oferecer-e-ouvir-feedback-uma-ferramenta-para-crescimento-pessoal

 

 

O feedback é uma ferramenta maravilhosa. Mas para isso, é necessário que deixemos nossos ouvidos e mente abertos para saber ouvir. E quando for necessário, também oferecer um feedback.

 

O desenvolvimento pessoal pode abranger qualquer coisa, desde o treinamento ou construção de uma nova habilidade, a busca de uma paixão, para aumentar a confiança ou melhorar o relacionamento com outras pessoas. 

 

Também pode abranger coisas fora do local de trabalho, como alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou estar mais presente quando estiver com a família e amigos.

 

Nesse sentido, o feedback tem um papel importante. Ele proporciona ter uma visão que nem sempre somos capazes de enxergar. 

 

Mas o que é feedback?

A palavra feedback não tem uma tradução para o português. Mas compreendo isoladamente as duas palavras feed (alimentar) e back (de volta), é possível traduzir para algo como retorno, ter de volta.

 

O desenvolvimento pessoal de um indivíduo começa com a compreensão de onde ele está no momento, versus onde deseja estar, e o que se espera dele para chegar lá.

 

Para compreender e identificar suas oportunidades de desenvolvimento pessoal, as pessoas precisam conhecer seus pontos fortes e fracos. E é aqui que o feedback pode fornecer um raio de luz.

 

Receber feedbacks ajuda as pessoas a se tornarem mais autoconscientes tanto de seus pontos fortes quanto das áreas nas quais precisam trabalhar, bem como de como os outros as percebem. 

 

E isso dá às pessoas a oportunidade de usar essas informações para o seu próprio crescimento pessoal. 

 

Por exemplo, uma pessoa pode aprender com o feedback para estabelecer metas para si mesma. Se elas descobrirem que parecem hesitantes ao fazer uma apresentação para um grupo, elas podem optar por se concentrar em desenvolver sua confiança. 

 

Ou, se descobrirem que as pessoas os veem como apegados ao trabalho, podem querer avaliar se poderiam deixar as coisas irem um pouco mais e como isso poderia ajudá-los a alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Leia também::: 7 hábitos de pessoas bem-sucedidas para adotar hoje mesmo

 

Mudança de comportamento

O feedback também ajuda as pessoas a ver como seus comportamentos podem impactar as oportunidades de desenvolvimento de outras pessoas. 

 

Por exemplo, um gerente pode escolher usar seu próprio julgamento ao atribuir tarefas aos membros de sua equipe. Mas, ao fazer isso, ele está efetivamente enfraquecendo os indivíduos da equipe. 

 

Pode ser que uma pessoa realmente queira fazer uma tarefa que foi atribuída a outra, porque ela deseja crescer nessa área. Mas a oportunidade não foi dada a eles, e isso pode fazer com que percam a motivação e a confiança, e até se ressentem com o gerente.

 

Ou seja, o desenvolvimento pessoal é importante para todos. Se um indivíduo deseja desenvolver mais confiança, buscar uma paixão relacionada ao trabalho ou alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o feedback é a solução. 

 

Ele dá a ele uma visão mais objetiva de si mesmo e fornece um excelente ponto de partida para ajudá-lo a atingir esses objetivos. 

 

E quanto mais uma pessoa sente que está obtendo satisfação pessoal com o trabalho, mais provável é que ela permaneça engajada, tanto no trabalho quanto na empresa.

 

Assista também::: LEI DA ATRAÇÃO: como colocar em PRÁTICA? 

Crescimento pessoal

Ouvir e receber feedback é uma das melhores ferramentas para o crescimento pessoal. Mas como mencionei lá no início, devemos fazer isso com os ouvidos e mente aberta.

 

Todo feedback nos permite olharmos o que estamos fazendo, e se estamos fazendo bem feito. Mais que isso, permite também avaliarmos o que é possível melhorar.

 

Por isso, toda vez que recebemos um feedback, devemos usar isso como uma ferramenta positiva. Não importante se o feedback é positivo ou negativo, cabe a nós aprendemos sempre com esse “retorno”.

 

E você, usa o feedback a favor do seu crescimento? Espero que sim! E para lhe ajudar também no seu crescimento pessoa, confira uma planilha de autogestão de vida e carreira que preparei. É só clicar no botão abaixo!

 

QUERO MEU PLANNER DE AUTO GESTÃO AGORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here