qual-e-a-importancia-da-cultura-organizacional-para-uma-empresa

 

 

Você já ouviu falar em cultura organizacional? Sabe qual a importância dela para as empresas? Se a resposta é não, lamento informar, mas isso pode ser um grande problema para o seu negócio.

 

Acontece que a cultura organizacional é muito importante para qualquer negócio, seja uma microempresa ou uma multinacional.

 

Ela é extremamente importante para o sucesso e a saúde geral de sua empresa, de seu pessoal e de seus clientes. 

 

Portanto, é útil gastar um tempo considerando porque a cultura de sua empresa é como é e por que é importante que continue assim — ou mude.

 

Quer saber mais sobre isso, e como reconhecer a cultura organizacional no seu negócio? Então vem comigo no artigo abaixo!

 

Mas o que é a cultura organizacional?

Antes de começarmos, vamos revisar o que exatamente é a cultura organizacional da empresa. 

 

Ela é definida como os valores, ideais, atitudes e objetivos que caracterizam uma organização. 

 

A cultura de sua empresa é composta por elementos intangíveis importantes que ditam como sua equipe opera e faz negócios. 

 

De várias maneiras, a cultura da sua empresa torna-se parte da identidade da sua organização, por isso é importante acertar. 

 

Não existem duas culturas empresariais iguais, porque cada organização tem objetivos únicos e é composta por diversas pessoas únicas. 

 

Uma grande parte da criação de uma cultura de trabalho positiva é garantir que todos os funcionários sejam representados e responsabilizados. 

 

A cultura organizacional de sua empresa deve unificar seus funcionários e impulsioná-los em direção a um objetivo comum. 

 

Abaixo, elenco os motivos que tornam a adoção dessa prática tão importante.

 

Leia também::: Plano de carreira: alinhando metas às oportunidades

Ela define a identidade da empresa

Aqui está um exercício de reflexão: escreva em uma folha de papel cinco atributos que melhor descrevem a cultura de sua empresa. 

 

Você pode escrever algo como “bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal” ou “muitas reuniões” ou talvez “orientado para a equipe”.

 

Agora, passe alguns minutos pensando sobre porque cada um desses atributos é importante para sua empresa em particular. 

 

Por que é significativo que sua empresa tenha um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional? O que torna esses atributos culturais valiosos para seu pessoal e clientes?

 

A cultura organizacional define para você e para todos os outros como sua organização faz negócios, como sua organização interage entre si e como a equipe interage com o mundo externo, especificamente seus clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, e todas as outras partes interessadas. 

 

Em outras palavras, sua cultura organizacional repercutirá em todos os aspectos de seu negócio porque representa a maneira como você faz negócios. 

 

É simultaneamente a sua identidade e a sua imagem, o que significa que determina como o seu pessoal e os clientes o veem.

 

Quais os valores essenciais da sua empresa?

Sua cultura pode ser um reflexo dos valores essenciais de sua empresa. As maneiras pelas quais você conduz negócios, gerencia o fluxo de trabalho, interage como uma equipe e trata seus clientes. 

 

Todas somam uma experiência que deve representar quem você é como uma empresa e como acredita que um negócio deve ser administrado. 

 

Em suma, sua cultura é a soma das crenças de sua empresa em ação.

 

Mas se os valores que você adota não correspondem à sua cultura, isso é um problema. Isso pode significar que seus “valores essenciais” são uma lista de chavões sem sentido, e seu pessoal sabe disso.

 

Uma forte cultura organizacional mantém os valores essenciais da sua empresa na frente e no centro em todos os aspectos de suas operações diárias e estrutura organizacional. E o valor de fazer isso é incalculável.

 

Ela molda a sua empresa

Uma das maiores vantagens de uma cultura organizacional forte é que ela tem o poder de transformar funcionários em defensores do seu negócio.

 

Seu pessoal quer mais do que um salário fixo e bons benefícios: eles querem sentir que o que fazem é importante. 

 

E quando seus funcionários sentem que são importantes, é mais provável que se tornem defensores da cultura. 

 

Ou seja, pessoas que não apenas contribuem para a cultura de sua empresa, mas também a promovem e vivem interna e externamente.

 

Como você consegue isso? Uma maneira é reconhecer um bom trabalho. Uma cultura que celebra os sucessos individuais e da equipe, que dá crédito quando o crédito é devido, é uma cultura que oferece um sentimento de realização. Essa é uma maneira de transformar funcionários em defensores.

 

Assista também::: Como desenvolver o mindset da prosperidade

Você retém os melhores funcionários

Não deve ser surpresa que os funcionários que se sentem parte de uma comunidade, em vez de uma engrenagem em uma roda, tenham maior probabilidade de permanecer em sua empresa. 

 

Na verdade, é isso que a maioria dos candidatos a empregos procura em uma empresa.

 

Pergunte a qualquer profissional de alto desempenho o que o mantém em sua empresa e você certamente ouvirá esta resposta: as pessoas. 

 

É porque uma cultura de trabalho focada nas pessoas tem um apelo profundo. Ajuda a melhorar o engajamento, proporciona uma experiência única aos funcionários e faz com que seu pessoal se sinta mais conectado.

 

A cultura organizacional melhora o desempenho

A cultura organizacional tem um impacto direto no desempenho e, mais importante, no bem-estar de seus funcionários. 

 

Uma cultura saudável aborda essas duas áreas, encontrando um equilíbrio apropriado com base nos valores da empresa.

 

E quando há essa conexão dos funcionários e clientes com a empresa, o desempenho vai lá nas alturas!

 

Invista em sua empresa

Como fica claro, investir na cultura organizacional é algo fundamental para qualquer empresa. Inclusive, a sua até já tem uma, resta saber se ela é positiva ou negativa.

 

E acima estão apenas algumas das razões pelas quais a cultura organizacional é importante, mas são um bom ponto de partida para fazer você pensar sobre o que sua própria empresa traz para a mesa. 

 

O que é importante na sua empresa pode ser totalmente diferente dependendo da situação. Então, agora é hora de dar o próximo passo.

 

Descubra quais aspectos de sua cultura organizacional são mais importantes para seu pessoal e pense em realizar uma auditoria de cultura. 

 

Seu objetivo é descobrir o que seu pessoal mais valoriza e apoiar isso. Dessa forma, você está um passo mais perto de criar um local de trabalho extraordinário.

 

Gostou do artigo sobre cultura organizacional? Então me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here