Há algum tempo, em um passado não muito distante, era improvável ver um empresário capaz de gerenciar coisas que saíam do seu controle direto, afinal, não dava tempo e existiam poucas ferramentas para isso. 

Era tudo centralizado, as decisões costumavam ter um fluxo mais pesado e difícil pois não havia acesso às informações como temos hoje. Tudo dependia muito da intuição e do controle do profissional, o que dava margem a dúvidas e a erros constantes que, muitas vezes, colocavam tudo a perder. 

Como vivia o empresário de ontem?

Convivia com pesos maiores do que podia carregar, com inseguranças difíceis de lidar e com um desequilíbrio de tempo que parecia ser o único caminho para o sucesso profissional. 

Empresário que se prezasse não podia se dar ao luxo de ter tempo para a família e para si próprio. Não foi por nada que o termo “workaholic”, que significa viciado em trabalho, foi tão difundido e até mesmo respeitado pela sociedade por tanto tempo. 

Esse profissional era reconhecido principalmente pelo seu esforço e trabalho duro, não era assim? A sua presença era definida pelo cartão-ponto e pela marca na cadeira. A gestão da sua equipe era realizada de forma totalmente centralizada, as pessoas dependiam do seu comando direto, do empresário ali na lida diária junto delas. E aí outro ditado fazia sucesso: “o olho do dono é que engorda o boi” ou ainda: “quando o gato sai, os ratos fazem a festa”. Quem nunca acreditou nesses ditados? Pior ainda, quem nunca os difundiu?

A informação era limitada a poucos cursos e revistas especializadas, isso quando existiam. Os estudos de caso e pesquisas eram poucos e raramente divulgados. As oportunidades de criar e difundir a imagem pessoal eram limitadas à presença do empresário em eventos do seu setor e no dia a dia da empresa. 

E como vive o empresário de hoje?

Tenho que falar a verdade, ele não vive em um mar de rosas e nem no país das maravilhas, até porque existem outros desafios tão grandes quanto aqueles. Gerenciamento do tempo, múltiplos papéis a desempenhar, concorrência acirrada são apenas alguns destes desafios.

Porém, hoje ele tem nas mãos toda as informações que ele precisa para tomar as decisões mais certeiras para o seu negócio, sem achismos ou vidências porque ninguém merece trabalhar assim, não é mesmo? 

Ele pode testar o seu produto ou serviço antes de lançá-lo no mercado, o famoso MVP (Mínimo Produto Viável) do qual eu tanto falo. E isso sem a necessidade de investir um caminhão de dinheiro. 

Uma das grandes vantagens de hoje é que o empresário pode criar e divulgar a sua imagem pessoal no seu site e nas suas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, e ganhar força em um nível impossível de imaginar há pouco tempo. Tudo isso sem investir tanto e sem contar com uma estrutura digna de grandes agências de propaganda. 

Outra comodidade dos novos tempos é a flexibilidade como possibilidade. Ele pode trabalhar de onde quiser, dependendo da sua área de atuação, lógico. A Internet possibilitou o trabalho remoto, as reuniões e trocas de informações sem a necessidade da presença física. Isso, por si só, revolucionou o mundo dos negócios e das relações humanas!

Além de tudo isso, o empresário tem nas mãos a tecnologia que o ajuda a gerir suas equipes sem a necessidade da sua presença física e diária, que o auxilia a gerenciar suas mil e uma atividades de forma segura e eficaz, que o ajuda a se atualizar e a estudar para crescer ainda mais no seu cargo, sem sair de casa, o Life Long Learning do qual eu não me canso de falar.

Ops, falei cargo? 

Pois é, cargo era o que o profissional de ontem costumava ocupar durante a vida toda ou pelo menos por longos anos. Aliás, isso era outra métrica de sucesso da época. O profissional de hoje ESTÁ e não É o trabalho que realiza no momento. Ele tem objetivos e metas claras e sabe para onde está indo. Se ainda não sabe, deveria saber, porque, caso contrário, qualquer lugar serve, não é verdade?

Outra mudança drástica aconteceu na avaliação do desempenho de um profissional. Hoje o potencial de um empresário não é avaliado pela sua idade ou graduação que tenha cursado, mas sim, pela sua capacidade de fazer acontecer, de resolver problemas e de se adaptar a um mundo em constantes revoluções e transformações.

Você, empresário ou empresária de hoje tem nas mãos o poder da informação e da tecnologia a seu favor. Tem a oportunidade de liderar a sua equipe exercendo uma liderança que você sempre sonhou em ter tido como funcionário. Uma liderança construída com o seu exemplo, com a sua história de vida, respeitando a liberdade e os softskills de cada um que está ao seu lado. 

Leia também: Liderança: como desenvolver e reter talentos na era dos empregos descartáveis

Você tem hoje a oportunidade de crescer muito mais rápido do que o empresário de ontem, de escalar o seu negócio e não depender somente do seu trabalho e esforço diretos. Isso é ouro, não acha? Acredito muito nisso e foi com esse pensamento que criei o método Carreira 5.0, para compartilhar com você o passo a passo desta incrível jornada.

Faça uma Mentoria de Carreira comigo para descobrir como você chegar ainda mais rápido na sua carreira 5.0 e aprender a escalar o seu negócio como ele merece.

Você está se sentindo com a faca e o queijo na mão, não é? 

Era isso mesmo que eu queria provocar em você agora! 

Você, empresário ou empresária de hoje, mais do que a faca e o queijo, tem PODER! 

  1. Poder de ser quem você quer ser, de ter tudo o que sempre sonhou.
  2. De influenciar e inspirar um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
  3. Poder de fazer dar certo ao invés de dar desculpas (essas aí nunca vão faltar, hein!).
  4. De construir uma vida de equilíbrio entre o pessoal e o profissional, que é a base para o sucesso que você tanto deseja. Você tem o poder de balancear as suas escolhas conforme os seus objetivos.
  5. Poder de criar e viver a sua rotina ideal, finalmente! Quem diria que um dia isso seria possível, não é? 
  6. De beber das melhores fontes de conhecimento do mundo e melhorar a sua performance a cada dia. 
  7. Poder de melhorar e crescer como ser humano através do autoconhecimento, uma necessidade e não um luxo como era no passado.
    Se você pode tudo isso? 

    Tenho certeza que sim!

    Mas saiba que tudo isso exige autoconhecimento, autocuidado, clareza de propósito, disciplina e muito foco! É possível inserir esses conceitos na sua rotina, sem complicação, mas exige força de vontade e comprometimento diários!

    Conta comigo para ser o empresário de amanhã começando hoje mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here