plano de metas

Como fazer um plano de metas para o ano novo?

Como fazer um plano de metas? O ano chegou ao fim e é hora de começar a planejar seus próximos passos. Toda virada de ano é uma oportunidade para fazer promessas, pensar nos objetivos e traçar as metas necessárias para alcançar e realizar os seus sonhos.

Planejamento é algo fundamental para o sucesso da nossa vida pessoal e profissional. É através da elaboração de planos que conseguimos imaginar o caminho que precisaremos percorrer para alcançar os objetivos traçados. Não é uma previsão do futuro, mas uma maneira de lidar melhor com as tarefas que estão por vir.

Nesse sentido, muitas pessoas não compreendem a importância de fazer um plano de metas, mas isso acontece porque boa parte delas não sabe nem como fazer um. Se você está disposta a entender como funciona a elaboração de um planejamento para dar o próximo passo na sua carreira ou na vida pessoal, esse post vai te ajudar através de dicas e conselhos. Confira a seguir!

O que levar em consideração

como-fazer-um-plano-de-metas

O primeiro passo é entender para que serve um planejamento de metas. Ele serve para que possamos ter uma visão mais generalizada sobre a nossa situação, seja nos negócios, na vida social ou em qualquer outra área, para entendermos o patamar atual e traçar o que queremos dali em diante.

É preciso levar em consideração dois aspectos de grande importância: onde você está agora (situação atual) e onde quer chegar ao final do planejamento (objetivo principal).

Determinar qual sua situação atual é fundamental para iniciar o processo. É a partir disso que podemos ter noção do quanto estamos nos esforçando e se isso é suficiente e eficiente ou se é preciso aumentar o esforço para sair da ineficiência.

O outro lado da moeda é avaliar qual o principal objetivo final, onde o plano de metas vai resultar. Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento. Você estabelece como objetivo chegar ao fim do próximo ano com R$ 10 mil na poupança. O planejamento servirá para te dar uma base de como fazer isso. A cada X dias será preciso colocar Y na conta, de modo que ao final do ano, o resultado alcançado seja o esperado.

Planejar é importante para melhorar a nossa rotina produtiva e cada vez mais necessário para não perdermos o foco.

Dicas para fazer o plano de metas

 

Entendendo a importância do planejamento, fica a dúvida de como pôr isso em prática. Separamos abaixo quatro tópicos com dicas essenciais para você criar e executar as suas metas de modo prático e sem grandes dificuldades.

Analise a situação geral

O planejamento não começa na criação dele, mas através de uma visão geral sobre tudo em que o envolva. Se for um planejamento pessoal, avalie se a sua vida está seguindo de acordo com o que você idealiza, quais foram suas realizações, quais as dificuldades, entre outros aspectos. Se for algo voltado para trabalho, é preciso estabelecer em que ponto está o negócio, a parte financeira (ganhos e gastos), a quantidade de trabalhos realizados e quais são os pontos fortes e fracos. É a partir da avaliação que você começará a traçar as metas.

Defina as metas

Depois de fazer a avaliação completa, é hora de começar a planejar. Estabeleça as metas desejadas para a realização de seus sonhos e objetivos. Metas são pequenas tarefas que ao serem cumpridas te aproxima do resultado final desejado. O mais importante é criar metas que sejam alcançáveis. Metas viáveis são importantes para não desestimular e, principalmente, para que o plano de metas não seja deixado de lado no meio do caminho. Uma dica para começar é listar 5 metas. Após terminar a última, inicie uma nova lista de metas. Com isso você terá uma visão menos trabalhosa a respeito de cada atividade e será mais estimulante buscar vencer cada etapa.

Trace o caminho para cumprir as metas

Você já avaliou, já definiu as metas, agora é o momento de começar a buscar formas de cumpri-las. Como traçar o caminho para isso? Primeiramente é preciso se organizar. Fazer anotações, definir horários, delegar atividades, criar uma rotina de produção. Na internet há vários aplicativos e programas gratuitos que ajudam nesse sentido. Outra coisa importante é não ir além da sua capacidade. Mesmo querendo alcançar logo os resultados finais, exagerar na realização das tarefas pode surtir um efeito contrário ao desejado. Seja sempre realista. Nunca perca o foco, pois se você desanimar, a chance de o planejamento dar errado é gigantesca. Por fim, para que você consiga realizar cada meta com sucesso, pense em um esquema de recompensas. A cada meta batida, um retorno positivo, um agrado. Motivação é palavra-chave.

Faça comparações

A cada meta superada, faça mais uma avaliação do quanto foi necessário para conseguir essa vitória parcial. Essas comparações são importantes para que você tenha noção da sua evolução, do seu esforço e de como o plano de metas foi importante para isso. Aqui vale construir uma planilha contendo as atividades realizadas, o tempo gasto e até mesmo as recompensas que você escolheu para cada vez que terminasse uma das tarefas. Comparando resultados você ajuda a facilitar a elaboração de novos planejamentos, novas estratégias para melhorar a sua produção pessoal e profissional, além de otimizar tempo, um item fundamental para o sucesso na busca pela realização dos sonhos e objetivos.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer o seu plano de metas para o novo ano, não perca mais tempo e inicie o seu planejamento. Lembre-se que se planejar é a forma mais simples de se aproximar dos seus sonhos e objetivos.

Trabalhe no planejamento, estabeleça metas possíveis e, principalmente, não desista. O fruto do trabalho é a realização, e não há nada mais realizador do que conseguir vencer os desafios, cumprir as metas e comemorar os resultados obtidos.

O que você achou desse post? As dicas lhe foram úteis para te ajudar a elaborar o seu planejamento? Deixe um comentário com as suas experiências no assunto e compartilhe o artigo nas redes sociais, pois seus amigos e contatos podem ter as mesmas dúvidas!

Fernanda Tochetto

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here