mulheres desistem dos sonhos

3 motivos pelos quais as mulheres desistem dos seus sonhos

Basta uma simples busca na internet que encontraremos inúmeros textos dizendo que não podemos desistir de nossos sonhos, que devemos resistir e lutar.

Contudo, sempre existem situações que por mais perseverantes que sejamos, elas não dependem somente da nossa boa vontade, existem outras pessoas e questões importantes envolvidas. Nesse momento que várias mulheres desistem de seus sonhos.

Em alguns momentos é preciso uma análise profunda de nossas vidas e decidir realmente se aquele sonho é viável, atingível e também o momento correto de desistir se for o caso.

O mais importante é que se esse momento chegar deve ser encarado com coragem e não como fracasso, não deixando se abalar, respeitando suas limitações e o que a vida reservou naquele momento para sua vida.

Os sonhos de uma pessoa trabalham como combustível para seu empenho e suas conquistas. Existem pessoas que traçam uma rota e seguem aquilo fielmente até chegar o momento de colher tudo que plantou, tudo que foi investido em sua carreira, em sua vida. Cada pessoa reage a isso de uma forma, caso haja uma interrupção de seus planos.

Algumas mulheres conseguem superar quando questões envolvendo filhos e família estão ligados a interrupção de suas metas. Outras não possuem a mesma maturidade e acabam se retraindo e muitos casos de depressão acontecem por fracassos no campo profissional e sentimental, pois na verdade somente cada pessoa sabe qual seu sonho.

Vamos conhecer 3 fatores que levam muitas mulheres a desistirem de seus sonhos.

Falta de apoio familiar

Independente se a mulher é casada ou solteira ela precisa contar com o apoio das pessoas que a cercam. Isso é muito importante do ponto de vista psicológico, pois sempre é aconselhado termos inspirações para irmos em busca dos nossos sonhos.

Muitas vezes o que acontece é justamente o contrário. Estar cercado de pessoas que não apoiam os seus sonhos é um balde de água fria que nem todas estão preparadas para enfrentar. Por mais forte que as mulheres sejam, elas também possuem o lado sensível e delicado e que claramente precisa de apoio em suas demandas.

Pior mesmo é quando essa falta de apoio vem do próprio marido, que seria justamente a pessoa que mais deveria apoiar, incentivar e cuidar. Quem não conhece algum exemplo de uma mulher que tinha tudo para ser uma empreendedora de sucesso ou uma executiva ou qualquer outra profissão, mas que por falta de apoio teve seu sonho interrompido.

O que precisamos entender é a origem dessa falta de apoio, pois ela pode ter dois fatores muito diferentes e sua reação a cada uma delas precisa ser muito bem trabalhada.

 

Senso de Proteção

Muitas vezes a falta de apoio de pessoas próximas é puramente o senso de proteção trabalhando de forma automática. Por ouvirem detalhes sobre seus sonhos algumas pessoas tendem a não te apoiar para que você não sofra, se decepcione e fracasse. Mesmo com esse sentimento de proteção você precisa se blindar e continuar para seu próprio crescimento.

Por outro lado existe a falta de apoio por inveja ou ciúmes e qualquer um desses sentimentos colabora para o desânimo e tristeza da mulher. Isso pode acontecer por parte do companheiro, quando a carreira da mulher é mais promissora que a dele, pois não são todos os homens que reagem bem a isso. Sem dúvida nenhuma a falta de apoio é um motivo que faz as mulheres desistirem de seus sonhos.

 

Gravidez

A gravidez não é impedimento para nada, pelo menos não deveria ser. O que acontece é que muitas mulheres acabam deixando suas carreiras e desistindo de seus sonhos diante desse momento tão importante de suas vidas. É um dilema que várias mulheres enfrentam em algum momento, pois o sonho de ser mãe está presente, independente da carreira escolhida.

Muito disso porque a gravidez envolve uma série de cuidados especiais, como as visitas ao médico e aqueles dias que não estão se sentindo bem. E mesmo assim com esse cenário competitivo, a pressão por melhores resultados não diminui pelo simples fato de serem gestantes.

Conforme o nível de estresse e pressão, à gestante pode apresentar vários problemas, até a indução prematura do parto o que pode causar sérias conseqüências.

É justamente neste momento que muitas mulheres desistem de seus sonhos para se dedicarem a gestação e posteriormente a criação de seu filho. Atualmente essa realidade vem se alterando, mas até 20 anos atrás o número de mulheres que interromperam suas carreiras e desistiram dos seus sonhos por causa de relacionamento e gravidez era muito alto.

Felizmente com todas as conquistas que as mulheres vêm acumulando todos esses anos a realidade trabalhista mudou e muitas empresas contam com creche entre seus benefícios, facilitando a vida de milhares de mulheres extremamente competentes e que hoje podem conciliar a maternidade com a profissão.

Mesmo com a mudança de visão a gravidez também é um dos motivos pelos quais as mulheres desistem de seus sonhos.

 

Problemas ou dificuldades financeiras

Outra questão que faz com que as mulheres desistam dos seus sonhos são os problemas financeiros. Isso é aumentado em casos de filhos pequenos e em outras situações também como desemprego do parceiro e etc.

Muitas mulheres sonham em fazer um curso superior ou mesmo um curso profissionalizante, que lhe abra as portas para uma melhor condição de vida. Contudo para investir em sua carreira é necessário o mínimo de condições para arcar com os gastos decorrentes dessa especialização.

A mulher ao se ver nesse dilema, de investir em sua carreira ou arriscar a segurança de sua família, certamente irá abandonar seu sonho e mais uma vez cuidar de todos.

E não é só em relação aos estudos que isso acontece. A mulher vive em busca de independência financeira e muitas vezes recorre à informalidade para conseguir essa condição.

Existem outros casos onde algumas mulheres buscam o empreendedorismo, sonham em serem donas de seu próprio negócio. Neste caso as dificuldades são ainda maiores, pois além de todos os fatores que a levam a desistir de seus sonhos, ainda é preciso vencer uma sociedade preconceituosa e machista, onde uma mulher que se destaque profissionalmente, mesmo com toda capacidade comprovada ainda presencia muitas portas serem fechadas pelo sexismo, dando uma falsa impressão de fracasso já que a culpa não é sua.

 

Conclusão

mulheres desistem dos seus sonhos

Mesmo conhecendo os principais problemas que levam as mulheres a desistirem de seus sonhos, precisamos ter consciência que toda ajuda é bem vinda. A família e os amigos desempenham um papel importante na vida dessas mulheres.

Ao perceber que uma mulher está deixando de lado seus planos é preciso que se questione qual o real motivo desse ato, que muitas vezes pode levar a uma vida inteira de tristeza e sentimento de fracasso. Não existe problema que não possa ser superado com um pouco de boa vontade e principalmente amor.

Seja presente na vida de quem você ama. Apoie e dedique-se para que cada vez menos mulheres em todo o país tenham que desistir de seus sonhos em prol de outras pessoas.

Se você conhece casos de mulheres que desistiram de seus planos, conte–nos. Deixe seu comentário.

BAIXE GRATUITAMENTE o E-book: Sete Chaves que você precisa virar para prosperar

Abraços,

Fernanda Tochetto

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here