Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar em reciprocidade. Uma palavra tão nobre, porém, muito mais profunda do que a grande maioria tem compreensão ser seu verdadeiro significado.

Não estamos falando apenas em colher o que se planta, nem de gentileza gera gentileza. Estamos falando de um comportamento que o ser humano pode adotar em sua vida para transformar os seus resultados. Isso porque, além de mexer no grau de merecimento consigo e na empatia que pode atingir relações muito mais profundas, a reciprocidade traz um novo conceito para viver o cotidiano e levar as relações interpessoais a níveis grandiosos, de segurança, harmonia e construção conjunta.

E sabe por que?

Porque quando a reciprocidade entra em ação, o seu desejo é fazer algo por alguém, por alguma entidade ou ação em específico que lhe causam alguma sensação maior de merecimento, de bem-estar e de pertencimento, características comuns e que em geral norteiam a busca do ser humano pelo seu propósito.

 

Você lembra da dopamina, neurotransmissor responsável pelo humor e pelo prazer? Pois bem, é ele quem circula pelo seu corpo num ato comportamental de reciprocidade. Logo, alguém que faz algo por alguém é motivado não apenas por suas crenças e ambiente, como também pelo instinto natural de sentir satisfação. Quando se compreende isso, fica fácil entender porque fazer o bem beneficia os dois lados.

Vamos mais fundo?

Se você é empresária, vende alguma coisa, atende algum público específico, presta algum serviço, entende que fazer uso de comportamento recíproco faz uma verdadeira mágica acontecer em seu negócio. As pessoas querem resolver seus problemas, não importa o que, nem quais sejam. Uma vez que você consegue compreender o que o outro fala, e indo além das suas medidas para ajuda-lo, você cria um ambiente em que aquele que recebeu sua atenção irá retribuí-la de alguma forma.

Parece tão simples, e na verdade é. Você quer consolidar seu negócio no mercado, seja recíproco. Todos compram as ideias de quem já lhe fez algum bem.

Benefícios da reciprocidade

No livro Armas da Persuasão, Robert Cialdini relata que existem seis leis capazes de transformar o ambiente e que em geral estão intrínsecas na sociedade, e dentre essas leis está a reciprocidade. Num contexto maior, o que esse autor afirma em suas páginas é que o ser humano por natureza quer retribuir favores, logo, se você fez bem a alguém, certamente você receberá isso em troca. Nesse contexto maior, o autor explica que num ambiente de negócios a reciprocidade funciona como uma moeda de troca, logo se você está buscando receber algo, comece dando. Isso mesmo! É um endividamento de retorno a longo prazo e que se feito com a satisfação de doar algo, o caminho de volta será na mesma proporção.

Pense sobre como as grandes empresas funcionam. Pense sobre a Disney. Mesmo que você ainda não esteve lá, certamente não recusaria a oportunidade de conhecer os personagens que em algum momento construíram em sua vida alguma lembrança, um sorriso, um carinho e que te motivaram a fazer algo diferente.  E o que a Disney fez antes de você viver a experiência dos seus parques temáticos? Ela se endividou com você, ajudando na construção de todas essas sensações.

E pode ser que com você não seja a Disney, mas se você parar para pensar em algum momento vai encontrar alguma situação semelhante em sua vida.

Entendeu como o processo funciona? E ele é assim, em todas as relações humanas, de todas as naturezas, nos negócios ou na vida pessoal. Fazer o bem sem olhar a quem, exercitando sua bondade, sua vontade de ajudar, sendo uma pessoa melhor e que contribui para um mundo melhor criando ambientes mais positivos para si e para as pessoas ao seu redor, com gentileza, respeito e boa vontade. Aprendendo a retribuir o bem que as pessoas lhe fazem de maneira natural, que não seja uma obrigação e que prove para você que quando também precisar de ajuda, as chances de receber auxílio de alguém para quem já tenha feito algo de bom será muito maior, pois o sentimento de gratidão caminha junto com o de reciprocidade.

Adotar esse comportamento fará você ser reconhecida como uma pessoa de bem com atitudes positivas e que sempre está disposta a ajudar. Esse é o grande segredo, passar um exemplo positivo para a sociedade de que ser gentil, solícita, de alguém que busca por resoluções é o melhor caminho para quem quer se destacar e deixar a marca do seu legado registrada.

Para receber meus conteúdos com exclusividade para desenvolver sua alta performance e atingir os melhores resultados em sua carreira e prosperar em todas áreas de sua vida, clique aqui agora mesmo!

Gostou dessas dicas? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões!

 

Até o próximo post,
Com carinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here