Assim como a famosa jornada do herói, todo o negócio segue uma trajetória padrão, mas nem todos conseguem chegar até o fim dessa aventura que é empreender. Todo negócio começa movido por um sonho ou uma necessidade, passa por provações e desafios dignos de grandes filmes e pode chegar ou não à fase de colher os frutos, até porque final não existe ou pelo menos não queremos que exista, não é verdade?

Para que o seu negócio dure mais do que o tempo do seu sonho, você precisa testar a sua teimosia e os limites da sua resiliência. Não adianta choramingar pra todo mundo o tempo todo. Você precisa bater no peito e dominar a situação, seja ela qual for. 

Se você acha que está pronto, te convido a analisar estes 5 pontos sobre o seu negócio:

1. Ele carrega o seu porquê?

O porquê, propósito ou manifesto do seu negócio, é a razão de ele existir, aquela chama de motivação que te moveu a criá-lo e a mantê-lo firme e forte até agora. 

O perigo é, à medida que o negócio vai evoluindo, você esquece o seu porquê em algum lugar do passado onde você não consegue mais acessar, tipo quando você perde o login, a senha e não existe a opção de criar nova senha, sabe? 

Aí a coisa desanda mesmo, afinal, sem o porquê pra puxar tudo isso, o negócio perde o sentido de existir e vai definhando aos poucos porque simplesmente perdeu a sua luz, o seu guia. 

Por isso, tenha o seu porquê sempre por perto, faça um quadro, cole no mural se preferir, mas olhe pra ele diariamente. Fortaleça o compromisso com o seu sonho TODOS OS DIAS, regue a plantinha com aquela paixão do início. Fiz várias analogias pra deixar bem claro como funciona esse negócio do porquê ou do propósito. Não importa como você o chame, o que importa é manter ele com você bem forte.

2. Ele existe para quem?

Leia também: Preciso levar meu negócio pro digital, e agora?

Além do porquê, você precisa saber para quem o seu negócio existe. Se for só pra realizar o seu sonho ou desejo de ter um negócio próprio ou sair da CLT, não basta. E, o que é pior, se o seu negócio começar só por isso, ou seja, só pra você, o fracasso é quase certo.

O seu negócio é a solução para um ou mais problemas de alguém? Quais são esses problemas? Quem são as pessoas que se beneficiarão com o seu produto ou serviço? O seu negócio faz sentido pra elas? De que forma? Investigue.

O seu negócio deve ser maior, bem maior, do que seu sonho e suas necessidades. Ele precisa ser do mundo e para as pessoas. Precisa transformar e fazer a diferença na vida de alguém. Captou a importância?

3. Quem é o dono do negócio?

Muitos negócios se perdem no caminho porque têm vários donos. E não estou falando de muitos sócios ou algo assim. O dono do negócio muitas vezes é o dinheiro, ou seja, o empreendedor visa somente ao lucro e nada mais. Esse empreendimento já começa pobre e, mesmo que enriqueça o dono, continuará pobre e limitado porque não serve às pessoas, não é importante na vida de ninguém, só necessário, só responde a uma demanda, nada mais.

Outro dono que costuma reivindicar os direitos sobre o seu negócio é o ego. Se o seu negócio existe para você provar para alguém que você é capaz, volte todas as casas e repense tudo porque o jogo já está perdido. Ego, orgulho e coisas do tipo só atrasam a vida, e com o seu negócio não é diferente. 

E, se você pensa que o dono do seu negócio é você, se engana! O dono é o para quem, nada mais a declarar. 

4. Ele conecta outros porquês ou propósitos?

Um negócio forte hoje em dia é aquele que tem e que comunica uma causa, que mobiliza todas as suas forças para levantar uma bandeira e liderar um movimento. Muito grandioso? Sim, as pessoas se conectam com lutas semelhantes, com causas em que elas acreditam e que assinam embaixo. Elas querem fazer parte de algo maior do que elas, não apenas consumir um produto ou serviço, entende?

É tudo muito UAU, eu sei, mas é possível ter isso no seu. Reflita sobre as suas causas, as suas lutas, as transformações que você gostaria de ajudar a criar. Você, empreendedor, pode tudo isso a partir do seu empreendimento. É sério!

Você é grande como o seu sonho! Está mais do que na hora de começar a enxergar isso. Mude a sua lente porque eu já vejo isso.

Vamos juntos? Conte comigo para dar ainda mais força e voz ao seu porquê! Se precisa de ajuda com o seu negócio, é só clicar aqui. 

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here