qual-a-diferenca-entre-mentoria-e-coaching

 

 

Às vezes, as pessoas usam as palavras mentoria e coaching de forma intercambiável, achando que é a mesma coisa. E não é!

 

Elas não descrevem o mesmo tipo de trabalho. Ambas compartilharem objetivos específicos, incluindo aprendizagem e desenvolvimento de carreira que leva ao desempenho máximo e à realização de todo o potencial. 

 

No entanto, a definição, o foco, a função, a abordagem e as ferramentas de cada um são diferentes. E é sobre essa diferença entre mentoria e coaching que abordo no artigo abaixo. Vamos lá?

 

Quais as diferenças?

Coaching é uma habilidade treinada e praticada que ajuda as pessoas a definir e alcançar metas pessoais alinhadas com os objetivos. 

 

O objetivo do coaching é extrair o que você tem de melhor, levando suas habilidades e capacidades de liderança para o próximo nível.

 

O coaching é orientado por tarefas com foco em habilidades específicas ou questões de desempenho. O aluno normalmente procura melhorar ou dominar as habilidades. 

 

Esse tipo de relacionamento costuma ser de curto prazo, mas pode durar o tempo necessário para atingir os objetivos pré-definidos.

 

Impulsionado pelo desempenho, o coaching não tem necessariamente um método padrão, porque o profissional encontrará o aluno em seu ponto de progresso e trabalhará em direção ao objetivo final desejado.

Mentoria

A mentoria, por sua vez, baseia-se nas experiências do mentor e centra-se no desenvolvimento do mentorado como uma pessoa inteira. 

 

A mentoria é feita por uma pessoa com conhecimento profundo em sua área de atuação, e que ajudará uma pessoa que quer aprender os caminhos percorridos pelo mentor

 

Ela é voltada para o relacionamento e busca fornecer um ambiente seguro para compartilhamento e construção de relacionamento. 

 

Os mentores desejam criar equilíbrio, melhorando a autoconfiança e a auto-estima de seus mentorados, sendo motivados pelo desejo de ajudá-los a se desenvolver pessoal e holisticamente. 

 

Este tipo de relação de trabalho pode ser individual ou em grupo, envolve a partilha mútua e a criação de um clima de confiança necessária para o crescimento pessoal.

 

Leia também::: 7 hábitos de pessoas bem-sucedidas para adotar hoje mesmo

 

Quando escolher cada um?

A mentoria e coaching podem ser benéficos para as pessoas por uma série de razões e em diversos contextos.

 

Um mito persistente em torno do coaching é que ele é uma intervenção corretiva, dada apenas àqueles com deficiências, conjuntos de habilidades ausentes e lacunas de conhecimento. 

 

Na realidade, o coaching é mais eficaz quando usado para recompensar os profissionais que buscam o alto desempenho. Para isso, lhes é dando espaço e orientação para definir e atingir metas e se tornar a melhor versão de si mesmos na sua área de atuação.

 

Já a mentoria pode ser uma intervenção aberta, desenvolvendo o mentorado como uma pessoa inteira, e baseia-se na experiência pessoal do mentor. 

 

Em geral é buscada por aqueles que desejam destravar novos caminhos e resultados na sua vida.

 

Nesse sentido, o mentor será o responsável em guiar o mentorado nessa jornada. Ele usará sua experiência para lhe ensinar o caminho a ser trilhado, economizando recursos e tempo nas decisões sobre as iniciativas e decisões a serem tomadas pelo mentorado.

 

Assista::: Relacionamentos construtivos x destrutivos: como identificar?

 

Faça sua escolha!

Na maioria dos casos, o coaching concentra a atenção em melhorar uma habilidade específica ou ajudar o aluno a atingir certos objetivos. 

 

A mentoria enfatiza o desenvolvimento, a troca e a experiência do mentor. Em outras palavras, o coaching é mais voltado para explorar seu potencial e a mentoria é mais voltado para o relacionamento.

 

Ou seja, diante dessas considerações, cabe a você escolher qual o melhor modelo. Para isso, determine em que fase da sua vida está e quais seus objetivos. Se já tem definido, talvez a mentoria seja o melhor caminho.

 

Dessa forma, se quer mudar e fazer surgir uma nova força dentro de ti, o coaching é a escolha ideal. Ele vai te moldar e fazer você reconhecer suas habilidades, que poderão ser usadas em busca do seu sucesso.

 

Mas o que ambos tem em comum é o desejo de mudar e aprender. E dito isso, o aprendizado é o caminho natural para o sucesso. 

 

Portanto, não importa se você escolha a mentoria ou o coaching, estude, leia e se dedique. Assim o resultado virá. E sobre leitura, indico meu e-book com 12 livros que fizeram a diferença em minha jornada

 

Tenho certeza que será útil para você também. É só clicar no botão abaixo e fazer o download agora mesmo!

QUERO MEU E-BOOK AGORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here