habitos

Hábitos, os impulsionadores do seu resultado!

Então é 31 de dezembro e uma das coisas mais comuns que as pessoas fazem são as listinhas de desejos para o próximo ano. Listinhas que em muitos casos ficam apenas nos desejos, e que não saem do papel. Que acabam trazendo frustração e sentimento de incompetência com a própria vida. Justamente pela falta de bons Hábitos na sua rotina.

 

Você sabe por que isso acontece?

Porque ao tomar uma decisão, ao listar um desejo, é preciso traçar uma meta de realização, e essa meta só vai funcionar se os seus hábitos estiverem condizentes com aquilo que você está buscando.

Entenda, ter o corpo que você deseja, por exemplo, não vai acontecer enquanto você não tiver hábitos que possibilitem esse resultado na sua vida. E um mesmo desejo pode envolver muitos hábitos, como nesse caso beber água diariamente, fazer exercícios com regularidade e se alimentar corretamente.

Mas por que quando uma pessoa tem um desejo, não consegue atingi-lo? Porque outros hábitos estão atuando nesse cenário, e certamente são hábitos que não impulsionam o resultado na nova direção desejada.

Então como eu posso mudar isso na minha vida?

No livro o poder do hábito, de Charles Duhigg, ele começa contando a história de Lisa Allen, uma mulher de 34 anos, e que aos 16 começara a beber e a fumar, passou grande parte da vida obesa, não tinha controle sobre suas finanças, continha várias dívidas e perto dos 30 anos passou pelo divórcio do seu casamento. Essa mulher chegou ao que muitos denominam de fundo do poço.

E uma grande mudança se instalou na sua vida, sob um forte impacto emocional negativo. Ela precisou perder tudo, para se conectar com o seu propósito e acreditar que sim, tinha todas as condições para conquistar a vida que desejava.

Nas páginas seguintes do livro o autor relata a mudança de Lisa, que só se deu possível porque a mulher decidira traçar novos caminhos.

 

E que caminhos são esses?

São os nossos hábitos.

Pense sobre a sua vida, sobre todas as áreas dela e como as coisas estão acontecendo. Enquanto que você continuar a praticar esse ritual diário da forma como está agora, os resultados continuarão a ser esses. Entenda, para um resultado diferente, um hábito diferente precisa se instalar para gerar a mudança. E tenha em mente, você não precisa ser como a Lisa do livro, você não precisa de um impacto emocional negativo para mudar. A mudança surge pela nossa procura em desenvolvimento, em viver o aqui e o agora, de forma intensa, ou seja, ela pode vir por impacto positivo também. Lembre-se que tudo está dentro de você.

 

Como criar um novo hábito?

procrastinação

Vamos pensar sobre a vida de Lisa novamente. Como ela conseguiu mudar toda a vida, construir um resultado diferente e sentir-se plena e realizada? Bem, o primeiro passo dado foi a mudança de um hábito, o de fumar. Esse hábito desencadeava vários outros hábitos negativos em sua vida, estavam interligados e manipulavam o desejo de Lisa e por isso parar de fumar era tão difícil e ao mesmo tempo essencial.

É preciso que você tenha clareza de que um hábito não deixa de existir, por isso um alcoólatra jamais deixa de ser um alcoólatra, mas sim alguém em recuperação constante, o poder do hábito de beber é tão forte em sua vida, que pode ser recuperado rapidamente. Por isso criar um novo hábito é fundamental.

O novo caminho a ser traçado vai mudar toda a sua rota, vai alterar a sua rotina e vai impactar na sua vida. E um hábito precisa de disciplina para acontecer, e por esse motivo muitas pessoas desistem. E estou aqui para te dizer que para criar um novo hábito você precisa de estratégia, precisa identificar os pontos que te fazem fazer o que você faz e da forma como faz e o que precisa fazer diferente que vai ajudar a instalar esse novo hábito.

 

 

A recompensa

E claro, você precisa sentir a recompensa que terá com as suas novas práticas. Sinta a energia do seu corpo por você começar a correr todos os dias, por você beber água todos os dias. Sinta o quão bem humorado você vai se sentir porque o seu corpo vai estar em transformação, porque você vai se sentir mais bonito, mais feliz consigo.

O nosso cérebro funciona melhor toda vez que recebe estímulos e esses estímulos estão conectados com o que sentimos.

E é por isso que você precisa se ajudar. Monte um espaço na sua casa para você colocar todos os seus sonhos, recorte os países que você quer conhecer, a formação que deseja fazer, a família que quer construir, coloque imagens que acionam a felicidade e se sinta como se estivesse realizando tudo aquilo, se sinta merecedor de todas as realizações.

Espalhe comandos por toda a sua casa. Se você deseja cortar o açúcar da sua vida e isso lhe é difícil, pense numa plaquinha na sua cozinha indicando que café sem açúcar te faz sentir um sabor inigualável, que o seu corpo ama aquele sabor, eu tenho certeza que você já pode sentir a sensação do café ser delicioso.

Pense comigo sobre o sabor do limão, um lindo limão verde, cheio de suco. Abra a sua boca e sinta o sabor ácido do limão em sua língua. Nossa, o suco desce por sua garganta lhe trazendo várias sensações, não é mesmo?

 

Agora se dê conta, você salivou ao ler esse parágrafo?

habitos

 

Sentiu alguma coisa acontecendo na sua boca, mesmo que pequena ao ler essas palavras? Isso acontece porque o nosso cérebro não sabe o que é real e o que não é, ele projeta sensações a partir dos comandos que recebe. E é isso que acontece com os nossos hábitos, eles se tornam comandos para o funcionamento do nosso corpo, do nosso cérebro e da nossa vida.

Por isso sinta o que você deseja conquistar como se já fosse seu. Comece mudando um hábito, pode ser o de arrumar a sua cama ao levantar, e ele vai impactar em toda a sua rotina e nos outros hábitos que você tem.

Decida, visualize, sinta a sua recompensa, comece mudando um hábito, faça isso repetidas vezes, porque quanto mais você fizer, melhor fará dia após dia e mais fácil será para realizar. O seu cérebro vai criar uma nova forma de estimular essa conexão e o hábito passará a existir na sua vida. Compartilhe o seu novo hábito com alguém, compartilhe o seu desejo, isso te ajudará a te tornar ainda mais responsável com o seu ideal de mudança.

 

Conclusão

Quando você iniciar esse processo, entenderá que um hábito liga a outro, e quanto mais você vai entendendo sobre o que você quer, quanto mais estudar sobre si, e sobre como tornar possível, mais conexões vai fazendo e tornando realidade em sua vida.

Em o poder do hábito o autor diz, “Obviamente, alguns hábitos podem ser mais difíceis de mudar. Mas esse modelo é um ponto de partida. Às vezes a mudança leva um bom tempo. Às vezes exige uma série de experimentos e fracassos. Mas, uma vez que você entende como um hábito funciona – que diagnostica a deixa, a rotina e a recompensa –, você ganha poder sobre ele”.

Os hábitos são os determinantes sobre a nossa vida, e você pode transformar, criar e deixar de usar qualquer um em sua vida. O poder que um hábito tem sobre você, é você quem determina, porque esse poder está dentro do seu ser.

Conheça o Método que está mudando hábitos de milhares de mulheres e transformando suas vidas.

Abraços,

Fernanda Tochetto

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here