vida-pessoal-e-profissional-existe-ponto-de-equilibrio-ideal

O trabalho não é a única coisa na vida. Hoje em dia, a necessidade de encontrar o equilíbrio certo entre a vida pessoal e profissional tornou-se fundamental para um grande número de pessoas. 

 

Conciliar a vida pessoal e profissional é um critério decisivo para as jovens gerações em início de carreira. Mas também é um grande desafio para quem está há anos no mercado e, principalmente, para quem tem papel de líder em suas empresas.

 

Porém, conseguir o equilíbrio permite ter equipas motivadas, envolvidas, com um bom desempenho e com prazer em vir trabalhar. Por outro lado, uma vida profissional muito invasiva pode ter consequências na produtividade de seus colegas, prejudicando sua saúde e levando ao esgotamento.

 

Abaixo, preparei algumas dicas para conseguiu esse ponto de equilíbrio ideal entre vida pessoal e profissional. Vamos conferir?

 

#1. Defina suas prioridades

Você não pode estar em todas as frentes! Ninguém encontrou uma maneira de se dividir em dois ainda. 

 

Para ser realmente eficaz e evitar se dividir, você precisa definir suas prioridades tanto no trabalho como em casa.

 

No trabalho, o que realmente te interessa? Quais habilidades você gostaria de mostrar ou desenvolver mais? Em quais projetos você gostaria de se envolver? Quais são as tarefas que você pode delegar?

 

Em termos de vida pessoal, você quer passar mais tempo com sua família e amigos? Você gostaria de ter tempo para cozinhar com mais frequência e fazer uma atividade regular?

 

Cabe a você colocar todo o seu trabalho para atingir seus objetivos. Equilibrar a vida pessoal e profissional deve ser o seu projeto e você deve trabalhar para o seu sucesso.

 

#2. Organize seus dias

Para atingir seus objetivos, é imprescindível estar organizado. Por exemplo, fazer listas de tarefas o ajudará muito. 

 

Comece o dia escrevendo tudo o que deseja realizar (mantendo-se realista) e, em seguida, comece a trabalhar imediatamente. 

 

Assinale as tarefas concluídas à medida que avança e, no final do dia, terá uma sensação real de realização.

 

Outro ponto importante: fazer dos horários de trabalho uma necessidade e respeitá-los aconteça o que acontecer (exceto em emergências, claro). 

 

Não adianta ficar só para aparecer, se você terminou as tarefas do dia ou se está cansado e menos produtivo.

 

Leia também::: A arte de prosperar: 10 hábitos para despertar a abundância na vida

 

#3. Aprenda a delegar

Pare de se colocar em todas as frentes e de querer fazer tudo. Concentre-se apenas nas tarefas mais importantes e aprenda a delegar as secundárias:

 

  • identifique as tarefas que você pode delegar
  • escolha colegas competentes em quem possa confiar
  • discuta com eles todos os aspectos (objetivos, prazos e demandas)
  • tenha confiança neles e parabenize-os pelo seu trabalho

 

#4. Aprenda a dizer não

Se você já tem muito trabalho, é inútil se colocar ainda mais sob pressão aceitando novas tarefas. 

 

Reflita e pergunte-se se realmente vale a pena dizer sim e se colocar em uma situação impossível só para agradar seu chefe e colegas.

 

Explique a situação e as razões pelas quais você não pode fazer isso de forma clara e honesta. Com a experiência, você não se culpará mais por dizer não e se sentirá muito melhor.

 

#5. Desconecte completamente

No trabalho como em casa, estamos constantemente ligados aos nossos smartphones para ler um e-mail, saber a hora da próxima reunião ou verificar o Facebook ou Instagram. 

 

Constantemente acionado por notificações, nosso cérebro não consegue se concentrar, o que nos torna totalmente improdutivos e ineficazes.

 

Para ter um bom desempenho e, portanto, evitar trabalhar horas extras, você deve se concentrar no que está fazendo. 

 

Para conseguir isso, desligue as notificações, desligue o telefone. Na verdade, isole-se completamente. Leia seus e-mails apenas duas ou três vezes por dia em um horário definido.

 

A mesma coisa deve ser aplicada em casa. Desligue absolutamente suas notificações. Aproveite ao máximo o momento com quem está perto em vez de ficar preso na tela do seu celular.

 

#6. Faça atividade física

O esporte é uma excelente forma de superar o estresse do dia, para relaxar e fazer a transição entre o trabalho e a casa. 

 

Por exemplo, todas as atividades são benéficas: caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, fazer zumba, ioga ou meditação, permite que reserve um tempo para você e elimine as tensões e pressões sentidas no trabalho.

 

Além disso, é importante fazer pelo menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias, principalmente quando passamos sentados em frente ao computador.

 

Assista também::: Olha o que eu encontrei aqui: O seu talento perdido

 

Viva sua vida pessoal e profissional

Cada pessoa se esforça para fazer a diferença na vida pessoal e profissional, pois a tecnologia está diminuindo regularmente com a distância e o tempo. 

 

Mas, é preciso ter um tempo para cada vida que leva. Por exemplo, querer levar muito trabalho para sua vida pessoal pode ser prejudicial aos seus relacionamentos. E envolver sua vida pessoal no trabalho também pode ter consequências ruins.

 

Separar é um processo que exige definir prioridades, tempo e rotina. Mas com foco e determinação, você muda seu mindset e atinge seus objetivos tanto na vida pessoal e profissional.

 

Gostou das dicas do artigo? Está pronto para encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre vida pessoal e profissional? Então também siga meu canal no Youtube e confira várias outras dicas que vão destravar sua vida e lhe levar à prosperidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here