Como começar a falar de uma das coisas que eu mais acredito e pratico nessa vida? Realização e resultado financeiro andando juntos e crescendo a cada dia. Já adianto que isso não é uma utopia, mas só é possível se você, mais do que acreditar, levantar da cadeira e fizer por onde. 

Já está provado que trabalhar com o que te faz feliz é o segredo para o sucesso. Mas nesse caminho, há desafios e aprendizados, muitas vezes dolorosos, que fazem inúmeras pessoas desviarem ou até mesmo desistirem, achando que não era aquele o caminho. 

Vou dar alguns exemplos para você ver como isso acontece.

Quem começou a empreender, desiste e volta a ser empregado achando que essa é a única maneira de ter alguma segurança. Ou está em uma empresa amando o que faz, mas ganhando pouco, não sabe como sair da situação: pedir aumento de salário ou tentar outra oportunidade? Quem está em uma empresa ou com seu negócio próprio ganhando bem, mas odiando o que faz, acha que para ganhar bem tem que pagar o preço. 

Quando começamos a inovar nossas práticas e arriscar. Fazer diferente e investir na digitalização do negócio e nos iludimos com o resultado imediato! O investimento financeiro que precisamos fazer para testar o novo e validar o que será útil para o momento! Às vezes nos desanimamos e é nesse momento que muitos se perdem.

Quem nunca passou por uma dessas situações? Nunca falei que era fácil, mas afirmo que é possível. Para você continuar no caminho, é preciso ter a coragem de se conhecer a fundo, criar uma base sólida de autoconhecimento e valores, para depois fazer o que precisa ser feito com muita disciplina e foco. 

Para ajudar você a iluminar esse caminho para a realização com resultado financeiro, pensei em algumas dicas que deram certo na minha jornada e que eu pratico diariamente. 

São 9 S’s: 9 saberes fundamentais para atingir a realização pessoal e profissional + o resultado financeiro que você tanto almeja.

1. Saber quem você é

Quem acompanha meus conteúdos e treinamentos já sabe que sempre bato na tecla do autoconhecimento. Não adianta querer pular etapas, é fundamental começar pela construção de uma base forte e sólida para que o restante do caminho possa ser trilhado com segurança e sem barreiras internas. 

Para ter resultado financeiro, você precisa se sentir merecedor dele, precisa se livrar de crenças limitantes em relação ao dinheiro e de conceitos que talvez você tenha aprendido na infância, mas que só limitam a sua mente e as suas ações. E para ter realização, você precisa saber o que te realiza, o que traz esse efeito flow na sua vida.

2. Saber o que você quer

Saber qual é o seu grande sonho, ter metas mensuráveis e saber onde você quer chegar é fundamental para começar a trilhar o caminho da realização e dos resultados financeiros. Quanto mais claros esses pontos estiverem na sua cabeça, mais rápido você chega lá. E se você já definiu tudo isso, de tempos em tempos, é bom revisar, afinal mudamos ao longo do caminho e os objetivos podem mudar também.

3. Saber o que você NÃO quer

Saber o que não faz parte dos seus sonhos e objetivos, do seu propósito e que você não quer viver é importante para focar no caminho certo e parar de colecionar frustrações. 

Então, pare agora e liste tudo o que você não quer para a sua vida pessoal e profissional. O que você não quer mais na sua rotina? Aquilo que você não quer ter que fazer? O que você não quer mais sentir?

4. Saber os seus diferenciais e comunicá-los

Os seus diferenciais têm que estar na ponta da língua. Quando alguém perguntar o que você faz, você já precisa falar o que te diferencia no mundo. Além disso, saiba todas as formas de comunicar esses diferenciais e aproveite todas as oportunidades.

Trabalhe diariamente para a sua marca estar nos canais corretos com conteúdo rico e relevante, que engaje o seu público com o seu propósito. Você é o primeiro grande embaixador da sua marca, então, não tenha vergonha de se expor e de falar sobre o que você acredita, começando pela sua marca.

5. Saber cobrar e se posicionar

Sabe aquela base forte de autoconhecimento que falei no primeiro item? Sem ela, você vai ter vergonha de cobrar e medo de se posicionar. Isso é muito comum acontecer. 

Se você sabe do seu valor, sabe se posicionar e comunicá-los, cobrar pelos seus produtos ou serviços é só um detalhe porque todo o valor já foi comunicado e entendido antes do orçamento chegar nas mãos do cliente. 

Então, esteja seguro do que você entrega e cobre de acordo com isso. E lembre-se que o valor dos seus serviços também comunica o seu posicionamento. Mas isso não quer dizer que você tenha que ter só produtos de alto valor. Como estratégia dentro do seu negócio, você pode ter produtos ou serviços de menor valor, dentro de uma esteira de produtos que levem a produtos de maior valor. Isso facilita o caminho para o cliente, dando opções para todas as fases do consumo e todas as fases da sua vida. Essa é uma tendência, principalmente no pós crise, entregar muito valor agregado cobrando valores mais acessíveis por alguns produtos.

6. Saber se organizar e conciliar seus papéis

Não é por nada que o tema “produtividade” é um dos mais buscados na Internet e em palestras e cursos. Eu sei que não é nada fácil conciliar família, vida social e trabalho, mas é possível chegar a uma rotina com equilíbrio entre todos esses papeis. E esse equilíbrio é fundamental para a tão sonhada realização com resultado financeiro. 

Se a balança pende para um lado, é sinal de que há algo errado. E aí vem aquela sensação de trabalhar a exaustão e não ter o resultado merecido. O reconhecimento e o sucesso não vem pelo trabalho árduo e exaustivo. Ele vem pela gestão equilibrada de todas as nossas tarefas e responsabilidades. 

E como se consegue isso?

Refletindo sobre se o que você está fazendo hoje (faça um levantamento detalhado) está te levando ao resultado que você deseja. Sabendo desapegar de funções que não são suas. Sabendo fazer combinados com sua família. Delegando funções com sua equipe. Sabendo dizer não. Sabendo organizar e visualizar suas tarefas diárias.

“Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós”.

Essa é uma citação do livro Essencialismo – a Disciplinada busca por menos – do autor Greg McKeown. Tudo a ver com esse desafio, não é mesmo?

7. Saber aprender continuamente

Tudo o que você aprendeu pode ter ajudado você a chegar até aqui, mas o que te leva a alcançar passos maiores é o aprendizado contínuo, o Life Long Learning. Um conceito que aprendi no Vale do Silício, mas que sempre pratiquei na minha vida. 

Não se contente e se acomode com os seus aprendizados da faculdade ou dos cursos que você fez há alguns anos ou meses. Mantenha um compromisso com o seu crescimento contínuo porque dessa forma você vai poder entregar mais, agregar valor aos seus produtos e serviços e se sentir por dentro dos mais novos conceitos do mundo dos negócios.

8. Saber medir o seu resultado financeiro

Está aí o “calcanhar de aquiles” de muitos empreendedores, que, por não saberem sobre a sua situação financeira, podem, inclusive, estar atingindo resultados, mas não chegam a saber disso. E a situação inversa também acontece, tudo pela falta de gestão financeira do próprio negócio ou da própria vida. 

Não precisa gostar de fazer, mas sou obrigada a dizer que você precisa fazer isso para ter o controle da sua vida e dos seus resultados. Com o tempo, esse controle vira um hábito, pode acreditar. Comece do jeito mais simples, como achar mais confortável para você. O importante é fazer.

Os bilionários não viram bilionários sem saber gerir a sua fortuna. Eles mantêm o hábito de administrar o seu dinheiro, desde o começo, lá quando tinham pouco para lidar. Mas, como todo o hábito, precisa ser praticado e entrar na rotina. 

Sempre lembro disso. Além de saberem administrar o seu dinheiro, os bilionários estudam no mínimo 5 horas por semana. É uma característica comum entre as pessoas bem-sucedidas.

9. Saber inspirar as pessoas

Saber inspirar as pessoas a se engajarem no seu sonho não é para todo mundo, mas quem consegue conquista aliados e embaixadores para a sua marca, sem tanto esforço. Conquista parceiros, incentivadores e aliados que podem ajudar você a chegar na sua realização e nos seus resultados financeiros mais facilmente. 

Para conseguir esse tesouro, você precisa ter um propósito forte bem claro e comunicá-lo ao mundo. Bora lá?

Para finalizar, tenho uma coisa para te falar porque sei que você está pronto: 

Seja F.O.D.A na carreira e ganhe dinheiro

Espero ter inspirado você a acreditar e a buscar os seus 9 S’s da realização e do resultado financeiro. Você viu que é possível e que só depende de você dar os primeiros passos.

Vamos que eu ajudo você nessa jornada.

Leia também:Como descobrir o seu propósito de vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here