Sempre que posso, falo sobre a importância da disciplina para atingir sucesso na vida porque sei do poder que ela tem sobre as nossas atitudes e resultados. Quando agimos com disciplina no trabalho e na vida pessoal, quando ativamos a autodisciplina, conseguimos ser consistentes e não desistimos tão fácil. Por exemplo, decidimos praticar exercícios físicos e continuamos a praticá-los. Decidimos guardar dinheiro para uma viagem dos sonhos e continuamos a poupar até conseguir. A disciplina nos ajuda a continuar a agir em prol dos nossos sonhos e objetivos, apesar de todas as dificuldades, tentações e autossabotagens. 

Mas sei que nem todo mundo consegue ser disciplinado o tempo todo. O dia a dia nem sempre é fácil, muita coisa para fazer, preocupações, metas a cumprir, muitos papéis a exercer, enfim, cada um com seus leões a encarar, não é verdade? Mesmo assim, acredito que, se você não tem a disciplina como uma habilidade, com as ferramentas certas e muita vontade, você pode desenvolvê-la. Confira as dicas neste artigo: disciplina, ou você tem ou você desenvolve. Imperdível, hein!

Como desenvolver a disciplina, afinal:

1. Se enxergue como o dono da porra toda

Mesmo não sendo, você pode se enxergar como o dono da empresa na qual você trabalha, como o dono do negócio para o qual você colabora ou como o líder da sua equipe. Independentemente da posição e do cargo que você ocupa, se você mudar a perspectiva e colocar a lente de dono ou presidente ou chefe, a disciplina vai colar em você na hora. Não estou falando para não respeitar as regras e a hierarquia, estou dizendo para ter atitudes que vão além do seu status atual, entende?

E como faz para se enxergar como o dono da porra toda? Mudando a perspectiva de si mesmo e da sua carreira. Não esperando ser mandado para ter a atitude de ir lá e resolver. Em outras palavras, tendo autodisciplina. Muita gente não sabe o motivo pelo qual não é promovido ou não consegue ganhar mais. A razão quase sempre está em como essa pessoa se enxerga e como age por causa dessa perspectiva.

Portanto, foque nas suas atitudes, tome a iniciativa nas situações de trabalho e pessoais, use a autodisciplina em tudo o que fizer, seja organizado e comprometido. Mudando a sua perspectiva de si mesmo, as pessoas à sua volta enxergarão você como um líder, como alguém disciplinado e preparado para responsabilidades maiores.

2. Facilite as coisas para a disciplina

A disciplina é feita de pequenas atitudes diárias, mas, para que ela possa ser ativada, você precisa dar uma mãozinha, ou seja, facilitar as coisas para ela. Vou dar alguns exemplos práticos. Para que você possa chegar na academia no horário certo e não desista no caminho da cama até a porta de casa, deixe suas roupas e tênis separados, sua mochila pronta com toalha, garrafa d’água e roupa de trabalho, além de outras coisas de que vai precisar. Já ficou bem mais fácil, não é? 

Outro exemplo. Você precisa estudar para um concurso ou para implantar um projeto importante. Facilite as coisas, tenha um local específico e organizado para esse fim. Deixe os livros e materiais à mão, objetos úteis organizados e, todos os dias, trabalhe um tempo determinado nesse objetivo. Todos os dias não é quando der tempo, entendido?

3. Se motive pelos resultados 

Os resultados que vão surgindo no caminho (e não apenas no final) são o combustível para você continuar no processo com toda a energia e disciplina necessárias. São as pequenas vitórias que precisam ser reconhecidas e comemoradas por você mesmo. Não espere pelo reconhecimento dos outros, combinado? 

Reparou que, quando o assunto é disciplina, é tudo com você? Pois é, a disciplina anda colada na autorresponsabilidade, uma não vive sem a outra. Aproveite essa dupla força para alavancar a sua vida. Se motive pelos resultados que você for atingindo e lembre-se que você está em um processo. Não olhe apenas para o final, o grande sonho ou objetivo. Olhe e reconheça os resultados ao longo do caminho, certo?

4. Mas não espere resultados a curto prazo

Falando em resultados, é claro que a disciplina ajuda a atingir resultados a curto prazo, tudo depende de qual é o objetivo. Mas, se você sempre espera atingi-los em pouco tempo, o risco de se frustrar e desistir é maior. Por isso, use o poder da disciplina para chegar aonde você deseja, sabendo que o caminho pode ser longo e desafiador. Lembre-se que são as pequenas atitudes diárias que farão você ter sucesso e chegar lá. 

Leia também: Mitos sobre a disciplina no trabalho que você deve substituir 

5. Se inspire em pessoas disciplinadas

A maior parte das pessoas de sucesso é disciplinada ou desenvolve a disciplina na sua vida. Elas não nasceram com as melhores condições – físicas, psicológicas, financeiras, entre outras – mas elas usaram e usam a disciplina para conseguir os resultados que desejam.

Vou dar dois exemplos bem famosos e distintos um do outro para você visualizar o que estou dizendo. Um deles é a Gisele Bündchen, a única modelo a ser chamada de ubermodel. O termo foi criado pela revista norte-americana New York Magazine para designar o sucesso inédito atingido pela modelo brasileira, com apenas 18 anos na época. Ela não é a modelo mais bonita do mundo. Ela não é a modelo que teve as melhores oportunidades do mundo. Ela não nasceu rica e cheia de indicações. Mas ela é disciplinada ao extremo e usou isso para se destacar na sua carreira de modelo. 

Gisele também costuma falar sobre o poder da disciplina na sua vida, como neste post no Instagram: “Sem disciplina, seus sonhos sempre permanecerão em sua cabeça. Cada dia você tem a chance para realizá-los. Não desista apenas porque eles não estão se manifestando tão rapidamente ou da maneira que você quiser. Confie no processo e continue trabalhando para que eles aconteçam.”

Outro exemplo é o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, frequentemente considerado um dos mais completos e melhores jogadores do mundo. Ele não nasceu jogando bola e se destacando desde a infância. Ele não nasceu em uma família de jogadores ou treinadores. Ele não tem as melhores condições físicas entre os atletas do futebol. Mas ele é ultra disciplinado. Certa vez, ao ganhar o prêmio Bola de Ouro em 2014, ele disse: “sem regras e disciplina, não é possível ter sucesso.” Não é por nada que hoje, com 36 anos de idade, Cristiano Ronaldo continua uma máquina de fazer gols, como costumam chamá-lo.

Esses são apenas dois exemplos de pessoas que usam a disciplina a seu favor. Com certeza, você tem outras pessoas, talvez mais próximas de você, nas quais você pode se inspirar para ter mais disciplina na sua vida. Cole nelas!

Leia também: Seu sucesso esta diretamente ligado ao seu nível de disciplina

Gostou do artigo? 

Quer aprender a desenvolver a disciplina na sua vida profissional e pessoal? Vem comigo!

Assista a super aula baseada no meu best-seller “ Destrave sua vida e saia do rascunho” vai fazer a diferença no seu processo de transformação.

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here