qualidade de vida

7 passos para ter mais qualidade de vida e nas suas relações!

Todo mundo pensa em viver com qualidade de vida. Afinal de contas, quem não pensa em ter sucesso nos negócios, ter uma boa vida profissional, além de ter saúde para aproveitar tudo de melhor que a vida pode oferecer, não é mesmo? Na teoria parece fácil, só que é preciso abrir os olhos e enxergar a realidade.

Mas o que muita gente não sabe é como fazer para chegar até esse ponto. Em meio a tantas atividades e obrigações que temos a cumprir no cotidiano, os estresses e irritações por causa das complicações que existem em meio às nossas tarefas, problemas com política, economia, no trabalho e até dentro da família. É possível superar isso tudo e ter qualidade de vida?

A resposta é sim. Por maiores que sejam as dificuldades, ter qualidade de vida não é um sonho impossível, muito menos algo ilusório. Com esse texto não queremos te enganar ou criar ilusões do que poderia ser uma vida melhor, mas te ensinar através de 7 atitudes práticas o que dá para fazer visando ter mais qualidade de vida.

Conheça os principais desafios, confira cada um dos passos. Preste atenção no conteúdo e boa sorte!

 

Desafios do cotidiano

Um dos maiores desafios, e fator complicador para a qualidade de vida, é o estresse. Estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma – Brasil) em 2017 determinou que o brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo.

Essa informação pode assustar algumas pessoas, mas ao pararmos para analisar a rotina que vivemos fica mais fácil entender os motivos disso. O Brasil encara crises políticas e econômicas, dois dos grandes motivos para o surgimento do estresse.

A crise econômica, por exemplo, faz com que se precise trabalhar muito mais do que o normal, com o objetivo de ter dinheiro suficiente para lidar com todos os vencimentos e boletos de pagamentos. Trabalho, principalmente quando gera desgaste, causa estresse, prejudicando a qualidade de vida.

E como consequência da vida agitada e estressante que vivemos, falta tempo para curtir o lado bom do cotidiano. Ficamos presos a uma rotina quase que imparável regrada por trabalhar para viver e viver para trabalhar. Não conseguimos descansar, ter momentos de lazer. E quando fazemos isso ficamos com a cabeça preocupada em ter que retornar ao trabalho.

Dê um basta a essa realidade. Enxergue que chega de sofrer pelo estresse e viver mal. De que adianta passar tanto tempo focado no trabalho e não conseguir aproveitar o fruto da sua dedicação? Se você está passando por isso e quer saber como mudar esse caminho, confira logo no tópico a seguir o conteúdo com os sete passos que indicamos para ter mais qualidade de vida.

 

Saiba o que fazer para a melhorar a sua qualidade de vida

Já que estamos falando tanto sobre qualidade de vida, o que realmente significa isso? Para algumas pessoas, qualidade de vida pode ser trabalhar, receber dinheiro e viajar todos os anos. Para outros, qualidade de vida é chegar em casa após um dia de trabalho e receber o carinho da família. De forma geral, é um conceito muito subjetivo, pois cada um tem suas prioridades.

Mas podemos dizer que qualidade de vida se refere aos motivos e fatores que ajudam uma pessoa a se sentir bem, fisicamente e mentalmente. Conhecendo o conceito amplo, podemos listar alguns passos que vão te ajudar no processo de ter mais qualidade de vida. Confira a seguir!

Pratique exercícios

Manter o corpo em atividade é importante para termos saúde física e mental. Não estamos falando de atividades como trabalho, mas de exercícios físicos. Veja qual esporte você mais gosta e busque praticá-lo com regularidade. Vale de tudo, desde jogar futebol nos finais de semana até fazer aulas de boxe. Musculação também ajuda. Atividade física é excelente para ajudar no equilíbrio entre a rotina e o lazer, evitando estresse e aliviando a tensão do dia a dia.

Mantenha a mente ativa

Outro fator importantíssimo para uma viver melhor é estar com a “cabeça fresca”, ou seja, manter a mente ativa.

Não adianta nos ocuparmos demais com trabalho e pensar apenas nisso. Ou focar no lazer e esquecer do restante. Até mesmo pela saúde, é fundamental termos consciência de que para não desenvolver problemas psicológicos, manter a mente em atividade é uma excelente saída. Faça cursos, estude, medite, jogue jogos de raciocínio lógico. Tudo isso ajuda muito.

 

Contemple a natureza

Estamos tão acostumados com a nossa rotina de “cidade grande”, que esquecemos das paisagens naturais e de tudo que a natureza pode oferecer. Experimente passar um dia de folga em um local onde você conseguirá esquecer de tudo e focar no seu contato com a natureza. Pode ser na praia, em um rio ou lagoa, um passeio de trilha. Isso ajuda a deixar de lado por um momento os problemas e relaxar.

 

Não esqueça do momento de lazer

Como já deixamos claro nos itens anteriores, deixar o ciclo que encaramos diariamente é importante para ter qualidade de vida. Isso passa muito pelos momentos de lazer. Ainda que a realidade seja dura e que não permita de forma tão simples que mudemos o nosso foco, ter momentos de lazer é tão fundamental quanto ir ao trabalho. Vá ao shopping, assista filmes, acompanhe seu time de futebol (ou qualquer outro esporte), converse com a família, marque encontro com amigos, CURTA o SEU PARCEIRO (a).

 

Durma bem

Quem enfrenta problemas de estresse e ansiedade, muitas vezes provocadas por problemas no trabalho ou na vida pessoal, normalmente tem problemas com o sono. A falta de descanso é inimiga “poderosa” da qualidade de vida, sendo um fator que colabora para que tudo se torne mais difícil. Tente dormir bem, e caso não consiga, busque ajuda médica. Dormir também ajuda no equilíbrio que precisamos ter para viver melhor.

 

Trabalhe em busca dos objetivos

Quando temos uma meta, um foco, um objetivo, o trabalho deixa de ser tão “trabalhoso” e se torna muito mais prazeroso. Busque não encarar seu trabalho como uma obrigação, mas como um auxílio que irá te ajudar a ter uma vida melhor. Estabelecendo objetivos você irá enxergar e analisar o trabalho que está exercendo, ajudando a não exagerar e nem trabalhar menos do que o necessário.

 

Faça o que te deixa feliz

Não há conteúdo mais valioso para o ensino da melhoria da qualidade de vida do que a felicidade. Se algo te faz feliz, certamente irá te ajudar a ter mais qualidade de vida. Tudo é equilíbrio, e ser feliz é a forma mais simples de mostrar na prática o significado de equilíbrio e qualidade de vida.

Ter qualidade de vida não é algo impossível. Ainda que o caminho até chegar nesse ponto seja complicado e que existam desafios, você é capaz de deixar os problemas de lado e trabalhar nas pequenas e grandes atitudes para viver melhor.

Seguindo as dicas acima e, principalmente, entendendo que quanto mais se vive melhor, melhor consegue se viver, a busca pelo equilíbrio te levará diretamente ao crescimento da qualidade de vida.

Nos dias 14 e 19 de Março, faremos nosso Primeiro Workshop Ricas Mulheres! Clique Aqui para se inscrever e conheça o método que está levando centenas de mulheres a atingirem melhores resultados na vida profissional, financeira e afetiva!

O que você tem feito em busca de melhorar a sua qualidade de vida? Deixe sua resposta e as dúvidas nos comentários abaixo!

 

Abraços,

Fernanda Tochetto

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here