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Ter uma gestão do tempo que você usa para suas atividades é a melhor ferramenta para aumentar sua produtividade. Priorizar sua atenção para aquilo que está fazendo é a forma ideal de concluir o trabalho mais rapidamente, e de forma bem feita.

 

Mas você, tem feito a gestão do seu tempo? Ou é daqueles que nem viu o dia passar, e acabou não fazendo nada do que tinha planejado?

 

Se isso acontece com você, é sinal de que vem gastando seu tempo da forma errada. E há alguns vilões nesse processo: as redes sociais, a procrastinação e a falta de foco.

 

Mas para mudar isso, preparei o artigo abaixo com algumas dicas para você melhorar sua gestão do tempo e ter mais produtividade. Bora conferir?

 

O que é gestão de tempo?

Gestão de tempo, ou gerenciamento, refere-se à maneira como você organiza e planeja quanto tempo gasta em atividades específicas.

 

Pode parecer contra-intuitivo dedicar um tempo precioso para aprender sobre gerenciamento de tempo, em vez de usá-lo para continuar com seu trabalho, mas os benefícios são enormes:

 

  • Maior produtividade e eficiência
  • Melhor reputação profissional
  • Menos estresse
  • Maiores oportunidades de avanço
  • Maiores oportunidades para alcançar objetivos importantes de vida e carreira

 

Deixar de gerenciar seu tempo de forma eficaz pode ter algumas consequências indesejáveis, tais como:

 

  • Prazos perdidos
  • Fluxo de trabalho ineficiente
  • Má qualidade de trabalho
  • Uma má reputação profissional e uma carreira estagnada
  • Níveis mais altos de estresse

 

Gastar um pouco de tempo aprendendo sobre técnicas de gerenciamento de tempo terá enormes benefícios agora — e ao longo de sua carreira.

 

Leia também::: A importância da rotina para a sua produtividade

 

E como gerenciar seu tempo para ter mais produtividade?

Como você viu, fazer a gestão do tempo é essencial para melhorar sua produtividade e deixar de perder prazos ou entregar algo mal feito. Para isso, eu dou as seguintes dicas:

Descubra onde você está perdendo tempo

Muitos de nós somos vítimas de desperdícios de tempo que roubam o tempo que poderíamos usar de forma muito mais produtiva. Quais são seus bandidos do tempo? Você passa muito tempo navegando na Internet, lendo e-mails, vendo o Instagram, enviando mensagens de WhatsApp ou fazendo chamadas pessoais? 

 

Se você é um desperdiçador de tempo, saber onde está indo suas horas ao longo do dia é um bom primeiro passo. Por exemplo, o próprio Instagram permite que você veja quanto tempo passou nele. Olhe lá e se surpreenda!

 

O rastreamento das atividades diárias ajuda a formar uma imagem precisa de quanto tempo você gasta em várias atividades, o que é o primeiro passo para um gerenciamento de tempo eficaz.

Crie metas de gerenciamento de tempo

Lembre-se de que o foco do gerenciamento do tempo é realmente mudar seus comportamentos, não mudar o tempo. Um bom lugar para começar é eliminando sua perda de tempo pessoal. 

 

Por uma semana, por exemplo, estabeleça uma meta de não atender ligações pessoais ou responder a mensagens de texto não relacionadas ao trabalho enquanto estiver trabalhando.

 

Use as ferramentas de gestão de tempo

Seja um planejador, um programa, um software ou um aplicativo de telefone, o primeiro passo para gerenciar fisicamente seu tempo é saber para onde ele está indo agora e planejar como você gastará seu tempo no futuro. 

 

Eu por exemplo uso o Trello, que acho uma ferramenta fantástica para gerenciar o tempo, ao mesmo tempo que consigo acompanhar o andamento do trabalho. Mas há vários outros e cabe a você definir qual melhor se adapta às suas necessidades.

Aprenda a delegar 

Saber delegar algumas atribuições que lhe tomam tempo é uma das coisas mais difíceis de aprender para muitos proprietários de empresas. E acaba sendo um problema também na nossa vida pessoal.

 

Às vezes com medo que a pessoa não faça direito, acabamos assumindo mais e mais tarefas e quando vemos, estamos gastando nosso tempo em muitas coisas que poderiam ser feitas por outras pessoas. 

 

A delegação compartilha as tarefas que seria melhor você deixar para outra pessoa, para que você possa aproveitar ao máximo o tempo de que dispõe.

Limite o  tempo das tarefas

Por exemplo, ler e responder e-mails pode consumir todo o seu dia se você permitir. Em vez disso, estabeleça um limite de uma hora por dia para esta tarefa e cumpra-o. 

 

O mesmo vale pelo WhatsApp. Sei que ele hoje é uma ferramenta importantíssima para o trabalho, mas se ficar a cada minuto olhando as mensagens, não fará nada. Por isso, a cada hora, tire alguns minutos para checar as mensagens e responder aquelas que são importantes. E aí foque novamente no trabalho.

Não perca tempo esperando

De reuniões com clientes a consultas no dentista, é impossível evitar a espera por alguém ou alguma coisa. Mas você não precisa apenas sentar e girar os polegares. 

 

Mas a tecnologia torna mais fácil trabalhar onde quer que você esteja: seu tablet ou smartphone o ajudará a se manter conectado. Você pode ler um relatório, verificar uma planilha ou planejar sua próxima campanha de marketing.

 

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Não perca mais tempo!

O tempo é algo que não volta. Se você não fizer uma gestão do tempo eficiente, verá os dias passarem e perceberá que não fez aquilo que deveria estar pronto. 

 

E nos dias atuais, não temos mais tempo a perder. Por isso, inicie agora mesmo a organização do seu dia, da sua semana, do seu mês. Estabeleça prazos, crie metas e crie sua gestão do tempo.

 

Portanto, você ganhará em produtividade e verá que suas horas passarão a render muito mais. E se gostou do artigo sobre gestão do tempo, compartilho contigo também o planner “Método Carreira 5.0”. É só clicar no botão abaixo e acessá-lo agora mesmo!

 

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