Liderança: Você já parou para pensar o que você não está fazendo pela sua e que pode revelar resultados diferenciados na sua vida e na sua carreira?

Eu acompanho inúmeras mulheres que decidem investir na sua carreira, enchem seu currículo de especializações e se esquecem que seus comportamentos é que determinaram o impacto das suas competências técnicas.

Houve um tempo em que liderar algo, uma equipe se tornava sinônimo de hierarquia. Era como se houvesse um mandante e vários executantes. Mas isso está longe de ser o verdadeiro sentido de liderar.

Liderarança 

Liderar é a capacidade de influência que você tem sobre o direcionamento dado a alguém, e que o impulsiona a cumprir as suas obrigações no ambiente inserido por vontade e desejo de saber o quanto isso reflete sobre a própria vida.

Eu vou te contar uma história. A protagonista é a Ana.

A Ana era uma daquelas mulheres que está sempre procurando a próxima especialização, o próximo curso, sempre lotada de livros para ler, as vezes até sufocada porque achava que nunca ia dar conta de colocar em prática aquilo que aprendia.

Era um acumulo de informação que em muitas vezes a deixou sem direção. E sabe por que ela tinha esse perfil e agia dessa forma?

Ela almejava crescimento e reconhecimento! E quem não almeja esse equilíbrio?

Mas aconteceu, um dia ela recebeu um feedback, “quem sabe você começa a prestar mais atenção nas suas atitudes e comportamentos, na forma como você influencia as pessoas, se comunica e consegue trabalhar em equipe”.

Isso lhe deu uma luz e fez uma ficha cair. E ela começou a entender porque os resultados eram os mesmos ao longo de anos, e não somente no trabalho e sim em casa também.

A grande lição de Ana pode ser a sua também. Então pense, o que você está fazendo pela sua liderança? Como você está desenvolvendo a sua capacidade de transformar os seus conhecimentos?

Ser e ter, aprender e fazer! Agir e impactar!

 Aprenda a desenvolver essas atitudes na sua vida e comece a perceber o poder do comportamento nos seus resultados. As mulheres têm uma capacidade surpreendente quando ativam essas características na sua entrega.

Cinco dicas que transformam a sua liderança:

A Forbes Brasil trouxe em vários estudos as características que mais impactam os perfis de liderança e que garantem sucesso em sua execução. E mais, em entrevista concedida a revista, o entrevistado Tomas Gorny, CEO da Nextivia, premiada empresa de computação em nuvem, diz que a liderança é um dos mais importantes comportamentos que qualquer executivo, empresário ou indivíduo pode ter.

E pensa aqui comigo, o quanto a mulher exerce sua capacidade de liderar todos os dias, seja em casa ou no trabalho, seja em equipe ou com apenas colegas. Sim, temos um poder muito grande, e precisamos saber usá-lo.

Liderança tem que ter foco nas pessoas

Sim, é isso mesmo. Foque na sua equipe, nos sonhos e nas singularidades de cada um. Explore ao máximo cada habilidade e torne-as únicas dentro da união que construir. Saber o que a equipe quer de forma particular e de forma coletiva ajuda no direcionamento da caminhada que vocês estão fazendo. Desperte o melhor nas suas execuções e aumenta o processo de produtividade e aumento dos resultados.

Delegar

As mulheres por natureza possuem uma grande capacidade de trabalhar em equipe. São por natureza bastante resilientes, habilidade importantíssima quando se está em conjunto, já que são muitas as habilidades que conversam num grupo maior.

Delegar permite libertar-se para o crescimento e para chegar a um nível acima de onde se está. Delegar traz para rotina leveza na execução das possibilidades e aprimoramento pela contribuição de uma terceira pessoa que traz sua essência para execução.

Proatividade

As mulheres de forma muito natural possuem uma capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Pensar e agir em várias direções é uma especialidade feminina. Imagine você que tem mulheres com um tempero adicional. Esse tempero é a proatividade.

Mulheres proativas assumem as responsabilidades de decisões tomadas, se anteveem perante situações e realizam um esforço diferenciado para atingir o resultado estipulado. Elas querem fazer algo acontecer e se preocupam com o seu posicionamento perante as etapas.

Esse conjunto se torna em uma vantagem que pode contribuir na resolução de problemas e tomadas de decisão, tornando a equipe mais forte e capacitada. 

Empatia

Priscilla Alcantara colocou nos versos de sua música intitulada “Empatia”, a verdadeira essência dessa palavra. A grande capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que o outro sente e de ampliar a sua capacidade de compreensão sem julgamento sobre uma determinada situação.

Dentro de uma equipe, essa característica ampliada consegue ampliar e estreitar os laços, tornando os vínculos mais fortes, uma vez que ela leva diretamente ao desenvolvimento da inteligência emocional da equipe. Afinal, uma líder empática transforma os resultados buscados pela grande conexão que exerce sobre os seus.

Persuasão

Persuadir não é manipular. É a capacidade de influenciar essa pessoa a fazer aquilo que ela já procurava para fazer, e que não se dava conta, e que assim que fizer traga benefícios para você (ou para a situação que você almeja) e para ele.

Persuadir é uma arma poderosíssima e que toda boa líder precisa exercitar, para envolver a equipe como um todo e manter a conectividade com a sua capacidade de influência sobre os que a rodeiam. Um livro que traz uma grandiosa construção sobre esse assunto e que eu recomendo a leitura é, Armas da Persuasão do escritor Robert B. Cialdini.

Por fim, uma boa líder tem sempre em sua mochila a pré-disposição à mudança, a inovação, a melhora na sua comunicação e no seu poder em ser persuasiva. Você pode despertar e impulsionar essas atitudes e comportamentos na sua vida, basta você decidir.

A mulher nasceu para a liderança.

Confirma mais alguns vídeos que compartilho no meu canal do YouTube sobre Liderança:

Gostou dessas dicas? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões!

 

Até o próximo post,
Abraços

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here