procrastinacao

Procrastinação, a arte de adiar a própria vida

O que você está deixando para depois? O que você está pedalando, colocando um dia lá na frente para realizar. Perceba como a Procrastinação está inserida na sua vida e você não se dá conta.

Quantas vezes você já ouviu a sua volta as pessoas usarem frases como:

“depois eu resolvo”

“isso pode ficar para amanhã”.

 

Essa é a arte de deixar para depois.

Essa arte consiste em trocar a execução de uma tarefa muito importante para o resultado desejado, porém, pouco prazerosa, por outras de menor relevância ou até mesmo por distrações. É como se fosse uma espécie de sabotagem com os próprios sonhos.

E eu sei, isso é extremamente chocante, mas é uma das artes mais executadas ao redor do mundo, que pode implicar na vida das pessoas a frustração, o desânimo e como consequência mais procrastinação. Estudos nos últimos anos tem apontado além dos aspectos negativos, o conceito tempo como fator pré determinante nessas ações. E já de antemão você precisa compreender que é o equilíbrio que modifica o resultado que isso trará na sua vida.

 

Sua rotina

 

Pense nesse momento sobre a sua rotina, sobre como você tem levado as suas decisões, suas ações e como tem conduzido tudo isso. Porque age e reage de determinadas formas, o que te leva a conduzir o desempenho do seu papel nas áreas diferentes em que você protagoniza.

Encontramos na literatura de Silva e Yu (2009), que a arte da procrastinação como consequência negativa pode causar depressão, ansiedade, desorganização mental. E que o fator tempo não implica na realização das tarefas na sua quantidade, e sim na sua qualidade. Agora, o que tudo isso quer dizer?

Não é ruim você ter tempo para executar alguma coisa na sua vida, isso quer dizer, não importa se você tem um prazo maior para entregar alguma coisa, as pessoas são diferentes e o tempo que cabe para um, pode não ser o mesmo do outro. O que acontece é que algumas pessoas colocam suas tarefas atreladas ao dia da entrega, esquecem de gerenciar a atividade em passos, e sobrecarregam o tempo no seu limite.

 

Frustração

Esse cenário pode levar, em muitos casos a pessoa a desistir do que precisa fazer. Tarefas não executadas causam a frustração e como consequência num longo prazo dessa prática comportamental vem os desequilíbrios emocionais que afetam drasticamente o potencial que se poderia ter.

E como as pessoas sabotam os próprios sonhos? O tempo colocado de forma desequilibrada nas redes sociais, por exemplo, pode ser usado como exemplo de uma performance procrastinadora. Você precisa ter em mente, claramente, que o tempo é o seu bem mais precioso. É como um investimento de alto risco, sem reembolso, afinal ele não volta. Tudo o que você for olhar, ler, estudar e escutar, precisa ter conexão com aquilo que você quer transformar e compreender na sua vida.

Entenda que, procrastinar não tem a ver com usar impulsividade na tomada de suas decisões. Ou seja, você não precisa realizar tudo no ato. A análise sobre o cenário é de extrema importância, e isso diminui a ansiedade sobre ações que nos fazem viver no futuro.

Lembre-se que é o equilíbrio a chave para conduzirmos as nossas ações e decisões alinhadas. É ele que nos traz serenidade para entender quem somos e o que queremos, como funcionamos, aonde precisamos focar e evoluir. É ele em ação que nos afasta da arte de procrastinar de forma desequilibrada, evitando as devastadoras consequências sobre a nossa jornada.

 

Como controlar essa arte, e rever o comportamento procrastinador

 

É preciso treinar a mente. E parece difícil, porém é possível. E você pode começar com passos simples e que te ajudarão a controlar suas ações sabotadoras, até elas começarem a perder força sobre sua vida. Comece identificando as suas distrações para diminuí-las, isso te ajudará a nortear as suas decisões.

Se você estiver montando um projeto para sua vida profissional ou até mesmo pessoal e precisar de muita concentração, use um ambiente aonde você possa se conectar com o que precisar fazer.

Use uma mesa limpa. Elimine espaços abarrotados de objetos que irão atrapalhar você durante sua conexão. Fique longe dos eletrônicos, do celular e principalmente das redes sociais enquanto estiver executando a sua tarefa.

É importante que você tenha clareza de que o cérebro precisa de um determinado tempo para se concentrar numa mesma tarefa, então imagine como ele pode produzir bem se ele for interrompido inúmeras vezes ao longo do processo de execução. É como ligar e desligar uma máquina repetidas vezes, isso a tornará incapaz de obter uma boa produção.

Outra dica que ajuda no processo de transformar a procrastinação é dividir aquilo que você identifica como problema.

Ler um livro de 300 páginas aprimorar suas percepções dentro empresa em que você atua todos os dias, pode parecer uma tarefa difícil para quem não possui esse hábito. Mas e se essa tarefa for dividida em mini tarefas, se ao invés de pensar em 300 páginas, você pensar em 5 por dia. Já consegue se sentir mais aliviado, certo?

Essa é uma grande sacada.

Qual a importância que você dá para as coisas e situações a sua volta?

Aonde você concentra a sua energia?

No problema, ou na solução? As pessoas viram o jogo em suas vidas quando compreendem que com passos certeiros se chega aonde se deseja, surpreendentemente até mais longe do que se imagina num primeiro momento.

E com esse cenário todo se modificando a sua volta, um outro fator é determinante na eficácia desse novo processo que você estará instalando na sua vida para eliminar de vez a procrastinação.

Use a agenda para evitar a procrastinação

Isso mesmo, ter prazos estipulados, que sejam possíveis de execução de acordo com o que você estipula para sua vida. Estipule horários de execução e não se permita infringir as suas próprias regras.

Esse conjunto de ações e decisões impactam nos resultados que você está traçando na sua vida, e como consequência na realização dos seus sonhos. Se mantenha firme com aquilo que você estipular, coloque na sua casa informações para se tornarem comandos para o seu cérebro, e que vão ajudar você a se manter firme e longe do antigo perfil procrastinador.

Não adie a própria vida, você não merece isso.

Já se inscreveu no nosso Workshop Ricas Mulheres? Clique aqui para participar comigo AO VIVO nos dias 14 e 19 de Março.

Abraços,

Fernanda Tochetto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here