todo o poder que já está em suas mãos.

Mas Fernanda, onde está este poder que eu não vejo? Ainda não sei como descobrir meu propósito de vida!

Ele não está escrito em nenhum manual, não é padrão para todas as pessoas, pode mudar com a sua evolução, ou seja, não está nas suas mãos prontinho para ser usado.

Ele precisa ser lapidado com a força da determinação e com a delicadeza do autoconhecimento, aparando as arestas, trabalhando crenças e limitações para, finalmente, dizer a que veio!

Para facilitar a sua vida, criei um passo a passo para você encontrar o seu propósito. Confira!

Como descobrir meu propósito de vida: Passo 1

Passo 1. Comece pelo início

Ou seja, o passo 1 é a primeira coisa que você deve fazer para encontrar o seu propósito. NÃO PULE ETAPAS, porque isso só atrasa a sua vida. Você vai chegar lá na frente desalinhado com o seu propósito e terá que voltar todas as casas, como em um jogo de tabuleiro. Lembre sempre que está buscando a resposta para a pergunta “como descobrir meu propósito de vida?”

  • Autoconhecimento para ontem! Escolha as ferramentas com as quais você mais se familiariza e se identifica: terapia, coaching, meditação, autoanálise, cursos, terapias alternativas, entre outras, mas não pule essa etapa. Aviso que ela pode doer, porque mexe com sua história, com suas crenças e convicções, mas ela liberta e isso compensa tudo.
  • Trace a linha do tempo da sua vida e da sua carreira até aqui. “Tire o pó” dos acontecimentos mais significativos da sua vida, das principais conquistas, dos maiores desafios, dos presentes, das perdas, das decisões que mudaram o rumo da sua trajetória. Muitas respostas que você precisa para definir o seu propósito podem estar ali, tão claras e ao mesmo tempo tão escondidas, não é mesmo?

Simule uma apresentação de dois minutos sobre você, como se estivesse diante de um desconhecido e tivesse que se apresentar. Responda questões como: quem sou eu, o que eu faço, o que eu quero impactar com o que eu faço, quais são os meus diferenciais. Escreva e grave essa apresentação e veja depois sem autocrítica. Dessa forma, você vai descobrir como você se vê e como você se vende para os outros.

Passo 2. Se aproprie da sua história

A sua história de vida contém quilos de verdade e sem ela não há propósito. Por isso, experimente escrever a sua história, mesmo que resumidamente. A linha do tempo do Passo 1 pode te ajudar nessa missão.

Mas que história é essa Fernanda?

Você é quem tem que me dizer. Qual é a sua história? Que experiências você vai buscar na memória quando algo difícil acontece na sua vida? Como você virou a chave quando aconteceu tal coisa? Como você reagiu ao que já ocorreu?

Ah, mas eu não tenho uma história triste de superação para contar.

Mas você tem uma história e foi ela que construiu a base da sua vida até aqui. Mesmo que você queira mudar tudo daqui para frente, você vai fazê-lo sobre essa base. Entende?

Lembre-se: a sua história é o que te faz único, é onde estão os seus diferenciais, seus valores e o seu propósito. Na linguagem de negócios, eu diria que é a sua maior vantagem competitiva sustentável!

Como descobrir meu propósito de vida: Passo 3

Passo 3. Questione-se sempre

  • Por que estou fazendo isso?
  • Por que estou fazendo desta forma?
  • A minha rotina hoje está me levando para onde eu quero chegar?
  • E onde eu quero chegar mesmo?
  • Quem eu quero ser?
  • Eu gosto de quem eu sou hoje? Por quê?
  • Qual é o meu maior sonho?
  • O que eu tenho feito para realizá-lo?
  • O que eu posso fazer melhor com o que eu já tenho?
  • Ah Fernanda, mas se eu ficar questionando tudo, eu vou ter que mudar algumas coisas e isso dá trabalho.

Se você não quer se dar ao trabalho de mudar, ou é porque você está como gostaria de estar (que ótimo!) ou é porque você tem medo de sair da sua confortável realidade, mesmo que você não goste dela. Se este for o caso, ligue o botão de alerta e reflita.

Ah Fernanda, mas se eu ficar me questionando sobre tudo, eu não saio do lugar.

É só assim que você vai sair do lugar, acredite.

Tenham também autogestão da sua carreira para evoluir!

Como descobrir meu propósito de vida: Passo 4

Passo 4. Saia de cima do muro

A decisão de encontrar o seu propósito já é uma atitude capaz de te tirar de cima do muro. Agora você precisa ter um posicionamento neste mundo.

Não comece o seu dia sem os seus valores na sua bolsa ou no bolso, sem colocar no GPS o seu local de destino e sem se vestir dos pés à cabeça com o seu sonho. Ah, e se não for para transformar vidas com o seu trabalho e com a sua presença, nem saia de casa.

Mas tu não está sendo dura demais, Fernanda?

Não, estou mostrando um caminho que acredito que pode levar você a descobrir o seu propósito. Nunca falei que seria fácil.

Saia de cima do muro, invista na sua carreira! Uma mentoria pode te ajudar nesse processo de descobrir o seu propósito, conheça a minha mentoria individual.

Passo 5. Permita-se reiniciar o jogo

Quando uma máquina para, qual é a primeira instrução do manual ou do técnico? Antes de tudo, reinicia.

Mas eu não sou uma máquina, Fernanda.

Eu sei, mas você pode se reiniciar também, por que não? Se você chegou até aqui sem seu propósito claro e definido, não adianta chorar e se sentir a vítima. Isso só traz sofrimento e frustração. Assim você vai continuar com a pergunta “como descobrir meu propósito de vida?” na cabeça.

Você pode começar um novo caminho daqui, agora mesmo. Como? Seguindo os passos acima, se conectando com a sua verdade, com seus dons, com o que você ama fazer e com o que te transforma e transforma as pessoas ao seu redor.

Muitas vezes, as pessoas têm medo de começar de novo e pensam que estão iniciando do zero. Mas eu digo: ninguém nunca vai começar do zero alguma coisa porque houve uma trajetória até aqui, com histórias e aprendizados que dão a base para um novo caminho que está começando. E essa base tem valor e tem força!

Vamos juntos?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here