Muitas vezes, como mentora de carreira, vejo pessoas extremamente talentosas que se perdem no caminho que escolheram e se veem sem alternativas, não sabem como transformar resultados com seu talento.

Mesmo sendo talentosas? Sim. Isso acontece porque nem sempre enxergamos esse talento e aí vem outro porquê. Simplesmente porque não nos conhecemos o suficiente. Saber quais são nossas habilidades, nossos talentos e nossos diferenciais exige autoconhecimento.

Por isso, novamente bato nessa tecla porque nunca é demais e, principalmente, nunca é tarde demais para descobrir tudo isso.

Hoje você pode estar se sentindo perdido diante de tantas possibilidades, pode estar se perguntando no que deve focar ou ainda como ter mais resultados com o que você sabe e gosta de fazer.

As dúvidas são tantas e trazem angústia e ansiedade, sei bem como é isso. Mas existe saída para este problema, acredite. Continue comigo, separei algumas dicas certeiras para que você saiba transformar seus resultados com o seu talento.

Descubra suas habilidades

Antes de tudo, vamos à definição. Talento é uma habilidade bem trabalhada, é aquilo que você faz sem tanto esforço e que costuma trazer resultados positivos. Se você ainda não sabe quais são suas habilidades, você não sabe qual é o seu talento ou talentos.

Nesse caso, pergunte às pessoas que convivem com você. Observe os feedbacks, a opinião dos outros sobre o seu trabalho, no que sempre disseram que você é bom. Mas atenção, aceite se o que você ouvir for bem diferente do que você sempre pensou que fosse. 

Em outras palavras, esteja aberto aos sinais. Desligue o “piloto automático” e preste atenção ao que acontece e ao que dizem ao seu redor. Encare isso como uma missão especial, porque de fato ela é.

Não tem nada mais importante do que saber quais são suas habilidades e talentos, mesmo que você pense que é muito tarde para isso, mesmo que te digam essa barbaridade. Não dê ouvidos e foque na sua missão. Por você.

Leia também: As habilidades que irão determinar seu futuro

Lapide suas habilidades

Após descobrir ou saber quais são as suas habilidades, é hora de lapidar cada uma delas para transformá-las em talentos. Como fazer isso? Existem inúmeras formas, mas todas passam pela vontade de aprender mais. Sem ela, você estaciona e colhe sempre os mesmos resultados, não tem jeito. 

O que eu posso dizer para você em relação a esse assunto é que: aprender vicia! Isso mesmo, à medida em que você vai aprimorando seus conhecimentos em uma área que você já é bom, você vai gostando da sensação de descobrir que você pode sempre mais, que você está se diferenciando no mercado.

mulher pintando

Reserve um valor para seu aprendizado constante. Isso faz toda a diferença na sua carreira para transformar resultados com seu talento

Aproveite as várias possibilidades de se aprimorar como livros, cursos on-line ou presenciais, eventos, grupos e comunidades. Existem cursos que cabem no seu tempo e no seu bolso. Invista nisso sempre. 

Lapidar uma habilidade até se tornar um talento também acontece quando você a pratica. Quanto mais você treina e pratica uma atividade, seja ela qual for, você a aprimora, ou seja, se torna melhor naquilo. 

Conforme matéria da Forbes, o nadador norte-americano Michael Phelps, maior medalhista olímpico, mede 1,93 metros e tem uma extensão de braços maior ainda. Com este porte, a sua braçada no nado é maior do que qualquer outro atleta. Mas ele não deixa de nadar 75 km por semana, em época de treinos, o que o torna ainda melhor como nadador. Ele soube transformar resultados com seu talento.

Agregue habilidades estratégicas

É importante lembrar que focar nas habilidades que você já possui não significa que você deva se fechar para novos aprendizados ou para novas habilidades. Dentro desse assunto, a minha dica é: procure habilidades que complementem e enriqueçam as que você já tem.

E tudo depende dos seus objetivos. Por exemplo, se você é um dentista e quer ser reconhecido dentro da odontologia estética, faça todos os cursos e atualizações que te proporcionem autoridade no assunto. 

Mas não esqueça que existem conhecimentos que são úteis para qualquer área e para qualquer profissional. Alguns exemplos: saber falar em público ou pelo menos se virar, saber administrar seu tempo e o seu dinheiro, se relacionar bem com as pessoas, entre outras.

Não quero dizer que você deva se especializar nessas áreas, mas você pode adquirir essas habilidades para agregar às que você já possui, melhorando em todos os sentidos.

Leia também: Contornando os impactos da sazonalidade nos negócios

Adicione disciplina ao seu talento

Você já deve ter escutado pessoas falando que, nos tempos de colégio, iam bem nas provas mesmo sem estudar ou ir a todas as aulas. Isso na vida profissional é algo raro, por isso, não se apegue a esses exemplos para a sua carreira.

Você pode ser muito inteligente e talentoso, mas se não tiver disciplina para aprimorar seus conhecimentos e ir além, provavelmente será um talento desperdiçado ou limitado. 

Por isso, tenha a disciplina como um valor seu. Seja pontal, cumpra suas promessas e compromissos, tenha metas claras, planeje e execute para transformar os resultados com seu talento.. Isso por si só já faz com que você esteja na frente de muitos profissionais. 

Leia também: Mitos sobre a disciplina no trabalho que você deve substituir

Aprenda a mostrar o seu talento 

A sociedade de alguns anos atrás costumava rotular e separar os introvertidos dos extrovertidos, e esse rótulo determinava muitas vezes o sucesso profissional das pessoas. Ou seja, os introvertidos tinham menos chances de se dar bem do que os extrovertidos e ponto. 

Hoje, felizmente, sabemos que essas características não são fatores limitantes se a pessoa souber trabalhá-las a seu favor.

Por exemplo, alguém tímido ou introvertido pode aproveitar a sua capacidade de observação e concentração para melhorar os seus resultados profissionais. Além disso, ele pode amenizar pontos críticos dessas características com autoconhecimento e cursos. 

Portanto, se você está acostumado a esconder os seus talentos, também deve ter se acostumado a não ser reconhecido. Se quiser mudar esse quadro, aprenda a mostrar o seu talento. Aos poucos e do seu jeito. Informe suas conquistas, compartilhe sua jornada, conte a sua história.

Use suas redes sociais, o LinkedIn e o seu ambiente de trabalho. Tudo isso conecta e ajuda a construir a sua rede de apoio, o seu networking. 

Leia também: A importância do networking

Agora, pegue tudo isso e coloque atitude. Vai lá e faz! Conta comigo para transformar seus resultados com o seu talento… afinal, faltam 67 dias para o ano acabar!

Você já descobriu qual o seu talento que poderá transformar seu resultados com seu talento?

Se sim, ótimo! Se ainda não descobriu, por que esperar até o ano que vem?

Esse tempo é suficiente para você fazer mudanças que vão te ajudar a tirar do rascunho a sua melhor versão e te ajudar a focar no seu verdadeiro POTENCIAL!

Eu posso te ajudar. Deixa eu te conhecer e entender qual é a melhor forma!

É hora de destravar, despertar e decidir de uma vez por todas a prosperar, realizar seus sonhos, virar o seu jogo!

Deixa eu te ajudar ❤️🙏 CLIQUE AQUI e se inscreva na lista de espera para a próxima DESPERTE – METORIA EM GRUPO que começa dia 08 de novembro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here