Você acha que fui dura no título deste texto? Foi de propósito para chamar a sua atenção. Já é hora de quebrar paradigmas em relação ao digital, e à digitalização da carreira e estou aqui para isso. 

Se você se identificou com o título, já sabe que, sendo um analfabeto digital, você já está perdendo, mas talvez ainda não saiba o que e o quanto. Vou esclarecer ponto a ponto, fica tranquilo e não se culpe porque, afinal, sempre é tempo de se informar e de se transformar. 

Mas, antes de falar sobre o que você está perdendo, vou chamar alguns profissionais para exemplificar o que você pode ganhar com tudo isso. Vamos lá!

Você, professor de Inglês, que ama ensinar, sabia que, através do seu conhecimento, você pode perfeitamente criar um treinamento on-line, que fará você ganhar dinheiro sem seu trabalho direto?

Você, médico, te convido a acordar para a telemedicina e o poder da Internet. O que parecia impossível ontem – transpor as barreiras físicas e geográficas, já é realidade hoje para algumas áreas, mesmo para os médicos, que sempre atenderam presencialmente seus pacientes.

Você, advogado, já deve ter entendido que o robô está muito ágil e que você precisa e pode inovar as suas práticas, não é?

Você, arquiteto, já percebeu que a tecnologia é a sua aliada para vender projetos cada vez mais personalizados e possíveis de visualizar? 

Independentemente da sua área de atuação, você tem nas mãos o poder de conquistar o seu cliente com os diferentes serviços que possui, favorecendo seu posicionamento através da tecnologia.

Saiba aproveitar o digital

Se você souber aproveitar as vantagens da transformação digital, que são incontáveis, você vai usar a tecnologia para melhorar e alavancar seus resultados. E não estou me referindo somente à área de Marketing, viu? É transformar a gestão do seu negócio como um todo! Mas, antes de tudo, você precisa mudar o mind set, enxergando tudo isso como uma oportunidade e não como uma pendência ou obrigação dos novos tempos.

Quero muito que você consiga enxergar a digitalização como uma escada, que só está esperando você subir o primeiro degrau para te mostrar todas as novas possibilidades para você e para o seu negócio. 

Agora vem cá: vai me dizer que você não gostaria de ter mais tempo e autonomia para gerir o seu negócio e a sua vida? Fazer as coisas que precisam ser feitas com mais agilidade e mais bem feitas? Não gostaria de ter mais chances de escalar e fazer crescer o seu negócio?

Então, esqueça os “mas”, que posso ouvir daqui você falando, e se joga para esse mundo de possibilidades! 

Mas o que você está perdendo, afinal? 

1. Você está perdendo a oportunidade de escalar o seu negócio

As ferramentas digitais permitem alcançar um número maior de pessoas em menos tempo, o que não seria possível sem elas. 

Mesmo que o seu negócio ainda seja pequeno, com as ferramentas digitais, você tem nas mãos o poder de escalá-lo, ou seja, de torná-lo maior e mais rentável, mesmo com todos os limites que ele tenha. 

Por exemplo, se você é um professor de Inglês, com os meios digitais, você pode criar cursos digitais uma só vez e oferecê-los na Internet pelo tempo que quiser. É claro que você vai precisar continuar a criar conteúdo para que os cursos sejam vistos pelas pessoas, mas mesmo assim, você será capaz de tornar os seus serviços maiores do que eles poderiam ser se dependessem somente do seu tempo e da sua disponibilidade física.

2. Você está perdendo a chance de conquistar mais clientes e parceiros

A Internet abre um mundo de conexões, é como uma vitrine gigante em que as marcas e pessoas trocam ideias e experiências o tempo todo, sem limites físicos ou geográficos. 

Neste mundão de conexões, estão seus clientes atuais, os clientes que você quer conquistar, seus parceiros estratégicos e todo o seu networking potencializado ao máximo. Você ainda tem a coragem de me perguntar o que você está perdendo sendo um analfabeto digital?

3. Você está perdendo a oportunidade de construir a sua autoridade no digital (e levar para fora dele) e de mostrar o que diferencia você dos seus milhares de colegas

Se você precisa e deseja comunicar os seus diferenciais e insiste em fazer isso no offline, restam poucas saídas para você. Cartão de visita impresso? Outdoor? Folder? Mala-direta? Anúncio no jornal? 

Você sabe que o caminho não é mais esse. Hoje, quem quer mostrar a que veio precisa estar na Internet e saber como se posicionar no mundo digital. 

Mas como consigo isso Fer, se está todo mundo no mesmo ambiente digital?

Antes de tudo, você precisa estar neste mundo. Para de lutar contra a maré! Ficar de fora do digital não vai te diferenciar dos outros que estão, só vai fazer com que você não exista mais. Calma, você vai continuar existindo, mas, como o seu público e todo mundo estão em outra esfera, ninguém vai te ver. É como se você estivesse invisível.

Conforme você for se expondo na Internet e utilizando as ferramentas digitais disponíveis, você vai passando do status de visível para o status de diferenciado. Para isso, você precisa criar conteúdo de qualidade e com consistência, criar e manter um posicionamento adequado aos seu negócio e aos seus objetivos, criar relacionamentos e interagir, ter um aprendizado contínuo e ágil (Life Long Learning), entre outras coisas.

4. Você está perdendo a chance de aprender e de compartilhar os seus aprendizados no digital

Aprender não é mais uma questão de escolha, é uma questão de obrigação. Como você já percebeu, as transformações do mundo ganharam uma velocidade que não nos permitem parar e confiar no que já sabemos e aprendemos. Temos que seguir o fluxo. 

É claro que você não pode consumir todo tipo de informação e conhecimento, senão, você pira, literalmente! Dentro da sua área de atuação, escolha as suas fontes de informação e pessoas referências. Foque nelas e alimente o seu mind set constantemente. 

Quando você compartilha seus conhecimentos e aprendizados, você não está dando nada de graça, como algumas pessoas insistem em pensar. Você está construindo um caminho de trocas e convidando as pessoas a se relacionarem e a confiarem em você. Entende a diferença? Muda já o seu mindset antes que seja tarde.

5. Você está perdendo o seu precioso tempo – e você sabe que tempo é dinheiro!

Leia também: Carreira 5.0 – o que é isso?

À medida em que você trabalha o máximo que pode e fica limitado ao seu trabalho direto. O mundo digital é capaz de expandir esses limites através de ferramentas que tornam a sua rotina mais produtiva e os seus resultados mais escaláveis, dependendo menos do seu esforço direto. Dessa forma, você consegue ter mais tempo de qualidade com a sua família e para cuidar de si mesmo. Não é tudo o que você quer na vida?

6. Você está perdendo a melhor versão de si mesmo e do seu negócio

Enquanto você for um analfabeto digital, você está se contentando com a mediocridade, ou seja, você está se negando a oportunidade de evoluir e mostrar a melhor versão de tudo o que você realiza. É como se fosse uma luz bem fraquinha com potencial de virar uma clareira, mas que não quer sair da caverna. Tem muita gente que precisa da sua luz! Coragem!

Falei de tudo o que você está perdendo enquanto insistir em ser um analfabeto digital, mas o fato é que você só tem a ganhar se você aceitar que do outro lado existe um caminho mais interessante e cheio de oportunidades para você e para o seu negócio. Eu sei que no início tudo parece mais difícil e trabalhoso, mas eu nunca falei que seria barbada. Fácil é ficar onde você está, mas desse mato não sai mais cachorro.

Ninguém nasce sabendo, mas para aprender e se adaptar ao mundo digital, você precisa parar de andar para trás e dar o primeiro passo para mudar de cenário.

Vem que eu te pego pela mão. Eu já passei por essa fase de transição e posso te guiar com a segurança que você precisa. Mas não te ilude que eu não carrego ninguém, eu só guio.

Se você tiver voia, conta comigo pra voar! Caso contrário, se você não tiver essa vontade, fique onde está, mas não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, combinado?

Conheça o Método Carreira 5.0 para crescer como profissional-empreendedor com confiança, resultado financeiro e reconhecimento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here