Começar na academia, ter uma alimentação saudável, acordar mais cedo, adotar novas ferramentas de produtividade. Há inúmeras formas de mudarmos o que estamos fazendo para melhor, mas como manter a mudança de hábitos com o tempo?
Esse é, de longe, um dos maiores desafios que enfrentamos. Mudar um hábito não é difícil. O problema é mantê-lo ao longo do tempo.
Afinal, vemos todo dia 31 de dezembro, às vésperas da virada de ano, várias promessas de que o ano que está por nascer será diferente. Fazemos planos, estabelecemos metas.
E as primeiras semanas de janeiro fluem que é uma beleza. Se exercitamos mais, comemos melhor, começamos aquele curso que sempre quisemos fazer. E às vezes nem chega fevereiro e já desistimos de tudo. Não conseguimos manter a mudança de hábitos.
Porquê? Por nos faltar determinação, objetivos mais claros, força de vontade e desejo de vencer.
Mas como mudar isso, Fer? Vem comigo que explico no artigo abaixo!
Mantenha a simplicidade
Mudar de hábito é difícil, mesmo com apenas um hábito. Se você praticar mais de um hábito por vez, estará se preparando para o fracasso.
Mantenha a simplicidade, concentre-se e dê a si mesmo a melhor chance de sucesso. Aliás, é por isso que as resoluções de Ano Novo geralmente falham — as pessoas tentam lidar com mais de uma mudança de cada vez.
Comece pequeno
Quanto menor, melhor, porque mudar de hábito é difícil e tentar assumir coisas demais é uma receita para o desastre.
Quer fazer exercícios? Comece com apenas 5-10 minutos. Quer acordar mais cedo? Tente apenas 10 minutos antes a cada semana. Ou considere meios-hábitos.
Leia também::: Como fazer a gestão do tempo e ter real produtividade?
Se desafie
Faça um desafio de 30 dias. Na minha experiência, leva cerca de 30 dias para mudar um hábito, se você estiver focado e consistente.
Este é um número redondo e varia de pessoa para pessoa e de hábito para hábito. Mas 30 dias é um bom número para você começar. Seu desafio: mantenha um hábito todos os dias por 30 dias e anote suas atualizações diárias de progresso.
Escreva!
Apenas dizer que você vai mudar o hábito não é um compromisso suficiente. Você precisa realmente escrever no papel. Escreva qual hábito você vai mudar.
Enquanto estiver escrevendo, escreva também um plano. Isso garantirá que você esteja realmente preparado.
O plano deve incluir suas razões (motivações) para a mudança, obstáculos, gatilhos, companheiros de apoio e outras maneiras de tornar isso um sucesso.
Conheça as suas motivações
Escreva-as em seu plano. Você tem que deixar bem claro por que está fazendo isso e os benefícios de fazer isso precisam estar claros em sua cabeça.
Se você está fazendo isso apenas por vaidade, embora possa ser um bom motivador, geralmente não é o suficiente.
Precisamos de algo mais forte!
Não comece imediatamente
Em seu plano, anote uma data de início. Talvez uma ou duas semanas a partir da data em que você começou a escrever o plano.
Quando você começa imediatamente (como hoje), não está dando ao plano a seriedade que ele merece.
Quando você tem uma “Data de Saída” ou “Data de Início”, isso dá a essa data um ar significativo.
Conte a todos sobre sua data de início. Coloque-a na parede ou na área de trabalho do computador.
Faça deste um grande dia. Ele cria expectativa e entusiasmo e ajuda você a se preparar.
Anote todos os seus obstáculos
Se você já experimentou essa mudança de hábito antes (provavelmente já fez), provavelmente falhou.
Reflita sobre essas falhas e descubra o que o impediu de ter sucesso. Anote todos os obstáculos que aconteceram com você e outros que provavelmente acontecerão.
Em seguida, escreva como você planeja superá-los. Essa é a chave: escreva sua solução antes que os obstáculos cheguem, para que você esteja preparado.
Leia também::: Passos para atrair a prosperidade e viver seus sonhos
Identifique seus gatilhos
Que situações acionam seu hábito atual? A maioria dos hábitos tem vários gatilhos. Identifique todos eles e escreva-os em seu plano.
Ao acordar pela manhã, em vez de tomar uma xícara de café preto (que você quer reduzir), o que você fará? E quando você fica estressado?
Quando você sai com amigos? Alguns hábitos positivos podem incluir: exercícios, meditação, respiração profunda, organização e muito mais.
Prepare-se para os sabotadores
Sempre haverá pessoas negativas, que tentam fazer com que você siga seu antigo hábito.
Esteja pronto para eles. Enfrente-os e seja direto: você não precisa que eles tentem sabotá-lo, você precisa do apoio deles e, se eles não puderem apoiá-lo, você não quer estar perto deles.
Assista também::: Como ter mais força de vontade?
Comece a manter a mudança de hábitos
Não deixe que o fracasso e a culpa o impeçam. Eles são apenas obstáculos, mas podem ser superados.
Na verdade, se você aprender com cada falha, elas se tornarão um trampolim para o seu sucesso. Reagrupar. Deixe de lado a culpa. Aprenda. Planeje. E volte para a corrida.
Certa vez Mark Twain disse:
“Hábito é hábito, e não deve ser atirado pela janela por qualquer homem, mas persuadido a descer as escadas um degrau de cada vez.”
Tenha isso sempre em mente, que manter a mudança de hábitos é um processo. E ela exige muito de você, de sua força de vontade.
E lembre-se sempre das suas motivações que você anotou (como mencionei lá em cima), toda vez que pensar em desistir.
Com o tempo o hábito torna-se rotina, e você nem se lembrará mais do quão difícil foi manter a mudança de hábitos.
E aí? Curtiu o artigo? Então que tal destravar sua vida agora mesmo, e sair do rascunho? Clique no botão abaixo e descubra como vamos — juntos — transformar sua vida!