Mundo V.U.C.A: Você há de concordar que o item mais escasso atualmente são as certezas, não é? Obviamente, não cabe a nós prever o futuro, mas podemos fazer a nossa parte para transformar o presente da melhor forma possível. Existem teorias de que nada voltará mais ao normal, que existirá um novo normal, que as pessoas se tornarão melhores depois disso e que alguns negócios nunca mais serão os mesmos, podendo, inclusive, desaparecer. 

Independentemente da teoria que você escolher, uma coisa é certa: novas habilidades já são necessárias para o profissional que quiser sobreviver e se diferenciar em meio a um mundo em grandes e constantes transformações.

Mas antes de falar sobre essas novas habilidades, quero abordar o conceito do mundo V.U.C.A, surgido ainda na crise econômica de 2008 e que se atualizou nesta pandemia. É o acrônimo dos termos em Inglês que resumem a realidade atual: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). 

O que o mundo V.U.C.A trouxe e passou a exigir de cada um de nós?

CONCEITO DESAFIO COMO REAGIR
Volatilidade Tudo e todos precisam ser mais flexíveis quando as coisas são de um jeito um dia e diferente no outro. De repente, muitas coisas ficaram mais complexas, como a atenção, as previsões, a assertividade nas informações, as teorias e as verdades. Seja flexível, se permita mudar de ideia e de estratégia, esteja atento ao mercado e às mudanças.
Incertezas O passado não é mais suficiente para determinar o futuro, e as certezas são hoje artigos de luxo. Não é mais tão simples planejar diante da velocidade das mudanças e transformações. Tenha atenção plena no presente, no que está acontecendo agora, em como as pessoas e empresas estão reagindo e buscando soluções. Busque segurança nos seus valores e nas suas capacidades.
Complexidade A relação entre as coisas mudou, são muitas variáveis envolvidas. Hoje, o desafio se faz constante nas nossas vidas, quer queiramos ou não. Já não é mais uma questão de escolha, para tudo o que vamos fazer ou tudo o que formos decidir, ele se fará presente. Cabe a você se posicionar e a reagir positivamente a essa complexidade. Mantenha uma base sólida de conhecimentos, estude e se aprimore constantemente.
Ambiguidade Má interpretação, falsas respostas, muitas informações para a resolução de um problema. Este panorama confunde as pessoas sobre o que realmente devem fazer. Tenha foco e disciplina para poder enxergar mais claramente os desafios e as soluções. Escolha bem as suas fontes de informação e nutra-se delas para ajudar na tomada de decisões.

 

A Era do Mundo V.U.C.A

Como você acabou de ver, temos um novo panorama mundial, estamos na era do mundo V.U.C.A. Novas necessidades já surgiram, estão surgindo e surgirão em breve, com todas as conjugações que este verbo tem direito. 

Portanto, novos problemas e desafios exigem atenção e solução para já. Precisamos continuar a vender, mas para isso temos que aprender da noite para o dia novas maneiras para isso. O próprio aprendizado mudou. O on-line virou, de repente, a única alternativa. Ou seja, mudanças que aconteceriam aos poucos durante os próximos anos já aconteceram da noite para o dia. Ou nos adaptamos ou nos adaptamos!

Quais as novas habilidades ou soft skills necessárias nesta nova era?

  • Adaptabilidade e resiliência

Diante de cenários complexos e em constantes transformações, os profissionais precisam saber trabalhar em meio a pressões e incertezas. Através da resiliência, é possível desenvolver uma postura otimista e enxergar a crise como oportunidade de crescimento. Vamos praticar estes verbos: adaptar, repensar, reposicionar, flexibilizar.

  • Inteligência emocional

Não é de hoje que bato nesta tecla. A base da nossa vida deve ser a Inteligência emocional, pois somente a partir dela podemos avançar e subir todos os degraus da nossa carreira. Portanto, se até agora você não havia conseguido focar nesta área da sua vida, a hora é essa! É uma questão de prioridade. 

Leia também: Autoconhecimento: o caminho para inteligência emocional

  • Visão Estratégica 

A visão estratégica do negócio sempre foi necessária, mas agora no mundo V.U.C.A é lei. Portanto, frente a tantos desafios e a velocidade dos acontecimentos, você deve saber analisar as possibilidades e riscos do negócio para inovar e fazer acontecer. 

  • Pensamento crítico

O pensamento crítico é um guia na tomada de decisões. Então questione a realidade e analise uma situação sob diferentes ângulos. Dessa forma, o caminho e as estratégias ficam mais claros.

  • Colaboração e trabalho em equipe

Com toda essa situação, aprendemos que precisamos uns dos outros para seguir em frente. Portanto, neste cenário de incertezas, é preciso unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento para sermos capazes de enfrentar os desafios. Por isso, é fundamental saber trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo as suas ideias e sabendo escutar o outro.

  • Criatividade e inovação

Estar atento às novas demandas e transformações no mundo e nos mercados e saber criar soluções inovadoras para os problemas que estão surgindo é um caminho sem volta. O mundo precisa deste tipo de profissional, ágil, criativo, curioso e que respira inovação, isso é viver no mundo V.U.C.A. 

  • Liderança por propósitos

Uma empresa tem o seu propósito e as pessoas que trabalham nela têm os seus próprios. O líder de hoje precisa saber liderar com propósito, tomando decisões de acordo com as estratégias do negócio, envolvendo toda a equipe no mesmo caminho e com o mesmo foco. Isso motiva e dá segurança para todos os envolvidos. Os propósitos da empresa, do líder e da equipe precisam estar em harmonia para que tudo flua da melhor forma possível.

  • Compaixão e empatia

Por fim, mesmo diante de um cenário marcado por medos e perdas, nunca se viu tantos gestos de caridade, não é mesmo? O mundo precisa da sua melhor versão e a empatia faz parte dela. Quando somos empáticos, abrimos um mundo de possibilidades, melhoramos os nossos relacionamentos e o mundo todo fica melhor.

Eu tenho um compromisso com você!

Como a minha missão, de ajudar profissionais a atingirem a melhor versão de si mesmos, não mudou diante dessa pandemia, afinal tenho o compromisso de continuar abastecendo você de conteúdo e informações que ajudem a encontrar respostas e saídas neste momento e a longo prazo. 

Continue comigo! Temos muito a crescer juntos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here