mitos-e-verdades-sobre-transicao-de-carreira

 

 

A transição de carreira é mais comum do que se imagina. Vemos cada vez mais profissionais deixando sua área de atuação e partindo para novas aventuras.

 

E não há problema algum nisso! 

 

Sempre defendi que devemos buscar aquilo que nos faz feliz, que nos traz realizações. E a transição de carreira pode ser parte desse processo.

 

Se o emprego atual não lhe proporciona satisfação, brilho nos olhos e você sofre da síndrome do domingo à noite (só imaginando que no dia seguinte terá que ir trabalhar), talvez seja hora de mudar de carreira.

 

Mas isso eu sei que nem sempre é fácil. Deixar a zona de conforto que o emprego — e a carreira — atual proporcionam é difícil. 

 

Além disso, há mitos e verdades sobre a transição de carreira que nem sempre são claros, e deixa o processo mais difícil.

 

Porém, para jogar um pouco de luz sobre esse processo, preparei o artigo abaixo com algumas informações que podem ser úteis para você!

 

Mas o que é a transição de carreira?

A transição de carreira, ou mudança de carreira, é algo nem sempre bem compreendido. 

 

Trabalhar na mesma área, mas em uma indústria diferente, é uma mudança de carreira? 

 

Tornar-se proprietário de uma empresa é uma mudança de carreira se você estiver fazendo o mesmo trabalho que fazia como funcionário? 

 

Ou uma mudança de carreira é apenas um movimento radical no campo e na indústria?

 

Independentemente de quão grande ou pequena seja sua transição desejada, aqui estão alguns dos maiores mitos que as pessoas acreditam sobre mudar de carreira — e qual é a realidade.

 

A decisão é muito pessoal

Inúmeros livros são escritos sobre o tema de como fazer mudanças na vida, incluindo como fazer a transição de carreira. 

 

Gosto de ler o máximo que posso e sempre encontro ótimas ideias. No entanto, mudar de carreira, como todas as transições, ainda é uma experiência muito pessoal. 

 

O que parece difícil para você pode ser muito fácil para outra pessoa, e circunstâncias inesperadas podem atrapalhar os melhores dos planos. 

 

Siga o conselho, por exemplo, de construir um negócio paralelo enquanto você tem um emprego, para que possa fazer a transição dele para a segurança de sua nova empresa. 

 

Não é que o conselho seja ruim – trabalhar na construção da sua nova carreira enquanto está totalmente empregado é uma ótima sugestão! 

 

Não procure uma maneira infalível de mudar de carreira. Concentre-se em criar seu próprio caminho para uma nova carreira com base no que você considera mais útil.

 

Leia também::: Passos para atrair a prosperidade e viver seus sonhos

 

Você não precisa ter tudo planejado

Algumas pessoas de sorte decidem que querem fazer algo diferente, pesquisam opções diferentes, encontram outro emprego de que gostem e voilà — eles fazem a transição. 

 

Para outros, a grande maioria na verdade, as coisas estão um pouco mais complicadas. Muitas vezes, as pessoas começam a explorar uma carreira diferente e algo acontece: elas não conseguem fazer a transição, acabam não gostando ou descobrem algo de que gostam ainda mais. 

 

Não há como você escolher uma nova carreira até experimentá-la. A maneira mais rápida de encontrar o que você quer fazer é tentar o que parece ser uma boa ideia: trabalho paralelo, faça isso paralelamente, faça um curso (não um curso totalmente novo!). Você descobrirá que a jornada determinará o destino, e não o contrário.

 

Mudar de carreira é apenas para pessoas ricas

Esse é outro mito. Embora definitivamente ajude ter um parceiro, toneladas de economias ou um emprego lucrativo para apoiá-lo durante a transição de sua carreira, as pessoas mudam de carreira independentemente de quanto dinheiro ganham. 

 

Na verdade, se você não gosta do seu trabalho e, além disso, está ganhando muito pouco dinheiro, deve correr, e não caminhar, em direção a uma nova carreira! 

 

Você não está fazendo nenhum favor a si mesmo por ficar preso e sem dinheiro. Temos a sorte incrível de ter acesso a mais informações do que nunca, desde encontrar informações online gratuitas na internet, a conversar com pessoas que você encontra em eventos, amigos de amigos, Linkedin … o céu é o limite! 

 

Você pode fazer muito mesmo sem orçamento. Por isso não deixe que a falta de dinheiro o impeça de fazer o que deseja. Seja engenhoso e use-o como uma motivação para dar o salto.

 

Você precisa de formação para mudar de carreira

Às vezes, temos ideias sobre como as coisas são e desistimos antes de termos tempo para verificar se são realmente verdadeiras. 

 

Se você está pensando que precisa de um diploma para mudar de carreira, faça muitas pesquisas. Alguns empregos exigem diplomas, é claro (por exemplo, médico, dentista, engenheiro), mas muitos outros empregos não exigem a formação acadêmica específica. 

 

A coisa mais importante que os empregadores desejam é saber que você pode fazer o trabalho. É claro que se puder se aperfeiçoar na área, ampliar seu conhecimento, sempre será positivo para seu crescimento profissional. Mas a mudança nem sempre precisa desse diploma.

 

Mais e mais faculdades agora também oferecem cursos especializados e certificados de pós-graduação para fornecer às pessoas habilidades específicas sem o investimento de tempo e dinheiro necessário para obter uma graduação totalmente nova. 

 

Analise todas as suas opções e decida o que funcionaria melhor para você. Em muitos casos, você ficará bem sem ter que voltar à escola por anos. E se você achar que realmente precisa desse diploma, vá em frente e não desista do seu sonho!

 

Leia também::: Mitos sobre a disciplina no trabalho que você deve substituir 

Embarque nessa jornada

A mudança de carreira não é fácil. Ela fará você sentir um frio na barriga, perderá o sonho por várias noites, e se perguntará se realmente está fazendo a escolha certa.

 

Mas só tem um jeito de saber: tentando! Pode dar certo, pode ser que não. Mas uma coisa tenho certeza: quando você embarcar em sua jornada para mudar de carreira, você crescerá tanto que poderá usar o que aprendeu de qualquer maneira.

 

E por mais que não dê certo, o que você viu, vivenciou e aprendeu, o fará olhar para sua carreira atual com novos olhos. Aprenderá a reconhecer novas oportunidades e, quem sabe, logo poderá fazer a transição de carreira que tanto deseja.

 

E aí, mudou seu pensamento sobre transição de carreira? Espero que sim! E para saber mais sobre esse tema, e também conhecer os sinais de que está na hora de mudar, confira o vídeo que preparei para meu canal no Youtube. É só dar o play abaixo!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here