plano-de-carreira-alinhando-metas-as-oportunidades

Todos nós temos vários objetivos, como relacionamento, plano de carreira, finanças, viagens, objetivos pessoais… Os objetivos nos dão um senso de direção e foco em nossas vidas.

 

Nossos objetivos pessoais de carreira nos ajudam a determinar o que queremos e porquê o queremos. Isso nos permite concentrar nossas energias na direção certa e alcançar o sucesso profissional. 

 

Da mesma forma, as empresas também têm objetivos. Isso os ajuda a administrar, gerenciar e expandir os negócios com eficiência. Como em qualquer relacionamento, é importante que os objetivos de carreira da sua empresa e pessoais estejam alinhados. 

 

Mas você deve estar se perguntando: “Fer, como alinhar minhas metas com as oportunidades da empresa?” 

 

É sobre isso que falo no artigo abaixo!

 

Compreenda os objetivos da empresa

Para alinhar suas metas pessoais às da empresa, o primeiro passo é conhecer quais os objetivos do local onde trabalha. É conhecer a missão, visão, valores e planos dinâmicos.

 

Eles são:

 

Missão 

Cada empresa tem um propósito definido além de ganhar dinheiro — uma missão — a razão fundamental por trás de sua existência. Por exemplo, a declaração de missão do Google é: “Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.

 

Visão 

Uma empresa também define suas aspirações para o futuro — uma visão — o que ela aspira criar, alcançar ou se tornar. Por exemplo, a declaração de visão do Google é: “Fornecer acesso às informações do mundo em um clique.”

 

Valores 

As empresas também identificam os princípios orientadores que as ajudam a definir suas atividades de negócios. Esses valores estão no cerne da missão do negócio. Você pode entendê-los examinando as ações da empresa. Por exemplo, os valores centrais do Google incluem: “Concentre-se no usuário e tudo o mais virá.” “A necessidade de informação ultrapassa todas as fronteiras.”

 

Planos dinâmicos 

Com base na missão, visão, valores e no ambiente geral de negócios, uma empresa cria planos para conduzir seus negócios. Esses planos podem ser em nível organizacional, de departamento ou até mesmo em nível de funcionário individual. A compreensão desses planos pode ajudá-lo a ter um melhor controle das metas da empresa.

 

Leia também::: Mitos e verdades sobre transição de carreira

Alinhe às suas metas pessoais

A palavra-chave aqui é “carreira” e NÃO “emprego”. Você pode aceitar um emprego por diferentes motivos. 

 

No entanto, uma carreira de sucesso requer metas de curto e longo prazo que você tente alcançar. Alguns exemplos de objetivos pessoais de carreira são:

 

  • Tornando-se um CEO nos próximos 7 anos
  • Explorando caminhos que ajudam você a obter mais experiência em um determinado domínio
  • Adquirir um determinado diploma ou certificação para obter uma vantagem sobre seus colegas
  • Melhorar sua renda em x% nos próximos ‘y’ anos
  • Tornar-se o profissional de referência em sua área de especialização dentro de sua empresa

 

Além disso, lembre-se de que as metas pessoais devem seguir a metodologia SMART. Ou seja, elas são específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), relevantes (Relevant) e temporais (Timely). Objetivos aleatórios, geralmente, não são cumpridos.

 

Alinhe seu plano de carreira às oportunidades

Ao longo dos anos conversando com profissionais de grandes empresas, percebi que, em muitos casos, existe uma grande lacuna entre os objetivos da empresa e os objetivos de carreira do indivíduo. 

 

Em alguns casos, o funcionário simplesmente desconhece as metas da empresa e cria seus objetivos sem levá-los em consideração. Ou seja, estabelece um plano de carreira fora da empresa, enquanto no próprio espaço poderia ter esse sucesso.

 

Em palavras simples, perde a oportunidade.

 

É importante entender que uma empresa funciona melhor quando todos os seus funcionários estão cientes de seus objetivos e alinham esforços para cumpri-los. 

 

As empresas sempre preferem funcionários que sejam sensíveis à sua missão e visão e façam esforços conscientes para contribuir para alcançá-los.

 

Profissionalmente, alinhar seus objetivos pessoais de plano de carreira com os objetivos de sua empresa pode ser uma das estratégias mais poderosas, pois o torna desejável para a organização. 

 

Se você adora seu trabalho e se alinha com a empresa, verá que ela também está investindo em você, criando um cenário onde todos ganham.

 

Leia também::: Mitos sobre a disciplina no trabalho que você deve substituir 

 

Agora é com você!

Ou seja, muitas pessoas abandonam seus empregos atuais em busca de uma carreira, quando ela poderia ser feita na própria empresa onde está agora. Porém, a falta de visão das oportunidades é que impedem que isso aconteça.

 

Ou seja, antes de se largar no mundo em busca da carreira do seu sonho, dê um passo atrás e observe sua empresa. Ali você teria oportunidade de seguir seu plano de carreira? Ela dá as oportunidades para isso? Você sente-se feliz onde trabalha, mas quer apenas ter crescimento profissional?

 

Então não mude de empresa e aproveite as oportunidades que ela lhe dá. Tenho certeza que seu crescimento será mais rápido e suas metas profissionais serão atingidas.

 

Mas se a resposta é não, então tá em busca do seu sonho. Procure a empresa onde você considera que encontrará as oportunidades que deseja para ter a carreira das duas metas.

 

Espero que o artigo sobre plano de carreira e oportunidades alinhadas tenha sido útil para você! E se quer mais dicas, confira o vídeo que preparei para meu canal do Youtube sobre o Método Carreira 5.0. É só dar o play abaixo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here