lideranca-feminina-quais-os-desafios-e-oportunidades

 

 

Apesar dos desafios únicos que a liderança feminina enfrenta, as mulheres continuam a ultrapassar barreiras ao cumprir sua missão e atingir seu pleno potencial. E nessa  trajetória, o que não faltam são novas oportunidades.

 

A igualdade no local de trabalho é uma batalha difícil que as mulheres lutam há décadas. Mas, felizmente, vemos cada vez mais mulheres ocupando lugares de destaque. 

 

Mas ainda há um longo caminho a ser superado. Conhecer os desafios e oportunidades é um passo essencial nesse processo, e que garante que elas também possam ter sucesso em suas jornadas.

 

Para saber mais sobre esse tema tão importante relacionado à liderança feminina, preparei o artigo abaixo com algumas dicas que você pode seguir para destravar sua vida! Bora lá!

 

Você se sente sozinha

Uma das realidades desconfortáveis ​​de ser uma líder feminina é entrar em uma reunião de negócios e perceber que você é uma das poucas mulheres (se não a única) na sala entre seus colegas homens. 

 

A pressão de ser a única pode ser esmagadora. Na verdade, estudos mostram que os indivíduos que são “só” (por exemplo, a única mulher, a única pessoa LGBTQ, a única pessoa de cor, etc.) estão sujeitos a uma maior porcentagem de preconceito e discriminação de membros do grupo majoritário, seja intencional ou não. Não admira que seja tão tentador recuar e tentar nos misturar com a multidão! 

 

Embora seja forte a tentação de se destacar, a maioria das líderes femininas bem-sucedidas concorda que permanecer fiel a si mesma e usar seus pontos fortes é a chave para superar as noções preconcebidas de como as mulheres devem aparecer e agir no trabalho.

 

Em vez de me conformar com a crença amplamente difundida de como um líder de sucesso se parece ou deveria ser, descobri que é importante ter confiança em mim mesmo e nas habilidades que me trouxeram até onde estou hoje. 

 

“Ficar de fora” pode, na verdade, ser um atributo positivo, dando a você a chance de destacar as habilidades e perspectivas únicas que você traz para a mesa. Portanto, em vez de recuar, dê um passo à frente e cause uma impressão duradoura sendo vista e ouvida.

 

Tenha uma boa mentoria

Não é segredo que a falta de mentores e conselheiros pode prejudicar o crescimento profissional de alguém. Afinal, no mundo dos negócios, nem sempre é o que você sabe, mas quem você conhece.

 

E não é à toa que as mulheres relatam ter dificuldade para construir uma rede de apoio saudável em campos dominados por homens. Apesar desse desafio, as mulheres têm uma oportunidade incrível de colaborar e construir redes de apoio fortes.

 

Por exemplo, grupos e eventos de networking voltados para mulheres, são indicativos de um número crescente de redes e espaços profissionais que se concentram no apoio e na elevação de profissionais mulheres. 

 

Considere envolver-se com grupos de networking, associações profissionais e outras organizações que apresentam e promovem mulheres líderes de sucesso no desenvolvimento de carreira. 

 

Isso lhe dá a oportunidade não apenas de aprender com as experiências de profissionais experientes, mas também permite que você faça e construa conexões com mentores em potencial que podem oferecer suporte e aconselhamento posteriormente em sua carreira.

 

É importante observar que o apoio profissional e a orientação para mulheres não precisam vir exclusivamente de uma executiva do sexo feminino. Pelo contrário, descobri um valor incrível em buscar o conselho de homens que compartilharam suas conexões, conselhos, experiência e apoio também podem ser ótimas oportunidades.

 

Assista também::: Como se tornar uma mulher de sucesso?

Conciliar a vida profissional e pessoal

Outro desafio da liderança feminina é conciliar a vida profissional e pessoal. A verdade é que tanto homens quanto mulheres em posições de liderança têm o desafio de equilibrar carreira e vida pessoal. 

 

No entanto, mudar a terminologia de “equilíbrio trabalho-vida” para “mistura trabalho-vida” pode ajudar o malabarismo do trabalho com o tempo para a família. 

 

Administrar seu próprio negócio exige muito tempo e esforço. No entanto, também pode permitir mais flexibilidade e controle sobre sua programação.

A vantagem do lado emocional

Você provavelmente já ouviu o estereótipo comum de que as mulheres são “pensadoras emocionais”. Portanto, líderes de negócios menos competentes do que os homens. 

 

Embora algumas mulheres possam pensar de forma diferente dos homens como resultado de suas experiências pessoais e profissionais, isso não é uma falha nos negócios. Na verdade, é uma vantagem.

 

No mercado hipercompetitivo de hoje, a diversidade de gênero é um bom negócio. As mulheres trazem perspectivas, ideias e experiências únicas para a mesa que enriquecem as conversas e levam a melhores decisões na empresa. 

 

Muitas vezes é preciso muita ousadia para fazer ouvir a nossa voz, mas é essencial, pois temos muitas opiniões e ideias importantes para partilhar com o mundo.

 

Leia também::: Conciliar empreendedorismo e maternidade é possível?

Há maiores expectativas em torno das mulheres

Ganhar o mesmo nível de respeito e reconhecimento que os colegas do sexo masculino pode ser uma experiência difícil e frustrante para as mulheres, não apenas em cargos de nível inicial, mas também em cargos de chefia e de liderança feminina. 

 

Os cargos de nível sênior nas empresas permanecem dominados por homens, e os preconceitos internos estão vivos e bem presentes no local de trabalho.

 

Embora essa realidade possa ser frustrante, percebi que também me deu a motivação para não apenas atingir essas expectativas, mas também superá-las. 

 

Não desanime por opiniões negativas e estereótipos de gênero. À medida que continuamos a surpreender e superar as expectativas, quebramos um teto de vidro por vez. 

 

Conquiste sua liderança feminina

Como fica claro, a liderança feminina é marcada por desafios. Mas ao se olhar eles como oportunidades, é possível alcançar postos cada vez mais altos para quem deseja o sucesso e o reconhecimento.

 

Cercar-se das pessoas certas, buscar as melhores inspirações, e acreditar no seu próprio potencial também são oportunidades que as mulheres devem buscar para se destacar no mercado.

 

Espero que o artigo sobre liderança feminina, e de que a mulher pode sim ser uma referência, lhe tenha sido útil. E se você quer turbinar sua vida e carreira, conheça meu Planner de Gestão 5.0. É só clicar no botão abaixo para acessá-lo!

QUERO MEU PLANNER DE VIDA E CARREIRA AGORA!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here