Eu sempre aconselho os donos de negócios e empreendedores a confiarem o que não sabem, mas precisam fazer, a quem entende do assunto. Caso contrário, você perde muito tempo e ainda não faz tão bem quanto um especialista. Mas, atenção: quando se trata da estratégia do seu negócio, essa regra não vale!

Além do coração, você precisa ser o cérebro do seu negócio. Estar a par da estratégia é definir e acompanhar as ações para atingir os objetivos propostos. Ou seja, é saber onde você está hoje e onde quer e vai chegar. Se você delegar isso, será como passar o comando do seu empreendimento para outras mãos. É isso que você quer?

Isso não significa que você tenha que chamar todas as responsabilidades para você. O seu time é muito importante e cada um tem um papel fundamental na construção desse caminho cheio de possibilidades.

A estratégia é influenciada por fatores como missão, crenças, valores, microambiente e situação atual do negócio. Ela não é para sempre, como muitos podem pensar, mas sim, deve ser revisada de tempos em tempos para detectar se alguma ação está fora da rota e dos objetivos. 

Para facilitar a sua vida, como sempre busco fazer, elaborei algumas dicas fundamentais para você não delegar a estratégia do seu negócio, nem em pensamento. Espia só:

1. Livre-se dos preconceitos sobre estratégia

O conceito de estratégia não pode ser confundido com o planejamento estratégico. Ele faz parte da estratégia, mas não é a mesma coisa. Vejo muitos profissionais e empresas fugirem como o diabo foge da cruz quando ouvem que precisam fazer um planejamento estratégico. Isso porque existe o preconceito de que ele é difícil de gerir e de colocar em prática e que o melhor lugar para ele na empresa é dentro da gaveta. Não é assim?

Mas não deveria ser. Na minha visão, o planejamento estratégico pode ser simples e fácil de mensurar e seguir, como um guia para que a estratégia seja colocada em prática diariamente. Basta criá-lo do seu jeito, sem lenga-lenga, direto ao ponto. SIMPLICIDADE, AGILIDADE e CONTROLE.

2. Fique íntimo da sua estratégia

Você precisa ver ela todo o santo dia: na sua agenda, no seu sistema de atividades (eu, por exemplo, uso o Trello e a minha estratégia está sempre nele), em post-its, no seu mapa mental, enfim, em tudo o que você acompanha no seu dia a dia.

Uma dica é escolher um apelido para a sua ou para as suas estratégias, caso você não se familiarize com o termo. Isso ajuda a torná-la mais próxima da sua realidade e do seu dia a dia. Que tal a ideia?

3. Não se apegue às suas estratégias

A estratégia não é um contrato para todo o sempre. Ela pode e deve ser alterada conforme o seu negócio for avançando. É importante se permitir essa flexibilidade para que a teimosia e o medo de mudar não atrapalhem seus planos. A velocidade com que as mudanças estão acontecendo no mundo exige essa capacidade e não permite que você se acomode na sua estratégia atual. 

Caso você perceber que a sua estratégia não está dando certo (sim, isso pode acontecer), livre-se dela sem pena, afinal, você não tem compromisso com o erro. Ele faz parte do jogo, mas, se você insistir em manter a estratégia que não estiver dando certo, você assume o compromisso com o erro e insiste nele. Não caia nessa!

Essa é a cultura de gestão e mind set de quem está à frente de startups e cada vez mais utilizada pelas empresas que fazem a diferença. 

4. A sua estratégia é única e intransferível

Você pode até pegar um modelo com os itens padrão para montar a sua estratégia, mas nunca, em hipótese alguma, você deve seguir a estratégia de outra pessoa ou empresa. Uma estratégia segue os parâmetros do negócio e não parâmetros comuns a todos os negócios, até porque eles não existem. Se você seguir uma estratégia que não é sua, você terá resultados que não queria e alcançará objetivos que não são seus. Entendeu a gravidade disso?

Defina uma estratégia considerando as particularidades do seu negócio e do seu mercado, tendo em mente seus objetivos a curto, médio e longo prazos. 

5. Não se limite a uma estratégia

O ideal é ter uma ou mais estratégias para cada objetivo definido. As estratégias guiam para você chegar aos seus objetivos. Se você ficar limitado a apenas uma estratégia, o limite será aquele objetivo e nada mais. Mas tenho certeza de que você quer e pode mais. Por isso, não se imponha limites, combinado?

6. Não adianta ter estratégia se você não sabe o que quer e onde quer chegar

Leia também: Como descobrir o seu propósito de vida

Você já deve ter escutado essa frase: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.” A vida é muito preciosa para você ir levando, ao invés de viver com a intensidade que a sua vida merece. Por isso, reflita bem e trace seus objetivos considerando os seus maiores sonhos, aquilo que faz você feliz e realizado. E continue investindo em autoconhecimento, o melhor guia que você pode ter no seu caminho.

7. Estratégia transparente

A sua equipe ou as pessoas que vão ajudar você a atingir seus objetivos devem conhecer os detalhes da sua estratégia, caso contrário, cada um vai fazer o seu próprio caminho e os rumos podem ser diferentes do que você traçou. 

Inclua essas pessoas na sua estratégia sem medo de ser copiado. A maioria das pessoas sabe o que precisa fazer para chegar onde quer, mas entre saber e fazer há um abismo. Vai lá e faz!

8. Mastigue a estratégia

Como assim? Use a sua estratégia para chegar onde você quer. É para isso que ela existe, afinal. Por isso, quanto mais detalhada e “mastigada” ela for, mais fácil será visualizar o objetivo realizado e mais fácil será saber como fazer para realizá-lo. 

Sabe quando você visualiza o seu sonho realizado? Você não economiza nos detalhes, nos sentimentos, nas sensações, até cheiro tem. Faça a mesma coisa com as estratégias: esmiúce, dê detalhes, use quantos parênteses e aspas você quiser. Se for necessário, desenhe, rabisque, faça setas, cole adesivos, pinte, cole imagens, o importante é dar a sua personalidade para ela. Tudo fica mais verdadeiro assim, não acha?

Então, gostou das dicas para não delegar a estratégia do seu negócio?

Espero que elas te ajudem a chegar onde você tanto quer!

Conta comigo!

Deseja se aprofundar na estratégia e mudar o rumo da sua carreira para o sucesso? Então, você precisa conhecer a minha mentoria individual: Mentoria Individual – O Melhor que Você pode Ser

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here