Ao contrário do que muita gente pensa, para um negócio dar certo, não adianta só ter dinheiro ou força de vontade. O comportamento do empreendedor é diretamente proporcional ao sucesso do negócio e é fundamental desde o início, antes mesmo de a ideia começa a tomar forma.

Você viu que citei dinheiro, não é? Para o seu negócio dar certo, muitas vezes ele nem existe no início, ou seja, você pode começar sem nenhum pra contar a história, sabia? As startups são um exemplo disso, vão atrás de investidores que abracem e que financiem a sua ideia. 

E você acha que o investidor aposta em ideias? Não! Ele acredita em comportamento, em brilho no olho, em atitude. Ele enxerga se o aspirante a empreendedor já tem o comportamento de empreendedor, entende?

A boa notícia é que esse comportamento pode ser aprendido, basta saber que ele é importante no processo e ter a humildade de se posicionar como aprendiz. Seguem dicas valiosas pra adquirir esse comportamento:

1. Profissão: estudante

Empreendedor que é empreendedor não se cansa de estudar, ou melhor, cansa sim, mas não se entrega, não para. Se você almeja ter o título de empreendedor ou mega blaster empresário do seu setor, primeiro você precisa aceitar e se ver como estudante. E dessa vez, não adianta colar ou deixar o trabalho nas costas do colega, é com você. 

É o conceito que não canso de falar e de praticar: o Life long learning. Por mais que você esteja cansado com tarefas mil que envolvem o seu negócio, reserve um tempo para estudar, para pesquisar o seu mercado e outros diferentes do seu, para arejar a mente com conhecimentos diferentes e para desbravar novas possibilidades. Estudar é um hábito. Bora praticar?

2. Faça um favor: dê o primeiro passo e todos os outros

Leia também: Por que o seu negócio existe?

Atitude, persistência e coragem: trio que não pode faltar na vida do empreendedor jamais! Vou começar pelos NÃOs: não espere a oportunidade cair do céu, não fique falando do seu sonho sem tomar nenhuma atitude para realizá-lo, não adianta nada só visualizar sem agir (ou você acha que as leis do Segredo se limitam a visualizar?), não espere as condições ideais (dinheiro, economia etc.).

Tudo isso é pra dizer que o primeiro passo deve ser seu e todos os outros também. Tenha atitude de buscar as oportunidades e condições ideais, porque quando você vai, todo o resto se ajusta e acontece. A sorte te encontra, as oportunidades se mostram, as pessoas-chave surgem bem na sua frente e o universo conspira. Uma loucura! Experimente!

3. Monte o pior cenário possível

Não estou pedindo para você ser pessimista, é só para brincar com a sua mente, que não cansa de te pregar peças e boicotar seus planos. Portanto pense: o que de pior pode acontecer se as coisas derem errado? Seja bem específico, dê detalhes desse monstro, assim, você não vai ter medo se ele aparecer. 

Pense como as startups em relação aos erros e “fracassos”: é tudo aprendizado e experiência. No mínimo, esses elementos deixarão a sua história ainda mais rica e inspiradora. Afinal, o que seria da jornada do herói se não fossem os problemas e desafios? Ele nem seria um herói e a história nem existiria.

4. Reconheça e valide suas pequenas vitórias

Seu sucesso épico é construído com as pequenas vitórias do dia a dia, sabia? Portanto se você esperar os grandes acontecimentos, talvez sua história nem comece a ser escrita. Cada passo é importante e merece um brinde à altura. 

Alguns exemplos: uma atitude que você finalmente conseguiu tomar, uma ligação que você teve a audácia de fazer, um contato importante que você fez nessa semana, um feedback positivo do seu cliente, são tantas coisas, esteja atento a elas.

5. Perca o medo de gente

Por fim deixei esse ponto pra causar mesmo! Vejo muita gente, mas muita mesmo, ter medo de ligar para alguém, de marcar um café com um contato importante, de criar conteúdo para a sua marca com medo da crítica, de falar e de se conectar com as pessoas. 

Medo de gente! É isso mesmo, ele existe e não pode ser ignorado. Mas, como tudo na vida, existe o lado positivo e as oportunidades disso. Eu fiquei pensando aqui, hoje é muito difícil que alguém ligue pra você, não é? Pegar o telefone e ligar mesmo, como antigamente. Quem toma essa atitude sai na frente de toda essa gente que tem medo de gente. É ou não é? Uma atitude simples que pode fazer toda a diferença. 

Assim como ligar, você sempre tem a chance de mostrar que brilho no olho é esse, que motivação é essa que te faz acreditar que o seu negócio vai dar certo. Mostre isso para as pessoas, comunique para o seu público e conecte-se de pessoa para pessoas. É essa simplicidade e essa verdade que fazem a mágica acontecer.

Mas me conta, gostou das dicas para que o seu comportamento transforme os resultados do seu negócio? Espero que sim!

Viu como é simples? Tenho certeza de que você vai conseguir fazer milagres depois de ler esse texto. Continue contando comigo para o seu sucesso!

Conheça também a Plataforma Fernanda Tochetto!

Um abraço e até as próximas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here