proposito

O propósito move o mundo (especialmente o seu!)

 

Você já ouviu falar que o propósito coloca brilho nos olhos das pessoas?

O propósito é o que faz acontecer a transformação da singularidade para o coletivo na vida de uma pessoa. Mas por que isso acontece?

Uma pessoa que tem clareza do seu propósito, do motivo pelo qual está no mundo, entende o seu porque, consegue atingir um nível de amor no que faz, e isso, com certeza impacta a vida de alguém. Não é a quantidade de vidas que torna um propósito mais importante do que o outro, e sim a missão que está por trás dele. Se o seu propósito atingir a vida de uma única pessoa ao longo de sua jornada e lhe causar algum tipo de mudança, fique feliz, você está no caminho certo.

Afinal, o propósito é o que nos leva para a mudança, e essa é a percepção mais impactante nesse cenário.

E sabe por que?

Porque a grande maioria das pessoas não sabe qual é o seu propósito, não sabem porque levantam da cama todos os dias, muito menos porque fazem o que fazem, e da forma como fazem.

É chocante perceber que um grande número de pessoas vive num piloto automático, aceitando qualquer como, por não saberem o que e porque estão nessa jornada. Assim deixam de ser protagonistas da sua própria história, e na maioria das vezes quando se dão conta, é tarde demais. Passam uma vida infelizes com suas construções, se sentido culpadas e frustradas.

A revista Época no ano de 2015 publicou uma matéria em que George Bradt, escritor, consultor e colunista de liderança da revista Forbes, analisou duas pesquisas, comparou os resultados e encontrou pontos chaves na vida do ser humano.

A primeira pesquisa analisada foi realizada entre 1939 e 1944 com estudantes da universidade americana de Harvard. A segunda pesquisa, que aconteceu em 2010, analisou alunos que estudaram na mesma universidade na década de 80 do século XX.

Da primeira análise se obteve a conclusão que felicidade é amor, e na segunda três pontos que mexem em cada ser humano despertando a felicidade no dia a dia. Esses pontos seriam, fazer o bem para os outros, fazer coisas em que se é bom, e, fazer o bem para si mesmo.

Agora pare um minuto

E reflita por que George encontrou esses pontos ligados diretamente a felicidade do ser humano? Porque esses são os pontos que constroem o propósito de uma pessoa. Logo se subentende que uma pessoa que encontra, entende e põe em prática o seu propósito é uma pessoa feliz e será realizada com a sua jornada.

 

Como descobrir o seu propósito com três passos

Antes de pensarmos como descobrir o propósito, pense sobre as suas escolhas. Tenha clareza, você escolhe o tempo inteiro, e toda vez que você escolhe algo, você ganha alguma coisa e perde outra. Exatamente isso, sempre funciona assim! Nem tudo é cem por cento bom, ou cem por cento mau, é a linha tênue do equilíbrio funcionando na sua jornada.

Mas tenha certeza de uma coisa, quando o seu consciente não está escolhendo, quem faz esse trabalho é o seu inconsciente guiado por suas crenças, sejam elas positivas ou negativas. E se sabemos que quanto mais praticamos algo, melhor ficamos naquilo, quanto mais deixarmos nossas escolhas sob o comando do nosso inconsciente, menos conectados conosco estaremos, e menos domínio teremos sobre os nossos resultados e sobre o que de verdade buscamos.

 

Essa é a primeira sacada!

Você precisa parar para pensar. Precisa sair da zona de conforto, e olhar a sua vida sob um novo ângulo.

O cantor e compositor Rogerio Flausino da banda Jota Quest, compôs “Vivemos esperando, o dia em que seremos melhores. Melhores no amor, melhores na dor. Melhores em tudo. Vivemos esperando…”. Compreenda, esses dias só acontecerão quando você decidir e escolher. Esse é o primeiro passo, e é fundamental. Faça isso com constância, para não ficar preso ao dia que as coisas mudarem. Se esse dia não for decretado, ele sempre pertencerá ao futuro, e você o quer no presente, certo?!

Quando você toma as rédeas das suas decisões e entende o que precisa fazer, o próximo passo é entender pra quem. Pra quem você vai tomar essas decisões e ações. O que tudo isso vai causar de impacto nas pessoas que te rodeiam, e não estamos falando de multidões, comece com quem você ama. Ter o pra quem nos faz ter uma âncora, uma força maior, que nos manterá firmes em nosso caminho.

Lembra de quando você, ou alguém na sua volta, levantava todos os dias sem ter um motivo – o que – e muito menos o pra quem, trocando tempo por dinheiro apenas, e sendo refém das interferências externas apenas? Quando esse segundo passo fica claro, isso não acontecerá mais na sua vida, e você estará construindo o seu legado, que é a diferença que se faz na vida de alguém. Para quem você faz o que faz?

 

Mudança

o terceiro passo para construir o seu propósito. Agora que você já entendeu o que é o seu propósito, e para quem realizará ele, precisa colocá-lo em prática. Mudar os hábitos, as crenças, para solidificar o que você verdadeiramente busca requer dedicação, disciplina e paixão. Para construir esse caminho três etapas são fundamentais: a verdade, a estratégia e a atitude. A combinação dessas etapas te leva a um processo de busca pelo que você precisa e até então não havia despertado, para colocar suas ações em prática.

Eu quero te lembrar que tudo, absolutamente tudo está dentro de você, basta despertar e agir. Pense sobre o que você pode estudar, sobre o que pode fazer diferente, qual profissional buscar para te ajudar a encontrar o caminho. Porque É muito importante que você compreenda que não é preciso que você faça sozinho, peça ajuda sempre que precisar, essa é uma atitude humilde que vai despertar ainda mais o seu propósito no universo. Trabalhe com amor, faça mais daquilo que você é bom, e tenha em mente que não precisamos ser bons em tudo. É maravilhoso termos habilidades distintas.

E jamais se esqueça, a direção é mais importante do que a velocidade, pois, um passo dado com cautela, porém certeiro, num longo prazo, pode se tornar mais rápido do que os passos aos trancos e barrancos. Disciplina em cada degrau que for subir.

Por fim, saiba que o seu propósito pode impactar muitas vidas, com certeza vai te tornar mais feliz. E sobretudo, vai transformar o seu caminho e mover o mundo. E nós nascemos para fazermos a diferença, sempre!

Já se inscreveu no nosso Workshop Ricas Mulheres? Clique aqui para participar comigo AO VIVO nos dias 14 e 19 de Março.

Abraços,

Fernanda Tochetto

 

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here