michelle-obama

Como ter o carisma de Michelle Obama

Michelle Obama nasceu em 1964 em Chicago, casada com o ex presidente americano Barack Obama é a mulher mais influente do mundo atual. Seu carisma é sua marca registrada e esteve envolvida em diversas questões humanitárias durante os dois mandatos que seu marido exerceu. Assim como o Presidente Barack Obama, Michelle Obama é a primeira mulher negra a alcançar um posto de tamanho destaque no governo norte americano.

Seus pais eram pessoas comuns, sua mãe era secretária em um banco e seu pai trabalhador de uma empresa de purificação de água. Foi criada no Southside, um bairro do subúrbio de Chicago formado principalmente por famílias afro-descendentes.

Formada em Sociologia e Estudos Afro-americanos pela Universidade de Princeton, anos mais tarde formou-se em direito pela conceituada Faculdade de Direito de Harvard.

Michelle Obama, como primeira dama usou todo seu carisma para lutar contra a obesidade infantil, um mal que castiga milhares de crianças norte-americanas. Trabalhou muito também a favor das famílias de militares mortos em combate e pelas pessoas desabrigadas.

Ela escreveu a maioria de seus discursos, inclusive o que marcou o mundo inteiro quando se despediu do posto de primeira dama onde utilizou as seguintes palavras:

“Ser a primeira-dama foi à maior honra da minha vida, espero que estejam orgulhosos de mim. A todos os jovens que me escutam saibam que este país é de vocês, qualquer que seja a sua origem e o seu passado. Se seus pais são imigrantes, tenham em conta que isso faz parte de uma tradição da qual os Estados Unidos se orgulham”.

 

Diante de uma mulher com tamanho empoderamento, como mulheres “normais” podem desenvolver e trabalhar seu carisma tal qual Michelle Obama possui? Vamos conhecer algumas dicas para lhe ajudar nesse processo.

Aprenda a ouvir mais do que falar

Para aumentar seu carisma em relação às outras pessoas, demonstre interesse pelo que as pessoas têm a dizer para você. Isso não se trata apenas de ouvir não. Estamos falando de contato visual e atenção ao que está sendo transmitido. Procure responder e sorrir sempre que apropriado, demonstrando que a pessoa é importante. Evite dar muitos conselhos, pois às vezes as pessoas não querem soluções, mas apenas serem ouvidas. E cuidado para que suas contribuições não se tornem mais importantes do que a pessoa em si.

Não ouça só o que lhe interessa

Algumas pessoas têm a enorme dificuldade em ouvir seu próximo se isso não for de seu interesse. Talvez mesmo sem querer qualquer um de nós já possa ter feito algo assim. Contudo, se você pretende ser tão carismática como Michelle Obama passe a ouvir os outros, independente do que possam te oferecer.

Preocupe – se com as outras pessoas

Outra atitude que às vezes fazemos sem perceber é dividir a atenção de uma pessoa com o celular, televisão ou computador. Isso é um tiro no pé em se falando de carisma, pois a pessoa se sente completamente excluída. Quando for conversar com alguém procure se desconectar de tudo e concentre na pessoa nesses poucos minutos da conversa.

Faça sem esperar sua recompensa

Esqueça o que você pode levar em troca de fazer algo positivo para alguém. As pessoas carismáticas não fazem qualquer coisa que seja esperando algum prêmio ou mesmo serem reconhecidas. O ato de doar seu tempo para ajudar qualquer pessoa que necessite é o passo mais forte para estabelecer conexões duradouras, pois você demonstra que é uma pessoa do bem e não só mais um que faz algo por interesse.

Entenda que os outros são mais importantes

Você é o maior conhecedor de si mesmo, de suas convicções, valores, crenças e etc. Contudo é preciso ter a consciência que a outra pessoa pode te ensinar muito também. Por isso o outro é mais importante.  Somente ele poderá lhe ensinar algo novo e tão importante quanto isso, é você conhecer os sonhos e planos dela, fortalecendo as relações e fazendo outros indivíduos te admirar pelo seu carisma.

Demonstre satisfação pelas conquistas dos outros

 

Aqui sem dúvidas está a maior virtude de uma pessoa carismática: ela realmente fica feliz pela conquista dos outros. Essa consciência de que você não é o único que merece ter sucesso e reconhecimento é muito importante para determinar como as pessoas vêem você. Isso também é uma prova muito forte de caráter e humildade, qualidades que todas as pessoas admiram.

Evite a vaidade excessiva

Vaidade que citamos aqui não é aquela demonstrada na frente do espelho não, é a do seu interior. Ao se tornar muito vaidoso e também com um orgulho enorme pelas coisas que conquistou pode ser que soe arrogante ou pretensioso e isso acaba com seu carisma.

Tome cuidado com aquilo que você fala

Mesmo que seus atos sejam positivos, o que você fala tem um poder enorme e as pessoas tendem a lembrar mais do que você disse do que tudo que tenha feito. Portanto cuidado ao criticar ou sugerir, pois as pessoas podem entender de outra maneira. Procure sempre dizer coisas positivas que também irão conservar seu carisma.

Mostre sua empatia com o semelhante

Empatia nada mais é que a capacidade que temos de nos colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo ou pelo menos tentando entender o que ela sente, pensa e reage a determinadas situações.

Mas isso não é uma tarefa tão simples, pois muitas vezes a empatia vai na contramão do que sentimos e acreditamos. Porém o importante é saber que cada pessoa é única e merece respeito por isso.

Ao termos empatia por alguém estamos demonstrando todo carinho que temos com outras pessoas e isso é muito bom para nosso carisma. Pessoas assim atraem as outras, porque sempre encontram atenção e disponibilidade para ajudar.

Não evidencie as falhas dos outros

Mesmo que você sinta propriedade em conversar sobre os problemas dos outros, tome cuidado porque essa atitude não colabora muito para que se torne carismático. Julgar os erros e falhas dos outros pode fazer com que as pessoas se afastem de você.

Admita seus próprios erros

Isso é justamente o oposto do tópico anterior. Os seus erros precisam ser analisados e corrigidos, procure analisar todas as situações para que algum conserto seja feito ou mesmo para evitar outra falha futura. Lembre que nossos maiores aprendizados estão ligados à nossas falhas.

Muito do empoderamento feminino de hoje teve a contribuição da ex primeira dama americana que fortemente influenciou as mulheres de todo mundo buscar seu espaço e lutar por uma sociedade mais justa e igual entre homens e mulheres. Lembrando que empoderamento feminino está ligado ao feminismo, mas não são a mesma coisa. O feminismo é um movimento que prega essa igualdade. Já o empoderamento está relacionado a mudanças pessoais, de dentro para fora, onde a pessoa toma consciência da força que possui.

Conclusão

MICHELE OBAMA

Após acompanhar detalhes sobre como melhorar seu carisma e seu empoderamento tal qual Michelle Obama, note que ele guarda em si todas as condições que apresentamos acima. Em cada ato de Michelle quando era primeira dama podemos comprovar que seu carisma é verdadeiro e não um teatro como muitas celebridades buscam fazer.

Já se inscreveu no nosso Workshop Ricas Mulheres? Clique aqui para participar comigo AO VIVO nos dias 14 e 19 de Março.

Agora que você já conhece todas as características que pessoas carismáticas possuem, nos conte qual personalidade você colocaria ao lado de Michelle Obama? Deixe seu comentário.

Abraços,

Fernanda Tochetto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here