por-que-ter-um-mentor-vai-impulsionar-sua-vida-e-carreira

 

 

No início da carreira profissional, tudo pode parecer assustador. Uma forma de tornar isso mais fácil é escolher um mentor.

 

Mas aí você pode dizer: “Mas Fer, como faço para escolher um mentor?”

 

É por isso que preparei esse artigo! Nele explico como escolher um mentor, e como isso vai impulsionar sua vida e carreira.

 

Inclusive, vale destacar que o mentor não serve apenas para quem está no início de sua carreira profissional. Ao contrário: ele é importante para toda sua vida profissional, e permite que você consiga observar novas oportunidades que surjam a sua frente com mais facilidade.

 

Mas vamos explicar como escolher um mentor e de que forma ele vai impulsionar sua vida e carreira. Boa leitura!

 

Como escolher um mentor

Um mentor é alguém cuja vida ou obra você valoriza e admira, e que você acha que pode ser um bom guia. 

 

Hoje em dia, um mentor pode ter qualquer idade, em qualquer área, então lhe encorajo a não pensar em um mentor em termos tradicionais. 

 

Frequentemente, limitamos nossos mentores aos que ocupam cargos de chefia. Não deixe que a idade, o título ou a experiência de uma pessoa classifiquem seu pensamento.

 

Além disso, seu mentor é alguém com quem você trabalhará com confiança. Você tem que ser compatível com essa pessoa, caso contrário, o relacionamento pode parecer tenso ou forçado. 

 

Assista também::: Como ter sucesso na TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

Como ele vai impulsionar sua carreira?

Resumindo, encontrar um mentor é uma parte vital de qualquer carreira de sucesso, em todos os estágios. Por isso, não perca a orientação que um mentor traz e o impulso que você verá em sua carreira.

 

E já compartilho também algumas das maneiras pelas quais o mentor de carreira pode ajudá-lo:

 

Reconheça suas deficiências

Se você está tentando subir em sua carreira, precisa saber exatamente o que está pesando, tornando a escalada vertical mais difícil. 

 

Provavelmente, você conhece muitas de suas deficiências e está trabalhando para eliminá-las. 

 

Mas às vezes as maiores falhas são aquelas que não podemos ver. Um mentor pode vir com uma perspectiva externa para apontar problemas que você pode não ser capaz de ver.

 

Seu relacionamento com seu mentor permitirá que você fale sobre suas deficiências com liberdade e muito mais facilidade do que faria com um chefe ou supervisor. 

 

Mesmo que as deficiências apontadas por seu mentor sejam aquelas que você já conhece, trabalhar com ele para encontrar maneiras de torná-lo melhor sem o medo de impactar sua carreira é inestimável.

 

Desenvolva seus pontos fortes

Assim como conhecer suas deficiências, conhecer seus pontos fortes também é uma parte fundamental de sua carreira. 

 

Você sabe melhor no que é bom e o que é fácil para você. E, novamente, um mentor pode ser capaz de apontar alguns ativos que você pode não realizar totalmente. 

 

Mas pontos fortes são apenas pontos fortes enquanto continuarem a crescer e se desenvolver. E muitas vezes desenvolver esses pontos fortes não é algo que você pode fazer por conta própria.

 

A perspectiva externa que o mentor traz também pode reconhecer algumas áreas que atualmente não são pontos fortes — mas poderiam ser. 

 

Talvez você seja medíocre em uma coisa, mas com base em outros pontos fortes e fracos, você pode desenvolver essa habilidade comum em uma forte. Os mentores podem ajudar a identificar áreas nas quais você pode trabalhar, tornando-o mais forte.

 

Aprenda algo novo

Não importa o quão inteligente você seja ou o quanto você saiba, quanto mais você sabe, mais você percebe o quanto você tem que aprender. 

 

Encontrar um mentor fora de sua empresa fornece acesso a um conhecimento que você talvez não soubesse que estava perdendo.

 

Também pode ser benéfico procurar especificamente um mentor com conhecimento em uma área sobre a qual você precisa aprender mais. 

 

Aprender algo novo não apenas o tornará uma pessoa melhor, mas também mostrará ao seu empregador que você é disciplinado e toma iniciativa.

 

Leia também::: Como desenvolver o mindset da riqueza?

Discuta decisões difíceis

Como uma fonte externa, um mentor tem uma visão única, capaz de lhe dar conselhos sem ter qualquer interesse na situação. 

 

Quando surgem questões de trabalho difícil (ou mesmo pessoais), muitas vezes você não conseguirá discutir o assunto com outras pessoas em sua empresa. 

 

O mentor fornece a sabedoria e o conhecimento necessários para opiniões de qualidade e pode ajudá-lo a discutir suas opções. 

 

Além de dar ótimos conselhos, escolher um mentor também pode ser uma caixa de ressonância. 

 

Às vezes, você não precisa necessariamente de conselhos sobre uma situação tanto quanto precisa apenas conversar. 

 

Frequentemente, você sabe qual é o melhor curso de ação, e dizer isso em voz alta, novamente para uma parte imparcial, pode ser exatamente o que você precisa para ter uma perspectiva melhor da situação.

 

Conecte-se com novas pessoas

Depois de estar no mesmo setor por vários anos, você começa a descobrir que todos conhecem as mesmas pessoas. E todos eles conhecem as mesmas pessoas na indústria também. 

 

Seu mentor, como um estranho, tem acesso a toda uma nova rede de indivíduos que você talvez não tenha. Você pode aprender com a sabedoria deles, bem como com a de seu mentor. 

 

O networking com novas pessoas aumenta suas oportunidades exponencialmente. Como diz o ditado, “é tudo sobre quem você conhece”.

 

Leia também::: A arte de prosperar: 10 hábitos para despertar a abundância na vida

Sua mudança começa agora

Escolher um mentor e conectar-se a ele pode mudar sua carreira de maneiras que você talvez nunca tenha imaginado. 

 

Esteja você no início, no meio ou no fim de sua carreira, um mentor pode entrar e fornecer orientação e apoio que o tornarão um funcionário melhor e um ser humano melhor.

 

Portanto, escolher um mentor pode mudar sua vida pessoal e profissional. E para lhe ajudar nesse primeiro passo, conheça meu método DESTRAVE SUA VIDA E CARREIRA! É só clicar no botão abaixo para acessar!

QUERO O MÉTODO DESTRAVE SUA VIDA E CARREIRA AGORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here