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Começar na academia, ter uma alimentação saudável, acordar mais cedo, adotar novas ferramentas de produtividade. Há inúmeras formas de mudarmos o que estamos fazendo para melhor, mas como manter a mudança de hábitos com o tempo?

 

Esse é, de longe, um dos maiores desafios que enfrentamos. Mudar um hábito não é difícil. O problema é mantê-lo ao longo do tempo.

 

Afinal, vemos todo dia 31 de dezembro, às vésperas da virada de ano, várias promessas de que o ano que está por nascer será diferente. Fazemos planos, estabelecemos metas.

 

E as primeiras semanas de janeiro fluem que é uma beleza. Se exercitamos mais, comemos melhor, começamos aquele curso que sempre quisemos fazer. E às vezes nem chega fevereiro e já desistimos de tudo. Não conseguimos manter a mudança de hábitos.

 

Porquê? Por nos faltar determinação, objetivos mais claros, força de vontade e desejo de vencer. 

 

Mas como mudar isso, Fer? Vem comigo que explico no artigo abaixo!

 

Mantenha a simplicidade 

Mudar de hábito é difícil, mesmo com apenas um hábito. Se você praticar mais de um hábito por vez, estará se preparando para o fracasso. 

 

Mantenha a simplicidade, concentre-se e dê a si mesmo a melhor chance de sucesso. Aliás, é por isso que as resoluções de Ano Novo geralmente falham — as pessoas tentam lidar com mais de uma mudança de cada vez.

 

Comece pequeno 

Quanto menor, melhor, porque mudar de hábito é difícil e tentar assumir coisas demais é uma receita para o desastre. 

 

Quer fazer exercícios? Comece com apenas 5-10 minutos. Quer acordar mais cedo? Tente apenas 10 minutos antes a cada semana. Ou considere meios-hábitos.

 

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Se desafie

Faça um desafio de 30 dias. Na minha experiência, leva cerca de 30 dias para mudar um hábito, se você estiver focado e consistente. 

 

Este é um número redondo e varia de pessoa para pessoa e de hábito para hábito. Mas 30 dias é um bom número para você começar. Seu desafio: mantenha um hábito todos os dias por 30 dias e anote suas atualizações diárias de progresso.

 

Escreva!

Apenas dizer que você vai mudar o hábito não é um compromisso suficiente. Você precisa realmente escrever no papel. Escreva qual hábito você vai mudar.

 

Enquanto estiver escrevendo, escreva também um plano. Isso garantirá que você esteja realmente preparado. 

 

O plano deve incluir suas razões (motivações) para a mudança, obstáculos, gatilhos, companheiros de apoio e outras maneiras de tornar isso um sucesso. 

 

Conheça as suas motivações 

Escreva-as em seu plano. Você tem que deixar bem claro por que está fazendo isso e os benefícios de fazer isso precisam estar claros em sua cabeça. 

 

Se você está fazendo isso apenas por vaidade, embora possa ser um bom motivador, geralmente não é o suficiente. 

 

Precisamos de algo mais forte!

 

Não comece imediatamente 

Em seu plano, anote uma data de início. Talvez uma ou duas semanas a partir da data em que você começou a escrever o plano. 

 

Quando você começa imediatamente (como hoje), não está dando ao plano a seriedade que ele merece. 

 

Quando você tem uma “Data de Saída” ou “Data de Início”, isso dá a essa data um ar significativo. 

 

Conte a todos sobre sua data de início. Coloque-a na parede ou na área de trabalho do computador. 

 

Faça deste um grande dia. Ele cria expectativa e entusiasmo e ajuda você a se preparar.

 

Anote todos os seus obstáculos 

Se você já experimentou essa mudança de hábito antes (provavelmente já fez), provavelmente falhou. 

 

Reflita sobre essas falhas e descubra o que o impediu de ter sucesso. Anote todos os obstáculos que aconteceram com você e outros que provavelmente acontecerão. 

 

Em seguida, escreva como você planeja superá-los. Essa é a chave: escreva sua solução antes que os obstáculos cheguem, para que você esteja preparado.

 

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Identifique seus gatilhos 

Que situações acionam seu hábito atual? A maioria dos hábitos tem vários gatilhos. Identifique todos eles e escreva-os em seu plano.

 

Ao acordar pela manhã, em vez de tomar uma xícara de café preto (que você quer reduzir), o que você fará? E quando você fica estressado? 

 

Quando você sai com amigos? Alguns hábitos positivos podem incluir: exercícios, meditação, respiração profunda, organização e muito mais.

 

Prepare-se para os sabotadores 

Sempre haverá pessoas negativas, que tentam fazer com que você siga seu antigo hábito. 

 

Esteja pronto para eles. Enfrente-os e seja direto: você não precisa que eles tentem sabotá-lo, você precisa do apoio deles e, se eles não puderem apoiá-lo, você não quer estar perto deles.

 

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Comece a manter a mudança de hábitos

Não deixe que o fracasso e a culpa o impeçam. Eles são apenas obstáculos, mas podem ser superados. 

 

Na verdade, se você aprender com cada falha, elas se tornarão um trampolim para o seu sucesso. Reagrupar. Deixe de lado a culpa. Aprenda. Planeje. E volte para a corrida.

 

Certa vez Mark Twain disse:

 

“Hábito é hábito, e não deve ser atirado pela janela por qualquer homem, mas persuadido a descer as escadas um degrau de cada vez.”

 

Tenha isso sempre em mente, que manter a mudança de hábitos é um processo. E ela exige muito de você, de sua força de vontade.

 

E lembre-se sempre das suas motivações que você anotou (como mencionei lá em cima), toda vez que pensar em desistir.

 

Com o tempo o hábito torna-se rotina, e você nem se lembrará mais do quão difícil foi manter a mudança de hábitos.

 

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